Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 28 de julho de 2009

    DEPOIS DE MOTA, RÔMULO!

    Depois de Mota, Rômulo (foto). A diretoria do Ceará começou a sentir o gosto dos lucros obtidos com ações de marketing corretas. O atacante Mota ainda nem estreou e já motivou a torcida o suficiente para devolver quase a metade do investimento com a contratação. Logo que anunciou a transação, os alvinegros venderam quase 2.500 camisas, 98 convites para um jantar, colocaram 3 mil torcedores no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu, para verem Mota de perto, e receberam 32 novas adesões do Programa Sócio-Torcedor.

    Juntando todas as campanhas, imagina-se que o Ceará tenha arrecadado mais de R$ 150 mil até agora. Ainda faltam, pelo menos, 17 dias para a estreia de Mota. Até lá, o Vovô terá arrecadado todo o montante aplicado na contratação e já estará no lucro. O Ceará não revelou valores (fala-se que Mota custa em torno de R$ 320 mil por quatro meses de contrato).

    Não é preciso fazer contas complexas, nem recorrer a profundos conhecimentos de marketing esportivo para entender esse lado da relação do torcedor com o clube. Basta acreditar no velho jargão do futebol: "Contrata time bom que a torcida paga". Com tantos acertos, a diretoria alvinegra já avisou que pode trazer o atacante Rômulo do Azerbaijão, aproveitando a janela internacional de agosto. Existem notícias de que até o Fortaleza quer Rômulo, mas só notícias.

    Enquanto a diretoria do Ceará aproveitou o bom momento do time dentro de campo para "turbinar" a campanha da contratação do atacante Mota, a diretoria do Fortaleza perdeu tempo com a regularização do meia-esquerda, Rogerinho, não motivou a torcida e vai ter de esperar pela janela de agosto. Enfim, investiu sem o olhar do marketing e vê o futuro com incertezas.

    Desde o primeiro momento em que o Fortaleza anunciou interesse pelo atacante Rômulo até agora foi decorrido tempo de sobra para vender a idéia ao torcedor, arrecadar parte do investimento e apresentar o jogador, agora, no início do mês de agosto. Nada disso foi feito porque os tricolores pensaram, mas não agiram. Muitos dirigentes não aprenderam, ainda, a equação contemporânea do futebol: pensar x agir rápido = resultado positivo.

    Nenhum comentário: