Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 23 de outubro de 2010

    Ping-pong com Dudu Cearense

    Entre uma twittada e outra, combinei um pin-pong com Alexandro Silva de Sousa, um fortalezense que deixou sua terra natal muito cedo para ganhar o mundo e, hoje, brilha na Grécia, jogando pelo Olympiakos. Dudu Cearense, 27 anos, é um dos milhares de brasileiros que pouco jogaram por aqui.
    -
    Em 1998, Dudu acabava de chegar ao Ceará Sporting quando foi descoberto pelo Esporte Clube Vitória. Em 2001 já estava entre os profissionais. Em 2002 e 2003 já posava como bicampeão baiano e campeão da Copa do Nordeste.
    -
    Em 2004, Dudu Cearense foi jogar no Japão pelo Kashiwa Reysol. Pouco aproveitado, Dudu foi para a França jogar no Rennes. Também não demorou e foi para a Rússia jogar no CSKA de Moscou. Lá, Dudu foi bicampeão russo e da Supercopa da Rússia e campeão da Copa da Rússia. Cumpriu a missão e seguiu em frente.
    -
    Chegou no Olympiakos da Grécia em 2008 e já ganhou dois títulos: Campeonato da Grécia e Copa da Grécia. Na temporada passada esteve lesionado e fora da equipe em alguns jogos. Dudu trabalha, agora, para voltar a ser convocado pela seleção brasileira.
    -
    Com a camisa canarinho, aos 20 anos, Dudu ganhou a medalha de prata pelos Jogos Pan-Americanos de 2003, ganhou o Mundial Sub-20 de 2003 e a Copa América de 2004. Foi chamado em várias convocações, mas não entrou na lista definitiva para a Copa 2010.
    -
    Dudu Cearense revela por qual time torce no Ceará e qual é o time do seu coração. Não foge do nosso convite e opina sobre as eleições da nova diretoria do Fortaleza Esporte Clube e sobre os polêmicos temas: aborto e drogas. Vamos lá.
    -
    Perguntas e respostas:
    -
    @jlacerdacomenta - Dudu, como foi seu início no futebol?
    -
    @duducearense - Meu início foi muito simples, sempre sonhava em ser um jogador de futebol bem sucedido mas não imaginava os obstáculos e dificuldades que iria enfrentar. Comecei a jogar bola desde pequeno. Meu pai, como joga pelo CRB da Vila Pery (bairro de Fortaleza/Ceará) até hoje, sempre me levava pra os jogos e já pensava como seria meu futuro. Meu pai foi meu grande incentivador. E tudo aconteceu naturalmente .
    -
    @jlacerdacomenta - Como você parou no Esporte Clube Vitória?
    -
    @duducearense - Comecei muito cedo e só a partir dos 15 anos começou a ficar mais sério. Disputava um torneio pelo União, do Conjunto José Walter, e logo fomos campeões da Copa Raimundo Fagner em 1998. Na final, tinha um olheiro do Vitória que se chama Pastore. Logo me fez um convite pra 2 semanas de testes no E.C. Vitoria. E graças a Deus tudo deu certo.
    -
    @jlacerdacomenta - E lá, no Vitória, como foi seu início até a sua primeira transferência?
    -
    @duducearense - Não foi fácil. Era concentração 100% no trabalho e já tínhamos responsabilidade desde pequeno com torneios e com a nossa própria disciplina ainda com 15 anos. Mas tudo foi se tornando normal pra mim, já entendia o que eu queria. Queria passar para o profissional e logo depois de 2 anos, com 17, tive minha primeira oportunidade no time profissional com o Mário Sérgio. Disputei 3 Brasileiros, cheguei à Seleção com 20 anos, em 2002, na Copa das Confederações, tendo muito orgulho de representar minha cidade. Fiquei até o fim de 2003 e em seguida fui negociado pra o Japão .
    -
    @jlacerdacomenta - Como você reagiu àquela transferência internacional em tão pouco tempo?
    -
    @duducearense - Pensei muito na parte financeira, ganhava muito pouco no Vitória, então era uma forma de estabilizar minha família, claro que poderia fazer diferente, mas as circunstâncias me levaram a mudar tão rápido. Foi uma experiência única.
    -
    @jlacerdacomenta - Por que as convocações diminuiram na seleção brasileira. É a distância?
    -
    @duducearense - Sem dúvida, aqui na Grécia é maravilhoso, mas a visibilidade não é a mesma como no centro da Europa. Costumo dizer que em cada escolha há uma renúncia. Enfim, estou muito feliz aqui.
    -
    @jlacerdacomenta - Você acha que jogar muito tempo fora atrapalha na convocação ou é indiferente?
    -
    @duducearense - Sem dúvida é indiferente, o que vale é o seu momento, como está jogando pela sua equipe e a seleção são jogos curtos e que precisa de você 100% sempre. As oportunidades são poucas.
    -
    @jlacerdacomenta - Seu atual momento o credencia a ser escalado na seleção de Mano Menezes ou você é daqueles que não "choram" por convocações?
    -
    @duducearense - Sem dúvida estou preparado pra voltar. Seis anos fora do Brasil você adquire uma boa experiência e está mais preparado pra qualquer convocação. Deixo as coisas acontecerem naturalmente.
    -
    @jlacerdacomenta - O que está faltando aí no Olympiakos para reeditar Moscou?
    - @duducearense - Não minha opinião não está faltando nada. Como falei antes, estou muito feliz aqui, minha família adora o País e está literalmente adaptada. Os títulos irão voltar.
    -
    @jlacerdacomenta - Você não acha que a Seleção de Base da CBF deveria ser melhor aproveitada nas convocações da Seleção principal?
    -
    @duducearense - Isso é muito relativo. Seleção é momento e a Seleções de Base te dá um respaldo pra ser convocado futuramente, mas não é certeza. O clube onde você joga é um fator importantíssimo.
    -
    @jlacerdacomenta - Quais foram seus melhores momentos no Brasil e no exterior?
    -
    @duducearense - Pra mim, os dois foram muito importante, depende da fase por onde passei. Claro que o melhor momento foi no Brasil , onde cheguei à Seleção e tive títulos importantes com a amarelinha. Com isso consegui o meu respeito na Europa.
    -
    @jlacerdacomenta - Você sonha em voltar ao Brasil ou encara essas situações com naturalidade?
    -
    @duducearense - Com muita naturalidade, meu pensamento ainda é ir a um centro maior, como Espanha ou Itália. Estou trabalhando muito pra isso se concretizar. Mas se não acontecer estarei feliz do mesmo jeito.
    -
    @jlacerdacomenta - Você acha que um dia ainda jogará no futebol cearense?
    -
    @duducearense - Estou acompanhando o Ceará e estão de parabéns pela campanha no Brasileiro. Quando eu era mais novo torcia pelo Ceará. Sempre admirava a paixão da Cearamor pelo time. Mas, quem sabe no futuro!
    -
    @jlacerdacomenta - Qual é o seu time do coração, aqui?
    -
    @duducearense - O Vitória. Foi o time onde comecei minha carreira e tenho o maior carinho por ele. Deixei muitos amigos na Toca do Leão.
    -
    @jlacerdacomenta - Você está preocupado com a ameaça de rebaixamento do Vitória para a Série B?
    -
    @duducearense - Estou sim. Não será bom pra eles e principalmente pra o Nordeste. Espero que não caia e que permaneça (na 1ª Divisão) por vários anos, não só o Vitória mas também o Ceará.
    -
    @jlacerdacomenta - O Fortaleza Esporte Clube prepara eleição de diretoria. Se fosse consultado, que sugestão daria aos novos diretores?
    -
    @duducearense - Por experiência no futebol e pelo que vejo, meu conselho seria primeiramente organizar o clube de forma geral, fortalecer a divisão de base porque poderiam surgir novos talentos e formar uma equipe muito competitiva.
    -
    @jlacerdacomenta - E na política partidária. Você votou no primeiro turno?
    -
    @duducearense - Não votei devido a distância. Existe muita burocracia pra votar no exterior.
    -
    @jlacerdacomenta - Mesmo sem ter votado, o que você espera da política?
    -
    @duducearense - Não votei devido a burocracia existente. Na minha opinião, o Brasil precisa superar novos desafios e ter um partido diferente com outra mentalidade para que assim possamos ver futuramente algo melhor.
    -
    @jlacerdacomenta - Sobre a polêmica da descriminalização do aborto e da maconha, qual é o seu pensamento?
    -
    @duducearense - Primeiramente, este assunto é bastante delicado. O aborto é um tema difícil, principalmente para as famílias pobres que passam dificuldades. Mulheres nesta categoria podem vir a sofrer processos que decorrem da proibição do aborto. O meu desejo é que isso possa mudar e que não venha a se tornar um pesadelo para muitas famílias. Sobre as drogas, haverá muitas discussões futuramente. Em Portugal, por exemplo, a descriminalização das drogas já existe há 8 anos e, por incrível que pareça, melhorou muito o índice de criminalidade no País. O poder de conscientização será importante se existir uma mudança. Agora, fica minha pergunta, o País pode melhorar com essa possibilidade? Vamos ver adiante.
    -
    Obrigado ao volante Dudu Cearense pelo ping-pong.

    Nenhum comentário: