Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 19 de agosto de 2009

    DISCIPLINA DE GIVANILDO PARA BOTAR ORDEM NO PICI

    O velho conhecido Givanildo José de Oliveira, 61 anos, pernambucano de Olinda, deve ser mesmo o técnico contratado pelo Fortaleza para o lugar de Giba. O diretor de futebol, Renan Vieira, declarou no programa Globo Esportivo, da Rádio Globo Fortaleza, na noite dessa terça-feira, ao âncora Moésio Loyola, que deixou a conversa bem adiantada com o treinador. Givanildo, por sua vez, confirmou que só precisa conversar com a diretoria do América mineiro antes de responder ao tricolor.
    -
    A moral da história é a seguinte: Givanildo tem contrato com o América até 30 de setembro, fechando o período de disputas da Série C. O América, assim como o Icasa, acaba de retornar para a Série B e está nas semifinais. Os dirigentes americanos querem que Givanildo termine a competição. Vale lembrar que Givanildo foi campeão da Série B/1997 pelo América. Portanto, há também um valor sentimental na história.
    -
    Acontece que a proposta do Fortaleza coloca uma boa moeda de negociação nas mãos do carrancudo treinador. O GLOBO publicou uma matéria, com o título "América-MG tenta renovar com Givanildo", em que o vice-presidente do clube, Marcus Salum, salienta o déficit de R$ 600 mil nos cinco meses da disputa. Ele não esconde que uma das questões mais urgentes a resolver é a renovação de contrato do treinador.
    -
    Givanildo sabe disso e quer solução. Nada melhor do que ter uma proposta para barganhar. A reação dele foi a seguinte: "Fiz meu contrato para a Série C. Gostaria de continuar, mas não depende de mim e sim da diretoria. Acredito em um trabalho a longo prazo, como o que fizemos para conquistar o título de 1997. Quero ficar", disse o treinador.
    -
    A permanência agrada Salum: "Temos obrigação de mantê-lo, principalmente porque ele tem um projeto a longo prazo para o América", concluiu o dirigente. Ocorre que a sobrevivência do América está condicionada, também, à venda de Wagner, ex-Cruzeiro, para o Lokomotiv da Rússia.
    -
    E não é só isso. A fama de homem duro, às vezes grosso, difícil de se relacionar com as pessoas, na verdade é uma confusão com o jeito sério e disciplinador de Givanildo Oliveira. Ele sempre foi assim. Não abre mão das coisas nos devidos lugares. Para trazê-lo, o Fortaleza vai ter de se curvar a várias mudanças internas ou incorrerá nos mesmos erros e não haverá progresso.
    -
    Em 2004, quando as confusões levaram a decisão do campeonato estadual para o tapetão, Givanildo ficou irritado e terminou saindo. Foi com disciplina que ele construiu uma carreira vitoriosa, apesar de alguns momentos ruins, conquistando vários títulos pelos país. Vamos relembrar alguns:
    -
    * Campeão paranaense em 1988 e 1992
    * Campeão alagoano em 1990
    * Campeão pernambucano em 1992
    * Capeão Brasileiro da Série B, pelo América-MG, em 1997
    * Campeão Brasileiro da Série B, pelo Paysandu-PA, em 2001
    * Campeão da Copa do Nordeste em 2002
    * Campeão dos Campeões Brasileiros em 2002
    * Campeão Cearense em 2004
    * Campeão Baiano em 2007
    -
    Até o meio-dia pode dar Givanildo Oliveira. Depois do meio-dia, muita coisa pode acontecer. A lista é grande e consta nomes como Paulo Bonamigo, Zetti, Waldemar Lemos, entre outros menos cotados, como Argeu dos Santos e até Cleisson - o recém-aposentado dos gramados. Aguardemos, pois!

    Nenhum comentário: