Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sexta-feira, 25 de setembro de 2009

    CARTA PARA DIZER QUE O SONHO ESTÁ VIVO

    Todo jovem sonha, dormindo. Poucos sonham, acordados.

    Um certo dia do mês de julho passado eu recebi um pedido. Um garoto, de 15 anos de idade, sonhava em ser jogador profissional de futebol, estava treinando há quatro meses no Ceará Sporting, sob o comando de Dilmas Filgueiras, mas não era aproveitado. O time viajou e ele não entrou na delegação. Chateado, queria saber se um pedido meu o ajudaria. Respondi que o bom jogador não precisa de cartão-amigo. O incentivei a treinar ou até buscar outros horizontes.

    Para minha surpresa, recebo uma carta cheia de esperança, entusiasmo, carinho, gratidão e certeza da vitória. Relata que, em menos de um mês, saiu do esquecimento do Ceará para o time titular Sub-15 do Sport Clube Recife (PE). Enfrentou 76 garotos, ficou entre os 12 melhores, passando pela peneirada como um dos dois que restaram federados pelo Sport.

    Detalha com alegria a estrutura do Sport para as categorias de base, "que nenhum clube do nosso estado possui". Como adulto, diz que "aprendi desde cedo que temos de lutar pelos nossos sonhos e jamais desistir deles". Saudade e distância são superados pelo calor humano de um tio que o acolhe no bairro Boa Viagem, zona sul de Recife, com escola e conforto.

    Em Limoeiro do Norte, a 198 km de Fortaleza, família e amigos saudosos torcem por ele. Sua consciência é maior ainda: "Muitas vezes, a gente fica assim, com saudades de casa, mas sabemos que além de ser um sonho, é a minha chance de vencer na vida... não posso só pensar em mim...tenho que pensar em muitas outras pessoas, que dependem e precisam que eu vença na vida e deem uma vida melhor, para eles...".

    Faz questão de informar que jogou sábado, pelo campeonato pernambucano, venceu e fez o segundo gol de um placar de 3 x 0. Humilde e convicto, profetiza: "Se Deus quiser, vamos ser campeões pernambucanos e irei logo logo, ser profissionalizado e jogarei em grandes clubes do Brasil e do mundo é claro... Seleção Brasileira, que é o sonho de todo jogador do nosso país".

    Finaliza com agradecimentos a mim e às "bençãos de Deus" por ter ido para Recife. De tão focado no propósito não lembrou de citar o nome do tio nem o próprio nome. Um dia ecoarão das arquibancadas, o aplauso e o refrão: "Samuca, Samuca...". Quem leu essa história lembrará que o sonho acordado sempre será materializado.

    Ah! Esqueci a foto dele, mas vou postar aqui.

    2 comentários:

    Soraya Piancó disse...

    Assisti de perto a história desse garoto, e muito torci e dei força e pedi pra que o Lacerda olhasse por ele, hoje vejo que sempre vale a pena lutar pelo o seu sonho, e é isso que me deixa espantada com a fé desse menino, em Deus e nele mesmo, pois não desistiu, enquanto vemos pessoas que que tem toda uma vida vivida, não tem 1/3 da coragem dele. Vou estar te acompanhando e torcendo muito. Deus te abençõe. Vou ter muito orgulho de um diz dizer, tá vendo esse ai? esse segurou na mão de Deus e chegou. Parabéns!!!!

    Unknown disse...

    Só tenho que agradecer, ao Grande Jota Lacerda... O MELHOR COMUNICADOR E COMENTARISTA DO ESTADO DO CEARÁ!