Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quinta-feira, 10 de setembro de 2009

    CALMA! FOI UMA NOITE DE TESTES EM PITUAÇU

    Uma noite de testes, alegria, oportunidades e desabafos.

    A vitória do Brasil sobre o Chile, por 4 a 2, no estádio de Pituaçu, em Salvador (BA), serviu para testar a funcionalidade daquela praça esportiva em grandes jogos, recebendo um público de 30.677 pagantes (cerca de 1.300 convidados), gerando uma renda de R$ 4.350.425,00. Mais que isso, serviu para que Nilmar (foto 2) pudesse provar que pode ser titular, sim. Daniel Alves (foto 1) quebrou um galhão pelo meio-campo e Dunga "atropelou" seus desafetos.

    Quando o nome de Daniel Alves foi anunciado como titular no meio-campo, algumas críticas foram lançadas com a explicação do tipo: "O técnico Dunga está fazendo média com a torcida baiana e não está sendo justo com Elano". Bobagem. Daniel foi o destaque do primeiro tempo. Nilmar brilhou nos dois tempos do jogo, fez três gols e quebrou a monotonia quando o jogo estava empatado em 2 a 2.

    O meia Elano entrou no segundo tempo e turbinou a seleção. A reação levou o Brasil a fazer mais dois gols e salvar o jogo. Se quiserem dizer que Dunga presenteou alguém que falem do atacante Adriano, um jogador eternamente fora de forma e que pouco produziu no jogo. Levando-se em consideração que a seleção jogou classificada e com alguns desfalques, o Dunga não teria oportunidade melhor para fazer testes.

    Senti o Dunga um pouco aliviado, mas ainda magoado. Afinal, faz tempo que a seleção brasileira não se classifica com tanta antecedência (três jogos) para uma Copa do Mundo. Desde que chegou ao comando da seleção, o iniciante-confesso treinador tem sido bombardeado pela crônica esportiva e demais setores "entendidos" da sociedade brasileira.

    Dunga não foi somente criticado. Em alguns casos, condenado por uma presumível desastrosa campanha nas eliminatórias. Com toda inexperiência, a seleção do Dunga ganhou a Copa América, a Copa das Confederações e se classificou bem para a Copa da África do Sul de 2010. Portanto, o mau humor do treinador é perfeitamente condenável, mas a sua inexperiência não pode ser motivo para condenação.

    O futebol é mesmo assim. Basta darmos uma olhada para a situação da Argentina, que tem no comando o presunçoso Diego Maradona. Apesar da fraca campanha (quinta colocada), longe das tradições do futebol argentino, ele avisa que não vai entregar o cargo de treinador e recebe o voto de confiança de boa parte da torcida e da imprensa local. Assim, curvem-se ao Dunga!

    Nenhum comentário: