Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sexta-feira, 28 de agosto de 2009

    DUAS DÚVIDAS E UMA CERTEZA EM PORANGABUÇU

    O Ceará anunciou duas contratações, nas últimas horas, que não surtiram o impacto publicitário desejado pela diretoria. Primeiro, contratou o fisiologista Lucas Henrique Martins Oaks, que passou em Porangabuçu, em maio passado, para avaliar os jogadores; depois, contratou o meia Rone Dias (foto), 25 anos, que acaba de desembarcar do futebol português. Os dois foram indicados pelo treinador PC Gusmão com aval do presidente do clube, Evandro Leitão.

    Como um pregador no deserto, fiquei sozinho a entender que essas contratações têm outro sentido. Prefiro não aprofundar qualquer análise sobre o jogador. Temos, apenas, informações da imprensa que cobre os clubes por onde ele passou: XV de Piracicaba, Atlético Francana, Grêmio Catanduvence e Guarani de Campinas, pelo interior de São Paulo; Jataiense, em Goiás; e Leiria , em Portugal.

    Segundo a crônica pesquisada, o mato-grossense Rone Dias, nascido em Mirassol d'Oeste, é um meia-atacante de boa qualidade técnica. Ajudou a Catanduvence a subir para a divisão A3, em 2006, mas não conseguiu evitar a queda da Jataiense para a segunda divisão, em 2009, apesar de ter feito cinco gols. Em 2007, teve uma rápida passagem pelo Guarani e há dois meses estava em Portugal, onde foi elogiado por ter feito belos gols.

    Quero crer que o treinador sabe o que está indicando. Aliás, até agora não fez do Ceará cabide de emprego dos amigos desempregados. Quanto ao fisiologista Lucas Henrique, ainda que tivesse desempregado, chega para uma função nunca exercida por ninguém, mas necessária. Em maio, quando aqui esteve, alguns setores da imprensa questionaram o custo, desprezando a importância das avaliações.

    POR QUE FISIOLOGIA?

    Muitos nem sabem do que se trata. O minidicionário que carrego no bolso, compilado por Alfredo Scottini, ensina que "Fisiologia é a parte da Biologia que estuda as funções dos seres vivos". Para simplificar, Lucas Henrique (foto) disse que "é uma avaliação da condição atlética dos jogadores". Alguns continuam sem entender; outros, acham que é besteira. O que eles não sabem é que, a partir de agora, os jogadores alvinegros não terão dúvidas nem desculpas sobre o desempenho (bom ou ruim) físico e técnico.

    O jovem Rone Dias pode até não dar certo agora, pode ser um investimento para o futuro. O fisiologista, não. Com essa contratação, o Ceará dá um salto de qualidade na preparação do elenco. Um time vencedor não é feito somente de treinadores e jogadores. Hoje, a preparação não é feita somente com equipamentos. Foi-se o tempo em que apenas o médico era responsável pela saúde e vitalidade do elenco. Agora, fisiologista, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro também ajudam a fazer gol.

    2 comentários:

    robperote disse...

    http://robperote.blogspot.com/

    Olá Lacerda sou seu ouvinte e sou fã número um do Velho J. Salles, um abraço a todos vcs e pode citar meu nome no programa da Globo AM das 23hs.

    Rodrigo Miguel disse...

    Parabéns ao Jota Lacerda, pela brilhante construção do texto relacionado à fisiologia no futebol, sou de Sergipe e começamos a realizar este trabalho na Associação Desportiva Confiança, onde não houve o reconhecimento por parte da diretoria sobre a importância da profissionalização do futebol, muito menos a mobilização da impressa desportiva quanto a esta inovação. É através de postagens como a sua que poderemos um dia abrir os olhos para os dirigentes cabeça dura do futebol brasileiro.
    Parabéns