Siga-me no TWITTER
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Sonho de Boas Festas
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Ceará tem Natal agitado


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Ceará aprende a negociar


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
O Papai Noel que desejamos


terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Lessa é o craque no automobilismo
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Eu estava lá no Morumbi
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
O que nos reservam os cearenses

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Avalie novo zagueiro do Ferroviário
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Evandro Leitão faz avaliação de 2010
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Árvore de Natal aos dirigentes


terça-feira, 30 de novembro de 2010
Decisão no Barradão sem mala
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Palpiteiros fracassam no Brasileirão

quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Não é que Vampeta tinha razão

terça-feira, 23 de novembro de 2010
Campo do América e a Cracolândia

quarta-feira, 17 de novembro de 2010
La Pulga manda recado a Mano

segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Guarany é campeão mesmo?
Não quero azedar a conquista do Guarany de Sobral (CE). Muito pelo contrário, gostaria de saber quem garante que o jogo decisivo desse domingo, Guarany 4 x 1 América (AM), valeu mesmo. Afinal, a Diretoria de Competições da CBF determinou que o jogo fosse realizado com a ressalva "que não fosse homologado o resultado da partida até que o recurso do América seja julgado pelo Pleno do STJD".
Caso o América perca no Pleno, o Madureira (RJ), que protestou contra o América, vai querer entrar em campo para disputar o título. Os dirigentes do Guarany dizem que não colocam mais o time em campo porque já estão liberando os jogadores. E aí, como ficará?
A CBF não entregou a taça original. O Guarany recebeu uma réplica. Mais uma vez, a CBF permite que uma de suas competições termine sub-júdice. A verdade é que já existe um campeão 2010 da Série D, o Guarany. O Madureira pode "melar" o campeonato e requerer o título.
Enquanto isso, viva o Guarany de Sobral!
sábado, 13 de novembro de 2010
Nordestinos mantêm o bolo
Com essa vitória (1 x 0) sobre a Ponte Preta (SP), o Icasa de Juazeiro do Norte (CE) garante sua permanência na Segundona de 2011. O ASA de Arapiraca (AL) também não cai mais. As atenções, agora, estão voltadas para o Náutico (PE), que ainda corre o risco de rebaixamento. O bloco do Nordeste (seis equipes) já perdeu o América (RN), rebaixado para a 3ª Divisão. O Bahia está subindo para a 1ª Divisão e o Sport (PE) dificilmente vai entrar no G-4, mas também não cai.
Faltou um pouco mais de força ao Sport para já ter garantido o seu retorno à 1ª Divisão. O empate em 1 x 1, nessa sexta-feira, contra o Santo André, em plena Ilha do Retiro, criou uma situação embaraçosa para os rubro-negros pernambucanos. O Sport vai jogar contra o América (MG) e a Portuguesa (SP), duas equipes que disputam a última vaga do G-4. O Sport depende dele e dos adversários dos seus concorrentes.
O Bahia não conseguirá ser campeão, mas cumpriu o objetivo de retornar à elite do futebol. O Náutico precisa de mais dois pontos para evitar o rebaixamento e deixar o Nordeste com o mesmo número de representantes na Segundona 2011 já que o ABC (RN) está subindo da 3ª Divisão.
Pena que o Nordeste não consegue impor um número expressivo de representantes na 1ª Divisão. O Bahia está voltando, mas o Vitória está ameaçada de rebaixamento. O Ceará já garantiu sua presença no Brasileirão 2011. Se o Vitória conseguir reverter o quadro, o Nordeste aumenta o bolo na elite com três equipes - muito pouco para a riqueza de público nos estádios dessa banda do País.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Ceará pode endurecer o debate
O Ceará Sporting poderia ter vencido esse jogo.
O empate em 2 x 2 foi fruto da liberdade que os jogadores mais técnicos tiveram: Louco Abreu e Jobson de um lado; Magno Alves e Geraldo do outro. Tivesse o Ceará feito uma marcação mais forte sobre os dois "loucos" do ataque botafoguense e o resultado poderia ter sido diferente. Valeu pela superação das dificuldades e a certeza, rodada a rodada, que o rebaixamento está cada vez mais distante.
Mas esse jogo é passado. As atenções do Ceará saltam os limites do Brasileirão com a possibilidade de garantir uma vaga na Copa Sul-Americana. Ainda que esse objetivo não seja atingido, o alvinegro terá cumprido o papel de representante cearense no cenário nacional.
O presidente Evandro Leitão só precisa ter cuidado com o discurso quando fala da participação do Ceará nas competições regionais. Tem razão quando fala em valorizar as cotas que serão pagas pela Liga do Nordeste e pela Federação Cearense de Futebol, mas deve evitar as frases de efeito, de intimidação, beirando a arrogância, para justificar que vai exigir valores elevados.
Evandro já disse, por exemplo, que não vai disputar o Campeonato do Nordeste com as regras anunciadas pela Liga e não vai aceitar transmissão de TV nos seus jogos do Campeonato Cearense com as mesmas cotas pagas este ano. Pelo visto, o Ceará está certo que vai disputar somente o Brasileiro 2011, porque ainda não é certo que dispute a Copa do Brasil e a Sul-Americana.
Que exagero!
Todos sabem que em uma ou duas reuniões a Liga do Nordeste vai ajustar a tabela para não concorrer com os regionais. Mesmo desorganizada, a competição deste ano foi rentável e promete melhores cotas para 2011. Não houve foi interesse dos clubes, principalmente Ceará, Bahia, Vitória e Náutico.
Quanto ao Campeonato Cearense, os clubes nunca tiveram poder para renegar as míseras cotas que recebem da FCF, detentora dos contratos de televisamento dos jogos. Pior que reclamar das cotas é aceitar transmissões de jogos locais, inclusive clássicos, como aconteceu este ano.
O Ceará deve moderar o discurso e radicalizar na iniciativa de liderar um movimento junto aos demais clubes cearenses e nordestinos para endurecer o debate nos arbitrais. Fora disso, o presidente Evandro Leitão "vai dar bom dia a cavalo", isto é, vai bradar sozinho e vai ficar fora das disputas.
Não é o grito que vai decidir nada. Ou alguém acredita que vai? E caso o grito não resolva, o Ceará vai guardar as camisas e esperar o Brasileirão 2011? Claro, que não. Por isso, está na hora de trocar o discurso pela atitude líder de um clube que ganhou credenciais para endurecer o debate.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Icasa vence Bragantino e relaxa
Relaxado por uma semana, na 13ª posição, com 44 pontos.
O Icasa de Juazeiro do Norte (CE) ainda tem três testes de coronárias para a torcida até terminar a missão na Segundona. Três sábados seguidos: Ponte Preta, em Campinas (SP); Coritiba, em casa, no Romeirão; e Ipatinga, em Ipatinga (MG). A julgar pela vitória dessa terça-feira, o Verdão promete muitas emoções.
O perigo é a instabilidade da equipe. Começa atacando e termina atacando, mas falta tranquilidade para finalizar as jogadas de área. Depois, desgaste físico e emocional. Até Guto fazer o 1º gol, aos 34' do 1º tempo, o goleiro Gilvan fez várias defesas incríveis.
O Bragantino empatou, aos 12' do 2º tempo, com Júlio Cezar, e o drama aumentou. O jogo ficou mais aberto e o desgaste era maior no time do Icasa. O gol da vitória saiu, aos 40', com ajuda do volante Éder Silva, que tocou a cabeça na bola, após a cobrança de falta de Junior Xuxa, e atrapalhou Gilvan.
Não foi fácil passar pelo Bragantino e não será fácil garantir a classificação. Essa vitória sobre o Bragantino reacendeu o fogo da esperança icasiana. Melhor seria estar festejando o acesso à 1ª Divisão, mas não deu dessa vez.
Já que o Guarany de Sobral subiu para a 3ª Divisão, juntando-se ao Fortaleza, e o Ceará Sporting está garantindo permanência na Primeirona, que o Icasa também garanta permanência na Segundona.
Haja emoção, Verdão!
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
"Caixas pretas" no Fortaleza e no Ferrão

sábado, 6 de novembro de 2010
Grêmio sem piedade do Ceará
A goleada de 5 x 1, aplicada pelo Grêmio sobre o Ceará Sporting, no estádio Olímpico, foi o reflexo da postura dos dois times. Não há descompasso entre o placar e o rendimento de uma e da outra equipe. O Grêmio jogou para vencer, cumprindo a promessa do treinador Renato Gaúcho. O Ceará jogou vacilante, seguindo as características do treinador Dimas Filgueiras.
O Grêmio buscou a jogada aérea desde o início do jogo. O Ceará criou as duas melhores oportunidades até sofrer o primeiro gol, mas esbarrou na qualidade técnica do goleiro Victor. Os três gols do Grêmio, no primeiro tempo, nasceram com a permissão do Ceará: duas faltas nas proximidades da área e uma saída errada dos zagueiros Fabrício e Diego Sacoman.
Os nervos dos jogadores alvinegros também não resistiram. Depois do segundo gol, o nervosismo aflorou. Geraldo e Heleno receberam cartão amarelo. Heleno terminou expulso de campo. Nessa hora, Dimas é atacado pela síndrome da retranca. Ele perdeu um volante (Heleno), tirou um atacante (Washington), mas recompôs com um zagueiro (Anderson).
Somente no segundo tempo é que teve a coragem de colocar o meia Reina. Assim mesmo, antes disso, trocou Eusébio (lateral-esquerdo) por Careca (volante). O excesso de cuidado numérico na defesa não é compatível com o cuidado tático na transição dos setores defesa/meio-campo/ataque. Nos 21 minutos finais, saindo um pouco mais para jogar, o Ceará fez três bons ataques. Em um deles, aconteceu o gol de Magno Alves - único que parece entender o Reina.
A goleada do Grêmio ainda poderia ter sido maior caso o assistente Fernando Lopes não tivesse errado em três marcações de impedimento de atacantes gremistas. A sensação que sinto, agora, é a mesma que sentia quando participava das sabatinas de matemática, no colégio primário, e a cada erro era castigado com um "bolo" (surra de palmatória) na mão. Ia trocando de mão até que as duas estavam ardendo e vermelhas. E não adiantava fechar a mão. Não havia perdão. Era assim mesmo!
Após a sabatina (surra de palmatória) não havia aprendido nada de matemática. Melhorava, apenas, o suficiente para não ser reprovado nas provas de recuperação. Fiz a grotesca analogia para exprimir o sentimento que tenho em relação a treinadores de ideias fixas - como o Dimas Filgueiras. O medo não impediu a goleada.
Será que ele aprendeu que o jogo é jogado; que o único remédio contra um adversário de qualidade é ser competitivo; que jogar dentro do próprio campo atrai mais ainda o adversário; que amontoar defensores não impede a fome de gols de artilheiros; que... que... que... ?
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
O que reservam Grêmio e Ceará?
Só para refrescar a cabeça dos menos avisados.
O Ceará venceu o Grêmio, por 2 x 1, pela 15ª rodada do Brasileirão 2010, no estádio Castelão. Os gaúchos foram logo surpreendidos por William Magrão com um golaço de cabeça (contra). Depois, o zagueiro Anderson devolveu o "presente" com outro gol contra as redes do Ceará. Era um jogo totalmente fora da imaginação de jogadores, torcedores e cronistas. O meia Geraldo colocou mais uma "pitada" de surpresa nos planos dos gremistas com aquele gol do desabafo.
Coincidentemente, o placar 2 x 1 tem perseguido o Grêmio no estádio Olímpico. Só perdeu quadro jogos em casa, todos por 2 x 1, para o Corinthians, Fluminense, Santos e Palmeiras. Inegavelmente, os quatro são times de melhor qualidade técnica que o Ceará, mas nada impede que o alvinegro também vença o tricolor dos pampas em pleno Olímpico. Melhor, ainda, se for por 2 x 1.
Entendo que as duas equipes podem realizar uma partida bem disputada, desde que o treinador do Ceará, Dimas Filgueiras, não tenha daquelas recaídas do retranquismo. O jogo é jogado, sem medo de ser feliz. Para evitar a derrota anunciada, o Ceará deverá encarar o time do Grêmio. E nem é preciso dizer que devem ser tomados alguns cuidados com o adversário.
Grêmio x Ceará é o clássico dos extremos (geográficos)!
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Magnata iluminado ofusca Mengão
Nessa, Wanderley Luxemburgo tem razão.
Ceará 2 x 2 Flamengo, no Castelão, foi um jogo com "gosto" de decisão, embalado pelo barulho que vinha da arquibancada: 44.171 pagantes mais 7.048 caronas. Mesmo em desvantagem, os rubro-negros zoaram bastante. Por isso, o jogo foi cheio de alternativas, vacilos, equlíbrios, desequilíbrios e quatro gols inesperados. Renda de clássico: R$ 1.078.080,00.
Os dois times buscam uma vaga na Copa Sul-Americana. Os dois times não perdem faz tempo (Ceará há oito jogos; Flamengo há seis jogos). Os dois times correm da zona de rebaixamento. As necessidades parecidas empurraram as duas equipes ao ataque. O torcedor foi premiado com os gols e ninguém saiu chorando do estádio.
O Ceará, agora, vai torcer por um tropeço do Vasco da Gama diante do Grêmio Prudente para não perder a 11ª posição. O Vitória empatou com o Santos, em 1 x 1, e continua dois pontos atrás do Flamengo. Nessa 33ª rodada, Grêmio e São Paulo venceram e subiram juntos na tabela. Corinthians e Botafogo também venceram e aumentaram a pressão no G-4. Foram os melhores resultados.
Foi uma noite iluminada de Magno Alves, o Magnata, que havia dito antes do jogo: "Espero ganhar do Flamengo, hoje, para ficar igual no placar. Já joguei quatro contra eles, perdi duas, empatei uma e ganhei outra". Não foi dessa vez, Magno Alves, mas valeu pelos dois golaços.
Confira os resultados e a classificação: www.futebolinterior.com.br/placar/placar.php?id_placar=271.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Fla x Ceará, Cambistas e Assaltantes

domingo, 31 de outubro de 2010
1, 2, 3, 4, Vasco não segura o Leão
Esse gol do atacante Adailton pode custar R$ 500 mil. Os direitos federativos do jogador pertencem ao Fortaleza Esporte Clube, que receberá a cifra citada, no final do ano, ao término do empréstimo. Adailton tem dessas coisas. Saiu do anonimato, no tricolor cearense, em agosto de 2008, depois de ter marcado três gols sobre o Bahia, na goleada de 5 x 1, no estádio Castelão.
O Fortaleza fugia do rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série B. Depois dos três gols, Adailton ganhou a vaga de titular, teve o salário melhorado, ganhou holofotes, mas esqueceu de fazer outros gols. Ano passado, caiu com o time para a 3ª Divisão. Uma negociação com o Vitória, por empréstimo, caiu como uma luva. No finalzinho do contrato, Adailton dá sinal de luz no fim do túnel.
Assim como no Fortaleza, Adailton aparece como esperança rubro-negra para a salvação. Não basta ser craque, é preciso ser iluminado também!
sábado, 30 de outubro de 2010
Homenagem ao Vovô
A torcida do Ceará Sporting está na rota das importantes torcidas do Campeonato Brasileiro. Depoimentos de alvinegros apaixonados (saudáveis, por sinal). Parabéns!
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Parabéns, Mané de Pau Grande!
Manoel Francisco dos Santos, simplesmente Mané Garrincha, faria 77 anos nesse dia 28 de outubro de 2010 se vivo fosse. Morreu aos 49 anos, moço ainda. Fez muito pelo nosso futebol, pouco pela própria vida. Na Seleção Brasileira, ao lado de Pelé, nunca perdeu um jogo, mas não se dava conta disso tão ingênuo que era.
Já contaram muitas histórias sobre ele. Vamos ouvir um pouco dele mesmo.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Palmas para os "Ficha Limpa"

segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Ceará e Guarany são os melhores cearenses

sábado, 23 de outubro de 2010
Ping-pong com Dudu Cearense
