Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 30 de junho de 2009

    EFEITO COPA 2014 EVITA LIMINARES NA FCF. MUDANÇA JÁ?

    Não há como negar que grandes eventos ajudam qualquer povo no processo de civilização ou progresso. As carências de cada um é que vão determinar a direção do avanço. No caso do Brasil, penso que a Copa de 2014 vai nos dar um banho de civilização contemporânea. Mesmo que seja um aprendizado "forçado", imposto pelas exigências básicas da Fifa, como já citei em comentários anteriores. Aqui, no Ceará, esse efeito já chegou.

    A eleição para a escolha da nova diretoria da FCF - Federação Cearense de Futebol, que seria realizada no último sábado, dia 27/6, foi adiada por força de duas liminares impetradas pela chapa de oposição, encabeçada pelo deputado estadual, Idemar Citó. A oposição apontava irregularidades no processo eletivo.

    Após muito disse-me-disse, com liminares e trocas de farpas, a disputa acabou em acordo. Assim, as duas chapas concorrentes: a situação, encabeçada pelo atual vice-presidente da entidade, Mauro Carmélio; e a oposição, encabeçada pelo deputado estadual, Idemar Citó (PSDB), terão uma só composição.

    A chapa será formada com Carmélio na presidência e Citó na vice. A idéia partiu do secretário de Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, defendendo o fortalecimento e a visão profissional na entidade. Sobre boatos de interesses políticos na Federação, por conta da Copa de 2014, em Fortaleza, Ferruccio lembrou que a organização do evento não passa pela entidade.

    E é verdade. Mas a outra verdade é que o evento já despertou interesses outros (...). A chapa de oposição cobrava transparência, profissionalismo e modernidade na FCF. O líder oposicionista virou vice-situacionista com o dedo do Governo Estadual. Para quem não está lembrado, cabe aos Governos, também, o controle de fatores externos ao futebol, sob pena até de substituição de subsedes ou do próprio país como sede do Mundial.

    Que as preocupações não fiquem apenas no discurso. O futebol que vai sediar Copa do Mundo ainda precisa caminhar em muitas direções. Profissionalização e organização é apenas um desses caminhos. Veja que verdade escreve o advogado Francisco Ortega, com o título "A culpa é só dos clubes?", no blog http://www.futebolnegocio.wordpress.com/. A maioria das Federações nem sequer entendeu ainda a importância do mundo virtual, quanto mais...

    Em 2008, o Jornal O Globo publicou matéria, assinada por Felipe Awi, mostrando o surgimento de uma geração que se prepara para ser dirigente de futebol. O amadorismo não morrerá nunca, mas acabou o tempo do favor no esporte profissional. Segundo um dos mais jovens dirigentes do Flamengo, Pedro Trengrouse, de 29 anos, formado no prestigiado MBA da Fifa: "Não há outro caminho que não passe pela profissionalização da gestão esportiva".

    O choque entre profissionalismo e amadorismo pôs água no negócio em três anos, mas foi tempo suficiente para Trengrouse perceber o potencial da indústria do esporte. Formado em economia, com MBA em marketing, ele toca os programas de sócio-torcedor de Fluminense, Botafogo, Palmeiras e Coritiba. Além disso, administra lojas virtuais e reais com produtos licenciados de times de futebol.

    - Até 2014, os profissionais do esporte serão cada vez mais valorizados e o futebol será um produto cada vez mais consumido - assim, Pedro Trengrouse enuncia a lição. Se contarmos nos dedos, vamos confirmar cinco anos que nos separam da Copa 2014. Não é muito tempo, como parece, para construir, consertar, melhorar e, paralelo a tudo isso, aprender tanto para recuperar o tempo perdido.

    Mais uma vez, entra em cena o sobrenatural poder do povo brasileiro! Aos que não acreditam nele, estão abertas as portas do saber.

    Nenhum comentário: