Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 26 de agosto de 2009

    UNICLINIC: UMA ÁGUIA DE VOO INCERTO

    Quem acompanha o futebol pelo Brasil já ouviu falar, algum dia, do Uniclinic Atlético Clube - a Águia da Precabura. Quando pronunciado como "time do Uniclinic" chega a fazer confusão com o Hospital Uniclinic. Não é mera coincidência. Os dois - time e hospital - pertencem ao médico traumatologista Francisco Vanor do Carmo Cruz, ex-atleta dos tempos de estudante, torcedor, conselheiro e ex-dirigente do Fortaleza Esporte Clube. O que pouca gente ouviu ou sabe é que o sonho de criança virou dor-de-cabeça.

    No dia 29 de setembro de 1997, o Uniclinic Atlético Clube nascia com estrutura modelo para os maiores clubes cearenses. O bairro da Lagoa Redonda, zona sul de Fortaleza (CE), ganhava um time com Centro de Treinamento, localizado bem próximo da Lagoa da Precabura, um lugar bucólico - o sonho estava realizado. No ano seguinte, o título da segunda divisão e ascensão à primeira divisão - o primeiro presente.

    Do nome às cores do uniforme - amarelo e roxo ou laranja -, tudo sempre provocou curiosidade, mas em campo nenhuma surpresa. Na sequência de campanhas sofríveis, o time foi rebaixado para a segunda divisão em 2002. Com a força de uma água, foi campeão da segunda, em 2003, e retornou à primeira, em 2004. Apesar do esforço pessoal de Vanor Cruz, o time não decolou e voltou a ser rebaixado, em 2008. Este ano não foi igual àquele que passou e não subiu de novo.

    O CT Uniclinic cresceu, ao longo desses anos, ganhou corpo na estrutura física e nome de Estádio Antonio Cruz, com capacidade para 4 mil torcedores, em homenagem ao pai do seu criador. A estrutura pessoal, no entanto, não apresentou resultados. Sem títulos e sem revelações de jogadores, que possam reforçar o cofre do clube, o sonho já não dá prazer.

    Cansado de meter a mão no bolso, o cartola Vanor Cruz falou mais alto, com sentimentos mercantilistas, e avisou que pretende trocar de endereço, mas em outra cidade. Somente a folha de pagamento tem previsão de R$ 70 mil/mês para a disputa ao acesso, em 2010, segundo Vanor Cruz. As demais despesas não foram reveladas por ele.

    Agora, são dois ou três sonhos para aliviar o peso das costas. O Tribunal de Justiça da Federação Cearense de Futebol recebeu denúncia de que Limoeiro e Guarani, recém-classificados para a primeira divisão de 2010, atuaram com jogadores irregulares. Caso a denúncia seja confirmada, o Uniclinic ganha a segunda vaga, hoje do Limoeiro. Seria o primeiro alívio.

    E qual seria o mais distante? O "presente" do Tribunal; mudar de mala e cuia para uma cidade do interior do Estado, com ajuda de custo; ou arrendar o Centro de Treinamento para minimizar o déficit de caixa? Convenhamos, trata-se de uma trinca enigmática. Nesse caso, parece não dar mais para pedir que o Hospital salve o Uniclinic.

    A Águia da Precabura precisa ganhar asas para voar, sozinha.

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Quria só lembrar a médico Vanor Cruz que quem deu o primeiro título ao ct uniclinic forão os garotos de 1997 que ganharão o campeonato cearense juvenil diante do fortaleza de clodoaldo com um placar de 4 x 2 e ainda teve o artilheiro do campeonato João Carlos que marcou 32 gols em 16 jogos.
    Foi apartir desse título que Vanor Cruz criou mais forças e empolgação para seguir em frente com o seu sonho.
    Eu só acho que Vanor deveria valorizar realmente esse pessoal que sofreu muito no início pra da o nome que hoje o uniclic tem no futebol cearense.E naquele tempo as dificuldades eram imensas hoje é muito bom pegar essa estrutura toda.
    Se eu fosse Vanor eu colocava um Quadro la no centro de treinamento com escalação da equipe que deu início á isso tudo você não lembra Vanor mais gravai:Goleiro: Fabiano;Sagueiros:Camilo e Pantera;Laterais: Samuca e Alexandre;Volantes: Lui e redondo; Meias: Cleyton e Henrique;Atacantes: João Carlos e Edinho.

    Anônimo disse...

    Concordo plenamente com o comentário anterior, pois eu fiz parte daquele elenco de 1997, fizemos ao longo do campeonato 19 partidas, sendo um empate, uma derrota e 17 vitórias entre elas 15 consecutivas um marco na história de qualquer clube mundial, infelizmente fomos todos deixados de lado logo depois deste campeonato e o Dr Vanor Cruz trazendo medalhões e treinadores que queriam trazer seus próprios jogadores como: Arnaldo Lira e Marcelo Vilar, o certo é que nós que demos tantas alegrias, roemos osso com Danilo Augusto, Paulo César e Edmundo Silveira, (com. técnica)fomos todos mandados embora sem nenhum respeito de ser humano, ou seja, nós que demos alegria e em troca ganhamos desprezo e dispensa.