Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 7 de setembro de 2009

    O DIA EM QUE O FUTEBOL CONHECE SEU REI

    "Dia 7 de setembro de 1956 é uma data histórica na vida do Santos Futebol Clube e do futebol brasileiro. Naquela tarde, o rei do futebol, então um garoto prestes a completar 16 anos, dava o seu primeiro show como profissional, vestindo a camisa do clube que ele ajudaria a consagrar no mundo todo.
    -
    O jogo era um amistoso diante do Corinthians - não aquele do qual ele se tornaria um carrasco um dia, mas o de Santo André (SP). Aos 36 minutos do primeiro tempo, uma jogada armada por Raimundinho e Tite, Pelé recebeu a bola dentro da área e, embora estivesse cercado por zagueiros, chutou a gol, mandando a bola por baixo do corpo de Zaluar, que até a morte, em 1995, orgulhava-se de ter sido o goleiro a sofrer o primeiro gol daquele que em pouco tempo tornar-se-ia o maior jogador de futebol do mundo - o Atleta do Século.
    -
    Era o sexto gol do Santos naquela partida, vencida por 7 a 1, e o primeiro de Pelé com a camisa que ele imortalizaria. Começava ali um casamento que duraria até o dia 2 de outubro de 1977, quando o rei do futebol se despediu das duas únicas equipes pelas quais jogou profissionalmente: Santos Futebol Clube e Cosmos de Nova York.
    -
    Ao longo desses 21 anos, o Rei marcou 1281 gols, disputou 1375 jogos - incluindo os que disputou pela seleção brasileira -, conquistou diversos títulos regionais, nacionais e internacionais; foi homenageado por presidentes, reis, artistas e altas autoridades do mundo inteiro; venerado e respeitado por torcedores de todo e qualquer clube, até mesmo pelos principais rivais.
    -
    Pelé foi, também, caçado por zagueiros, festejado pelos amantes do futebol-arte, imortalizou algumas das mais belas imagens deste que é o esporte mais popular do mundo, viveu e proporcionou grandes emoções".
    -
    Texto de Nei Souza, que exprime um sentimento mundial quando o nome é Pelé. Hoje, no dia da Independência Nacional, podemos festejar, também, um marco no futebol. Esse esporte não foi mais o mesmo a partir da presença de Pelé. A comemoração do gol ganhou marca oficial (foto), as tardes de domingo ganharam um show à parte, o futebol ganhou dribles-de-arte, enfim... Viva 7 de setembro.

    Um comentário:

    WEIBER CASTRO - ITAPIUNA-CE disse...

    Grande Jota Lacerda,
    Queria fazer uma perguntinha ao amigo; Estamos nos aproximando do final do ano, e podemos dizer que 2010 ta bem pertinho, Campeonato Cearense ta chegando e logo em seguida o vem o Brasileiro. Até onde sei, no proximo ano o Castelão será fechado para inico das obras visando a Copa 2014 e o PV ainda ta fechado e o que se saber a respeito dele é muita conversa e inicios das obras nada até agora, aí vem a pergunta, ONDE CEARÁ E FORTALEZA jogram suas partidas no proximo ano? Já imaginou o Ceará disputando a Serie A no proximo ano não TENDO Estadio para mandar seus jogos??!!