Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 17 de agosto de 2009

    CÂMBIO NO FORTALEZA: SAI GIBA E ENTRA (?)...

    O técnico Giba (foto) deixou o Fortaleza, nessa segunda-feira, com o mesmo silêncio que por aqui chegou o cidadão, Antonio Gilberto de Souza Maniaes, 47 anos, natural de Cordeirópolis (SP). Aliás, com um comportamento de "cordeiro", gentil, educado até mesmo quando quis criticar a porção da torcida que vaiou, protestou e agrediu o auxiliar técnico, Carlos Mercadante, na última quinta-feira, no campo de treino do Pici.

    Talvez, esse jeito "cordeiro" de ser tenha empurrado, lentamente, o técnico Giba para o abismo. Desde que chegou ao Fortaleza, ele pode sentir as carências da instituição Fortaleza; ele pode avaliar e detectar deficiências no time; ele demorou, no entanto, para provocar as mudanças necessárias. Se cobrou, esperou demais a resposta, que nunca veio. Diz um provérbio popular que "quem espera pra ver, vê demais".

    Quando Mirandinha foi dispensado, as vísceras do time foram expostas, apontados vários problemas internos que atrapalhavam fora e dentro de campo. Olha lá o que escrevemos na época http://jotalacerdacomenta.blogspot.com/2009/05/o-dia-do-cacador-mirandinha-aponta-10.html. Dissemos a seguir que somente a troca de treinador não resolveria. Continuamos com o mesmo pensamento.

    Desde o campeonato estadual, a defesa do Fortaleza já apresentava fragilidades, mas a conquista do título superou as deficiências. Veio a Segundona, o meio-campo e o ataque ganharam reforços enquanto a defesa continuou a mesma. Hoje, é a segunda pior defesa da competição. O ataque é o terceiro melhor, mas já chegou a ser o melhor. Daí, somente o aproveitamento de 45% dos pontos disputados no período de Giba. Com ele, foram 5 vitórias, 4 empates e 5 derrotas.

    QUEM SERÁ O PRÓXIMO!?

    Lula Pereira, Flávio Araújo e Zé Teodoro (foto) foram os primeiros nomes que apareceram numa lista de especulações. O diretor de futebol, Renan Vieira, no entanto, dá sinais de que pode ser contratado um treinador que não está nessa lista. Por eliminação, essa lista parece mesmo superada.

    Senão vejamos. Zé Teodoro, ex-treinador do Ceará, recentemente demitido pelo Juventude (RS), por não apresentar melhoras na equipe que encontrou, estaria fora dos planos porque exige a contratação de uma comissão técnica completa. Já teria sido feito um primeiro contato com Zé Teodoro e o sinal ficou piscando no amarelo.

    Outro contato teria sido feito com Flávio Araújo (foto), técnico do Icasa, que acaba de conquistar a classificação para a Segundona, juntando-se a Fortaleza e Ceará. Icasa e Flávio têm uma relação que vai além dos compromissos no futebol. Por isso, Flávio só sairia se houvesse uma liberação dos dirigentes icasianos. Difícil acreditar nessa possibilidade porque o Icasa, agora, quer o título da Série C.

    E, finalmente, Lula Pereira (foto) enfrenta rejeições de segmentos da diretoria e da torcida tricolor. Renan Vieira chegou a dizer, nessa segunda-feira, que não se arriscaria a receber um terceiro "não" do técnico Lula Pereira. O próprio treinador deu sinais de que não há sintonia entre ele e o Fortaleza - pelo menos atá agora. Assim como Zé Teodoro, Lula também faria uma série de exigências dificilmente aceitas pelos dirigentes tricolores.

    Quem seria o quarto nome? O torcedor tricolor, Ítalo Saraiva, lembrou-me o nome do técnico Zetti, que por aqui já esteve. Francamente, não quero arriscar. Pouco importa. Seja lá quem for, a verdade é que não haverá sólida melhora se os diversos problemas não forem eliminados. Um técnico novo pode até encobrir os erros, criar uma nova atmosfera, dar resultados imediatos, mas nunca será a solução ideal. Time de futebol não é circo; técnico não é mágico.

    Nenhum comentário: