Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sexta-feira, 26 de novembro de 2010

    Palpiteiros fracassam no Brasileirão

    Quem já jogou ou joga partidas de palitinhos sabe que a intuição funciona muito mais que a lógica. Pois, algumas questões sérias são tratadas, em algumas oportunidades, como se fosse um jogo de palitinhos. Senão vejamos:
    -
    Palpiteiros do Brasileirão
    -
    Na largada do Campeonato Brasileiro, os palpiteiros de plantão usaram e abusaram de cálculos, fórmulas, classificações antecipadas e todo tipo de elucubração mental com a intenção de estabelecer uma relação entre as equipes fortes e as mais fracas da competição. Criaram falsas expectativas e motivaram debates irritados entre algumas torcidas.
    -
    Ao comparar os palpites e a realidade da tabela de classificação, faltando duas rodadas para o final do Brasileirão, é fácil perceber o quanto os palpiteiros chutaram. Pra início de conversa não vi nem ouvi nenhum deles apostando no Fluminense como favorito ao título. O Corinthians e o Grêmio ganharam um voto ou outro, aleatoriamente. As apostas foram para o Santos. Erraram feio.
    -
    Na turma da degola, cujo prognóstico é mais fácil, chutaram pelo menos dez equipes para obter boa aproximação. Assim mesmo, colocaram o Ceará Sporting e o Atlético paranaense entre os degolados. Acerto mesmo não chega a 30 % mesmo com tantas chances. Erraram feio, de novo.
    -
    Imagina o saldo dos que apostaram baseados nessa turma que dá palpites como joga palitinhos. O Santos, por exemplo, era apontado como favorito ao título por causa do "bom" de Neymar e Ganso, além da conquista da Copa do Brasil. O Ceará subiu rebaixado porque não tinha tradição e era do Nordeste. Quebraram a cara.
    -
    Nenhum dos palpiteiros acreditava na reação do Fluminense, Vasco da Gama e Grêmio; na regularidade do Ceará, mesmo com a boa arrancada nas primeiras rodadas; nas péssimas campanhas do Flamengo e Atlético mineiro; nas campanhas trôpegas de Inter, Palmeiras e São Paulo. Não dá para acreditar!
    -
    Praça no Campo do América
    -
    Também já não dá para acreditar em algumas histórias que estão surgindo em torno da propriedade do terreno (4.378,15 m²) do Campo do América, na esquina da rua José Villar com a rua Tenente Benévolo, no Meireles. O que os moradores mais antigos dizem é que o América Football Club, fundado em 1920, nunca foi dono daquele terreno.
    -
    No projeto encaminhado ao INSS, para transformar a área em utilidade pública, antes da suspensão do leilão, está bem claro que "o terreno foi entregue ao INSS em pagamento de dívidas", embora não haja informações consistentes. Agora, surge a informação dando conta que a Prefeitura de Fortaleza já havia adquirido o terreno durante a administração da prefeita Maria Luiza Fontenele, na década de 1980.
    -
    Um morador antigo do bairro, o De Assis, mais conhecido como Caboclo Tricolor, vem garantindo a mim há algum tempo que o América Football Club nunca jogou no Campo do América, embora tivesse um campo de treinamento alí próximo. De onde surgiu essa informação que mais parece um palpite?
    -
    O Caboclo Tricolor também já lembrou a mim que o Campo do América teria sido a Praça Edmilson Soares, caso um "tal projeto" tivesse sido levado a sério em tempos que ele não anotou na memória. Sabem quem poderia contar toda verdade? Já morreu. Um veterano, chamado Geraldo Algodão, que cuidava daquele campo como a própria casa.
    -
    Fora os palpiteiros, resta apenas uma fonte segura a consultar: os cartórios da região. E ninguém pensou nisso ainda.

    Nenhum comentário: