Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 13 de junho de 2009

    ERROS DEMAIS FORA DE CAMPO. BOLA MURCHA EM CAMPO

    Na sequência da sexta rodada da Segundona, o Fortaleza venceu o Juventude, por 3 a 2, no Castelão, com gols de Marcelo Nicácio (foto), Luiz Carlos e Cleisson. O resultado deixou o tricolor na l6ª posição na classificação. Depois do jogo, o repórter Aloísio Lima, da Rádio Globo, confirmou a contratação do meia Christian (esteve no clube em 2007) e do lateral direito Jailson (esteve no Paulista de Jundiaí no início do ano).
    Aliás, o presidente do Fortaleza, Lúcio Bonfim, admitiu, no meio da semana, que precisa resolver uma série de problemas internos para melhorar o rendimento do time em campo. Para justificar a troca de técnico, Bonfim recorreu ao velho chavão esportivo: "Não podemos dispensar 30 jogadores", mas pelo menos 2 foram dispensados a bem da produtividade e da disciplina.
    Bonfim confirmou as dispensas do lateral Felipe Soares (?), que ninguém conhecia porque nunca jogou em três meses de contrato, e do volante Álvaro (o Búfalo), que, embora titular, só engordava e embalava as noitadas. Perguntado sobre o peso do atacante Luiz Carlos (já chegou a oito quilos a mais), Bonfim disse esperar que ele chegue logo ao peso ideal.
    É fato que somente a troca de técnico não resolve todos os problemas. Mirandinha saiu e Giba chegou, mas é a diretoria quem tem o poder de contratar bem ou mal; de cobrar eficiência do DM - Departamento Médico na recuperação de jogadores machucados; de exigir disciplina e coibir as noitadas e, por fim, de entregar um elenco competente à comissão técnica.
    Mas isso é só a ponta do iceberg. O atacante Marcelo Nicácio ficou mais tempo sem jogar por causa da pressa. O jogador agravou uma lesão muscular porque retornou ao time antes de estar totalmente recuperado. E o volante Leandro? O DM esperou dois meses para decidir por uma cirurgia no púbis do jogador.
    O meia Rodrigo Mendes é um caso à parte. Em seis de contrato não conseguiu jogar quatro partidas inteiras. Viveu quase todo esse tempo tratando lesões no DM. Mendes foi embora e ficou a intrigante pergunta: O jogador já chegou machucado ou foi muita infelicidade?
    E o caso Adailton nunca ficou claramente explicado. No dia 19 de Fevereiro deste ano, os noticiários anunciavam "Reviravolta no caso Adaílton". "O Juiz da 1ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Judicael Sudário, determinou que o atacante Adailton se apresente, imediatamente, ao clube para cumprir o contrato que tem até o final de 2010. O Juiz não aceitou o argumento do atleta de que está com três meses de salários atrasados, para solicitar a rescisão indireta de seu vínculo com o Fortaleza. Adaílton, que tem 18 anos de idade, deve voltar aos trabalhos de imediato, sob pena de multa diária de R$ 5 mil". Mas até agora, nem Adailton nem multa.
    E assim caminha a administração do nosso futebol pelo Brasil afora. É só dar uma olhada no Flamengo, que negociou dívida de R$ 18 milhões com o veterano Petkovic, levando-o de volta à Gávea. O Bahia contratou o atacante Joãozinho para resolver seus problemas de gols, mas terminou levando um paciente para o DM, antes mesmo da estréia.
    Não foi tudo. Foi só pra entender com quais pernas caminha o nosso futebol.

    Nenhum comentário: