Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quinta-feira, 20 de agosto de 2009

    MÁRCIO FERNANDES E SEUS SÚDITOS CHEGAM AO PICI

    Enfim, o Fortaleza tem novo comandante. Não passou do quarto dia de peregrinação e a diretoria tricolor acertou a vinda do técnico Márcio Fernandes, 47 anos, paulista de Santos, que traz o auxiliar Omar Curi a tira-colo. Completando o serviço, os dirigentes contrataram quatro reforços acostumados a jogar em grandes clubes: lateral-direito Dedé, 22 anos; zagueiro Flávio, 27 anos; volante Tidão, 24 anos; atacante Marcelo de Faria, 30 anos.
    -
    Esse "pelotão de choque" chega com a missão de acrescentar qualidade ao time e reverter a péssima campanha desse primeiro turno - apenas 19 pontos, zona de rebaixamento. Ainda está viva a ideia de contratar um experiente meia para comandar o time. No início da tarde, o nome do volante Sandro Goiano, do Sport, chegou a ser aunciado, agradou a torcida mas não foi confirmado.
    -
    MÁRCIO É DA ACADEMIA DO REI
    -
    De novo, o foco mudou. No início da temporada, o gaúcho Casemiro Mior implantaria a filosofia do futebol força. Não deu certo. Mirandinha assumiu e aplicou a famosa tática do coração para não perder o campeonato. Deu certo. Na sequência, sem melhorar a qualidade do time, caiu no lugar comum e perdeu o cargo. Veio Giba e seguiu o mesmo caminho, sustentado pela filosofia da motivação, e terminou num emaranhado de confusões e fracassos. Agora, no sufoco, a saída ideal parece ser a disciplina, mas Givanildo Oliveira não veio.
    -
    Eu havia dito, comentando na Rádio Globo Fortaleza http://www.radioglobofortaleza.com.br/, que Mário Sérgio é tão exigente que talvez não demorasse muito por aqui caso não se sentisse satisfeito nas suas pretensões. Não passou das negociações. Com a união de alguns conselheiros, fortalecida financeiramente, a diretoria mudou o foco. Optou por um técnico intermediário, de uma nova escola, e contratou jogadores para as posições carentes.
    -
    Márcio Fernandes teve seu melhor momento, ano passado, quando livrou o Santos do rebaixamento para a Série B. Este ano, no Paulistão, não conseguiu o mesmo êxito e deixou o Peixe. Acontece que a carreira dele começou na década de 90, quando treinou o São Carlense (SP), Marcílio Dias (SC), Bragantino (SP) e Jabaquara (SP) - onde foi campeão paulista pela Série B3, em 2002. Depois assumiu as divisões de base do Santos Futebol Clube - onde fez um trabalho cheio de títulos.
    -
    OS REFORÇOS
    -
    Derivaldo Beserra Cavalcante, lateral-direito Dedé, fortalezense de 22 anos, nós conhecemos desde que foi revelado pelo Ferroviário. Esteve no Ituano (SP) e voltou para o Ceará Sporting, tendo se destacado como um moderno lateral, além de volante clássico. Este ano, no Bahia, se perdeu na mediocridade do tricolor baiano. Aqui, pode dar boa contribuição e chega como titular.
    -
    Flávio Rogério Ribeiro, zagueiro Flávio, paranaense de Siqueira Campos, 27 anos, já surgiu campeão, em 1999, logo que foi revelado pela base do Coritiba. Depois foi vendido para o Monterrey do México. Teve uma curta passagem pelo Coritiba, em 2004, e voltou para o México. Há um mês esteve treinando no Vitória da Bahia, mas não ficou.
    -
    Carlos Augusto Bertoldi, volante Ticão, paranaense de 24 anos, foi revelado pelo Atlético do Paraná, em 2005, jogando 20 partidas no Brasileiro e 7 na Libertadores como titular. Logo foi emprestado ao Sport, onde sagrou-se campeão pernambucano. Em 2008 foi transferido para o Náutico. No início desta temporada esteve no Ituano (SP). Dias atrás contamos, aqui no blog, sobre o interesse do Fortaleza pelo futebol do Ticão.
    -
    Edson Marcelo de Faria Manfron, atacante Marcelo de Faria, paranaense de 30 anos, também foi revelado pelo Coritiba, em 1994. Sempre jogou pelo exterior. América, Irapucato e San Luís (México); Ajaccio (França) e Belenenses (Portugal). No Brasil teve rápidas passagens pelo antigo Malutron (PR), Vasco da Gama e Portuguesa. Foi numa dessas passagens que apareceu fartamente nos noticiários pela relação amorosa com a Maíra, ex-BBB9.http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&q=maira,+bbb-9&um=1&ie=UTF-8&ei=hhqOStTgFpPAlAfbkKyvDA&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4
    -
    Claro que não é nenhuma Seleção, mas o que se espera é, no mínimo, mais qualidade e atitude. Trocar somente o técnico não resolve. Trocar alguns jogadores também não resolve. É preciso uma mudança de atitude, inclusive, da diretoria do Fortaleza. Mais do que todos nós, os dirigentes sabem que é preciso melhorar a estrutura e o comportamento interno. É preciso ter um caminho a seguir para não se perder nos erros e desalentos.
    -
    Boa sorte ao novo Rei e seus Súditos.

    Um comentário:

    WCP - Ita-CE disse...

    Jota Lacerda,
    Ligue os fios, pois em muito breve uma bomba estourará e afetará a primeira e a segunda divisão do campeonato cearense em 2010..
    Envolve, FCF, Limoeiro, Guarani de Juazeiro e boa Viagem.