Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 19 de agosto de 2009

    É MÁRIO SÉRGIO OU NÃO É...

    Depois de tantas especulações e a negativa do técnico Givanildo Oliveira ao convite do Fortaleza, a diretoria do tricolor não deve perder mais tempo. A bola da vez é o carioca Mário Sérgio Pontes de Paiva (foto), 59 anos - a serem completados no dia 7 de setembro -, com a experiência de 22 anos transitando entre as funções de treinador, dirigente e comentarista esportivo. Quando jogador, o Vesgo era bom de título e indisciplinado; como treinador, organizado, exigente, disciplinador, nenhum título e passagens curtas em alguns clubes; como cronista, crítico e duro nas análises.
    -
    Até o momento dessa postagem, a diretoria do Fortaleza não confirmava a contratação, mas a notícia já corria pelas redações do país. Mário Sérgio já teria falado como técnico contratado e anunciado chegada para esta quinta-feira. É que a notícia vazou, no início da noite, por um desses penetras que gostam de fazer média com a imprensa. Houve mal-estar e o diretor de futebol, Renan Vieira, chegou a sair da negociação.
    -
    Além de Mário Sérgio, as providências constam de algumas contratações. Segundo as especulações nos bastidores, estão sendo contratados o zagueiro Flávio, 32 anos, que estava no exterior; o meia Cascata; o atacante Marcelo de Faria, que estava no exterior; o lateral Dedé, que está no Bahia; entre outros nomes. Nada confirmado. Uma fonte me disse que outra ideia era contratar um meio-campo experiente da Série A. Três jogadores estão em litígio nos seus clubes: Ramon Menezes (Vitória), Luciano Henrique (Sport) e Rafael Moura (Atlético-PR).
    -
    QUEM É MÁRIO SÉRGIO, O VESGO
    -
    Como jogador, meia-atacante pela esquerda, era indisciplinado, não gostava de concentração, mas jogava muito. Saiu do futebol carioca para despontar no Vitória, onde foi campeão baiano de 1972. Depois, ganhou o mundo da bola e conquistou títulos importantes. Carioca de 75, pelo Fluminense; brasileiro de 79 e gaucho de 81 e 84, pelo Internacional; mundial interclubes de 83, pelo Grêmio.
    -
    Em 1987, iniciou pelo mesmo Esporte Clube Vitória a trajetória de treinador de futebol. Depois entremeou a carreira com períodos como cronista e executivo do futebol. Nenhum título no currículo, mas ganhou fama de organizado e disciplinador. O registro de passagens curtas em alguns clubes talvez tenha a ver com o temperamento "pavio curto" de Mário Sérgio.
    -
    Apesar disso, ele passou duas vezes pelo Vitória (BA), duas vezes pelo Fugueirense (SC) e três vezes pelo Atlético paranaense. Ainda somou passagens pelo Corinthians paulista, São Paulo, São Caetano (SP), Atlético mineiro, Botafogo (RJ) e Portuguesa (SP). Em alguns casos pagou caro por ter aceitado treinar equipes em crise técnica. O caso, por exemplo, da Portuguesa, eliminada pelo Icasa de Juazeiro do Norte (CE), em pleno Canindé, na primeira rodada da Copa Brasil 2009.
    -
    EU ME LEMBRO, ESTAVA LÁ
    -
    Era uma tarde de treinamento técnico dos jogadores do Vitória, na Toca do Leão (onde hoje está erguido o estádio Barradão), e um grupo de torcedores resolveu tumultuar o treino, xingando, vaiando e criticando o próprio Mário Sérgio com veemência. Num determinado momento, Mário Sérgio chamou os jogadores para perto do alambrado e os convidou a um ataque aos algozes. Não ficou um só rebelde. A cena, que era tensa, ficou hilariante. E o treino recomeçou tranquilo.
    -
    Hoje, mais maduro, não sei qual seria a reação dele diante do que ocorreu, semana passada, com o auxiliar técnico, Carlos Mercadante, no estádio Alcides Santos, no Pici. Conhecendo bem a reação do torcedor derrotado, Mário Sérgio sabe que não adianta assumir o time sem jogadores de qualidade para fazer a diferença em campo. Nesse ponto, certamente podem estar demorando finalizações de detalhes.
    -
    Se não for Mário Sérgio, que não seja outro vesgo!

    Um comentário:

    Unknown disse...

    A contratação de Márcio Fernandes é muito melhor do que a de Mário Sérgio, que já deu a sua contribuição ao futebol brasileiro. Modernidade, Fortaleza!!!
    Antonio Tillemont
    Salvador - Bahia