Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 5 de outubro de 2010

    O palanque do esporte

    Francamente, a avalanche de votos despejados na urna a favor da candidatura do palhaço/humorista, Tiririca, para Deputado Federal, pode ser considerada um fenômeno, sim. O que entendo é que essa votação não deve ser encarada como surpreendente, sobrenatural ou coisa semelhante. Já tivemos situações parecidas, inúmeras vezes. Vou lembrar só o caso do Cacique Juruna - índio de verdade.
    -
    O que devemos ter cuidado em analisar é o comportamento do eleitor consciente ou do eleitor que está melhorando o nível de consciência antes de votar. A votação expressiva em candidatos como Tiririca indica que milhares de eleitores ainda estão longe da consciência necessária para eleger candidatos verdadeiramente comprometidos com as causas sociais.
    -
    A questão não é "ser ou não ser" palhaço, humorista, jogador de futebol, carroceiro, vendedor de verduras, ambulante, motorista de ambulância, enfim. A questão é: o candidato tem vocação, tem algum trabalho em uma comunidade sequer, tem conhecimento para exercer função tão importante...?
    -
    Questionar Tiririca, em alguns casos, soa discriminação. Tiririca não é o primeiro, nem será o último candidato eleito no Brasil sem pré-requisitos naturais para exercer o parlamento. Quando querem dar o poder a alguém arranjam todas as justificativas do mundo para a falta de pré-requisitos. Vide o Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Quando não querem, vale tudo.
    -
    A TURMA DA BOLA
    -
    Por hora, mudemos o foco. Do outro lado do cenário, onde estão os eleitores conscientes, sentimos o reflexo da mão pesada da punição aos que eleitos não fizeram nada e a mão abanando aos que nada têm a oferecer e lançaram-se candidatos. Dos novatos, o ex-goleiro Danrlei de Deus Hinterholz (foto), 37 anos, aí sim, obteve surpreendentes 173.787 votos dos gaúchos para Deputado Federal .
    -
    Danrlei parou de jogar em dezembro de 2009, mas já tinha militância no PTB e subiu ao palanque com propostas. Podem ter certeza que não será reeleito caso não cumpra as promessas, entre elas, criar a obrigatoriedade do atleta de base completar o nível fundamental escolar, sob pena de não poder deixar o país como atleta. Esse é um voto de propostas.
    -
    Danrlei deve buscar inspiração no ex-artilheiro Roberto Dinamite, que eleito pelos cariocas procurou trabalhar. Dinamite não foi omisso diante da crise administrativo-financeira do Vasco da Gama, clube que ele defendeu vários anos, candidatou-se à presidência, brigou em todas as instâncias, recebeu a confiança dos vascaínos e está tirando o clube da lama. A resposta foi a reeleição para a Assembleia Legislativa com 39.730 votos.
    -
    O exemplo desse eleitor observador podemos buscar no Pará. O deputado José Robson do Nascimento, ex-artilheiro Robgol, não conseguiu reeleição. Obteve apenas 11.814 votos dos paraenses. O vereador Túlio Humberto Pereira Costa, o ex-artilheiro Túlio Maravilha, não conseguiu votos suficientes para chegar à Assembleia Legislativa de Goiás. Apenas 4.526 votos dos goianos, apesar de ser campeão de projetos na Câmara de Vereadores.
    -
    É bom lembrar que volume de projetos nem sempre significa eficiência. É preciso saber quantos projetos foram válidos e quantos foram aprovados. O pugilista baiano, Acelino Freitas, o Popó, tetracampeão mundial de boxe, foi secretário de Esportes, fundou um Instituto para promover o esporte e ainda assim não convenceu o eleitor. Com 60.338 votos ficou fora da Assembleia Legislativa da Bahia por falta de 3 mil votos.
    -
    O fato de Popó ter sido acusado de mandante de um crime, em Salvador, embora inocentado mais tarde, parece ter atrapalhado a campanha. Como a pobre história política e a tumultuada história de cartola atrapalharam a campanha do carioca Eurico Miranda, que não se elegeu como Deputado Federal com apenas 17.228 votos.
    -
    Para a conversa não ficar mais esticada vamos citar alguns candidatos malsucedidos por causa da falta de trabalho ou falta de credibilidade: ex-atacante Dinei, ex-atacante Marcelinho Carioca, ex-goleiro paranaense Rafael, ex-volante Marcos Vampeta, treinador Valdir Espinosa. Voltaremos a tratar desse assunto, avaliando os candidatos mais próximos (eleitos ou não) que buscam apoio no esporte.
    -

    Um comentário:

    Anônimo disse...

    Hum...Seguindo meu conselho???? Futebol e política.