Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sexta-feira, 3 de julho de 2009

    SOBRA EQUILÍBRIO NO PRIMEIRO CLÁSSICO DE PC GUSMÃO x GIBA

    Quando Fortaleza e Ceará entrarem no gramado do estádio Castelão, na tarde de hoje, pela nona rodada da Segundona, estarão atingindo a marca de 29 jogos em Campeonatos Brasileiros - o 20º pela Série B. A estatística mostra ligeira vantagem do alvinegro em todos os jogos, mas os números ficam apertados quando o assunto é Série B.
    Nos 28 clássicos realizados, desde 1973, foram 9 vitórias do Ceará contra 5 do Fortaleza e 14 empates. Os alvinegros marcaram 33 gols e sofreram 26. Na Segundona são 19 jogos. Dez empates, 5 vitórias do Ceará e 4 vitórias do Fortaleza. Nessa história só constam três goleadas - duas do Ceará: 3 x 1, em 93; 5 x 1, em 94. Em 2000, o Fortaleza goleou por 3 x 1.
    De onde se conclui que clássico é assim, sempre um perde e ganha. Quem perder o jogo de hoje, perderá, também, uma boa oportunidade de se afastar mais um pouco da zona de rebaixamento. Se ocorrer empate, os dois vão continuar "namorando a zona".
    Um dos dois técnicos também poderá experimentar o primeiro sabor de vitória nesse confronto entre eles. No Fortaleza, Giba (foto 1) tem um aproveitamento melhor até o momento (83,3%). Das quatro partidas em que comandou o Leão, empatou uma e venceu as três últimas. Já PC Gusmão (foto 2) tem percentual menor, de 54%, com uma derrota, dois empates e duas vitórias.
    O primeiro tira-teima entre eles quase ocorreu no futebol pernambucano, mas foi adiado. Na ocasião PC Gusmão estava no Náutico e Giba no Sport. Aqui, nenhum dos dois está plenamente satisfeito com o desempenho das equipes, mas chegam ao clássico com poucos problemas. O Ceará não conta com o volante Heleno (suspenso) e o goleiro Adilson (machucado). O Fortaleza só não conta com o atacante Luiz Carlos (machucado).
    Se o Ceará se dá ao luxo de deixar o lateral Arlindo Maracanã no banco de reservas e o atacante Sérgio Alves em casa, o Fortaleza ganha o importante reforço do meia Cristian, que fica no banco. Até na pontuação há equilíbrio: dez pontos do Fortaleza contra nove do Ceará. E segue o equilíbrio nos demais ítens da classificação.
    Por tudo isso, somente os fanáticos serão capazes de ver favoritismo para um dos dois times. Eu diria, apenas, que o ataque do Fortaleza é mais eficiente. No entanto, a defesa é a segunda pior da competição. O que dizer de uma defesa ruim que vai enfrentar um ataque que tem dificuldades para fazer gols? Os defensores do Ceará têm feito os gols salvadores.
    Não acredito, portanto, em placar dilatado. Caso haja vencedor, será com placar apertado. Tudo deixa-nos acreditar que será um jogo bem movimentado. O técnico Giba tem cobrado velocidade aos jogadores do Fortaleza, enquanto PC Gusmão tem valorizado a postura tática do time do Ceará. Que nada atrapalhe os artistas do espetáculo.
    BOA SORTE AO ÁRBITRO DJALMA BELTRAMI
    Desta vez não houve reclamação dos dirigentes. O paulista Djalma José Beltrami, 43 anos, Tenente-Coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, vai apitar o clássico-rei Fortaleza x Ceará, com assistências dos cearenses Arnaldo Rodrigues de Souza e Márcio Torres. Apesar do silêncio, o histórico de Beltrami, com seus 20 anos de experiência, revela algumas trapalhadas.
    Os pernambucanos estão à frente da lista dos desafetos de Beltrami. Numa daquelas atuações criticadas, os jornais publicaram: "Um domingo para os torcedores rubro-negros esquecerem. O Sport foi massacrado, na Ilha do Retiro, por 5x1, pelo Internacional. Além do placar elástico, um capítulo à parte foi escrito pela arbitragem. Naquele jogo, o Sport teve dois jogadores expulsos, um gol válido anulado, pênaltis não marcados, faltas invertidas e uma infinidade de descuidos e desonestidades".
    Todo árbitro erra, sempre digo isso. Mas alguns deles estão abaixo da crítica. Que não seja o caso do árbitro Djalma Beltrami no jogo de logo mais, às 16h 10min, no Castelão.
    Leiam matéria desse site, com o título "As bobagens de Djalma Beltrami desde 2005":

    Um comentário:

    Weiber Castro disse...

    Grande Jota Lacerda,

    Tenho divulgado seu blog na comunidade do Ceará no Orkut e entre amigos. Parabéns mais uma vez!!!