Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 13 de julho de 2009

    O CRACK JÁ ACABA CRAQUES. A CULPA É DA INDIFERENÇA

    Não sei exatamente como começar, até porque não domino o assunto, até porque prefiro falar de futebol. Mas, a cada dia que passa, estou mais convencido de que o fosso entre o esporte e as drogas está ficando mais estreito. Tem aumentado o número de atletas (drogados) flagrados pelo exame antidoping numa relação direta com o que está acontecendo nas ruas, nas escolas e até dentro de (nossos?) lares ricos e pobres. Ainda prefiro que o esporte combata as drogas.
    Tenho defendido a adoção de amplas medidas que envolvam Governo e Sociedade, atacando massissamente todos os setores, tendo a criança e o adolescente como público-alvo. De forma diferente, o avanço das drogas não será freado. Seguindo assim, num futuro próximo, teremos milhares de Cracolândias (foto) -vergonha e miséria espalhadas pelo Brasil.
    Em Brasília está nascendo o que poderia ser modelo nacional. Uma porta aberta para revelar talentos do futebol e salvar vidas (longe as drogas). O Botafogo de Futebol e Regatas e a empresa Brasília Holding firmaram parceria para o desenvolvimento do projeto Clube Empresa Botafogo-DF.
    Inicialmente o projeto contempla a transformação do Clube Esportivo Guará, equipe da segunda divisão do campeonato Brasiliense, no Botafogo-DF. Em 2010, será inaugurado o Centro de Treinamento para o desenvolvimento da categoria de base nas dependências do Campus Universitário da Faculdade UNISABER, no Recanto das Emas, integrando o desporto e a formação educacional dos novos talentos.
    Do ponto de vista social, também será lançado, no próximo ano, o Projeto Estrela Solidária, uma iniciativa do Botafogo-RJ com as parcerias do Botafogo-DF, Ministério do Esporte e Secretaria de Esportes do GDF, que visa fomentar o desporto Olímpico e Paraolímpico nas comunidades do Guará e Recanto das Emas.
    Imagina que todo o país recebesse esse modelo de projeto, com pólos coordenados com a participação da Comunidade, preenchendo a ociosidade, alimentando esperanças, revelando valores nas diversas modalidades esportivas e cultivando valores éticos e morais. Ou alguém duvida que faltou um pouco de tudo isso ao jovem que matou os pais, em Salvador-BA.
    Triste notícia, na hora do café da noite, batendo na cara de muitos pais, encurralados, envergonhados e derrotados. Viciado em crack, desde os 14 anos, Diogo Bispo de Jesus, 23 anos, foi preso sob acusação de ter matado os pais, os vendedores ambulantes Diógenes Bispo de Jesus, de 60 anos, e Solange Bispo de Jesus, de 42, com cerca de 60 facadas, no apartamento em que viviam, num sobrado, localizado no bairro da Barroquinha, em Salvador.
    O crime e os corpos só foram descobertos três dias depois, na noite de sábado. Após os dois assassinatos, Diogo vedou as saídas de ar do local e despejou sabão em pó sobre os corpos, para que o cheiro não chamasse a atenção dos vizinhos. Deixou os cadáveres sobre a cama do casal e continuou vivendo normalmente. Os vizinhos, porém, desconfiaram. Primeiro, do sumiço dos comerciantes dos corredores do sobrado - que tem vários cômodos, alugados individualmente.
    Aos curiosos, Diogo contou que os pais tinham ido viajar. Depois, os vizinhos estranharam o comportamento de Diogo, que já no dia seguinte começou a vender os pertences da família. Na sexta-feira, apesar dos esforços de Diogo, o cheiro dos corpos em decomposição começou a tomar conta do sobrado.
    Os vizinhos avisaram a polícia no sábado. Integrantes da 18.ª Batalhão da Polícia Militar foram ao imóvel. Esperaram o acusado sair de casa, à noite, e arrombaram a porta do apartamento, encontrando o casal. Quando Diogo voltou para casa, por volta das 4h do domingo, foi preso em flagrante e levado à carceragem da 1.ª Delegacia.
    Aos policiais que participaram da prisão, Diogo disse que era deficiente mental. No depoimento oficial ao delegado Omar Andrade, porém, ele se recusou a falar - o que impede a polícia de saber o motivo do crime. De acordo com Andrade, o acusado vai responder por duplo homicídio duplamente qualificado - por motivo torpe e sem dar chance de defesa às vítimas - e por ocultação de cadáver.
    Os vizinhos contaram ao delegado que as brigas entre eles eram frequentes, desde que a família se mudou para o local, em 2004 - procedente de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com os relatos, por vezes Diogo agrediu a mãe. Na quarta-feira houve discussão entre pais e filho e alguns gritos, mas os vizinhos disseram que estavam acostumados à situação e não quiseram interferir.
    Os pais nunca prestaram queixa contra o filho. Ele já havia sido detido cinco vezes por roubos, furtos, lesões corporais e posse de drogas. Na primeira vez que foi detido, o jovem tinha menos de 18 anos. Essa tipo de comportamento é cada vez mais frequente dentro das famílias. Repito: pobres e ricas. Diferenças socioeconômicas já não aparecem como fosso entre família e drogas. Basta dar uma olhada na infância desse jovem e teremos explicações lógicas.
    As drogas estão passando em nossas portas, entrando em milhares de lares, destruindo milhares de famílias, consumindo um a um dos viciados. As entradas dos becos, escuros ou claros (já não importa), deixaram de ser pontos de encontro para a paquera, para a contação de piadas, para a boa "molecagem". Agora, são pontos de distribuição e venda das drogas. Dali para as escolas e faculdades (públicas e particulares), respingando pelo trajeto. As drogas já não são das ruas.
    Leia o texto postado, no link abaixo, sobre a Cracolândia - a vergonha que São Paulo expôs para o mundo. Para muitos, tudo normal. Na verdade, uma visão futurista e alarmante do atual quadro observado nas médias e pequenas cidades. Lamentavelmente, dura realidade. Pior ainda é constatar tanta indiferença das Autoridades.

    Um comentário:

    ALEXANDRE GOMEZ disse...

    Triste está realidade do nosso dia-dia J.Lacerda, temos q fazermos mais campanhas no sentido de tentar previnir estás gerações q estão chegando, para se livrarem desta peste q é a dependencia quimica. Vc q é um excelente profissional da imprensa está de parabéns por lenvantar esse tema em seu BLOG "DROGAS" ou melor essa materia. Ver um mundo mmais humano uma sociedade mais sadia e pura é do interesse de todos. Sempre q puder ñ deixe de por materias dessa natureza para discutir com os leitores do seu blog.DEUS É TUDO FIK COM ELE.