Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 16 de outubro de 2010

    Liga pode salvar nordestinos

    Este homem, Eduardo Rocha, pode estar dando passos largos para salvar o futebol do Nordeste. Explico: A Liga do Nordeste fez um mal negócio em termos financeiros, quando negociou o fim da ação judicial contra a CBF, mas recuperou o poder dos clubes nordestinos para gerir seus destinos. Como apregoa o adágio popular, "é melhor um mal acordo que uma boa briga".
    -
    Apesar da desorganização, da falta de calendário, da concorrência com o Campeonato Brasileiro, a força do futebol nordestino foi notada na volta do Campeonato do Nordeste. Por aqui está o maior público do futebol brasileiro, o mais apaixonado pelo futebol, carente de clássicos, pronto para lotar os estádios nos grandes jogos. Só falta o produto.
    -
    Pensando nesse potencial, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, convocou o presidente da Liga dos Clubes de Futebol do Nordeste, Eduardo Rocha, para uma reunião de acertos. Ednaldo propôs ajustar o Campeonato do Nordeste às Normas Gerais de Competições da CBF e ao Estatuto do Torcedor, além de reivindicar a inclusão da competição no calendário nacional.
    -
    Significa dizer que a Liga deve evitar as mudanças constantes de horários dos jogos, evitar choques de horários com outras competições e promover acesso e descenso. Depois, Ednaldo Rodrigues sugeriu a divulgação da tabela do Campeonato do Nordeste 2011 nos próximos 15 dias e o planejamento do Campeonato 2012 ainda este ano para imprementar as mudanças sem desrespeitar o Estatuto do Torcedor.
    -
    A licença solicitada pelo Sport abriu o debate sobre rebaixamento no Campeonato do Nordeste deste ano. Como rebaixar se não tem acesso? Logo, Ednaldo também sugeriu a 2ª Divisão da Liga para estabelecer o acesso e o descenso. Essa será uma mudança fundamental, em 2012, para fortalecer a Liga e o Campeonato do Nordeste.
    -
    A 2ª Divisão deve abrir espaços para os clubes do Maranhão e do Piaui, ausentes da Liga, além de outros clubes potenciais em renda que estão fora. Diferente dos campeonatos da CBF (3ª e 4ª Divisão), o Campeonato do Nordeste pagou as despesas dos clubes, pagou cachês superiores a R$ 250 mil reais e colocou várias equipes em atividade.
    -
    A CBF também sinalizou com a possibilidade de mudar a forma de disputa da 3ª Divisão. Deveria mudar a 4ª Divisão, também. Os clubes agradeceriam por terem o que fazer até o fim do ano. Já passou da hora dessas medidas serem tomadas. Para a CBF parece somente existir a 1ª Divisão e a Copa do Brasil. Por isso, a Liga do Nordeste surge como a Madrasta do futebol nordestino.
    -
    Hoje, o Norte e o Nordeste são representados no Brasileirão, apenas, pelo Vitória e pelo Ceará. O Bahia está subindo e o Sport tem boas possibilidades de subir. Teríamos quatro representantes na 1ª Divisão em 2011, ainda um número pequeno em relação à força da torcida e ao tamanho das duas regiões. Se essa realidade não mudar, somente o Sul e o Sudeste vão disputar o Brasileirão em breve. Goiás e Atlético goianiense estão à beira do rebaixamento.

    Um comentário:

    Renato Wanderley disse...

    Muito boa a matéria. Tudo aquilo que surge para beneficiar o Nordeste recebe o meu apoio. Sempre que posso faço alguns comentários sobre o tema na Rádio Pitaguary, aqui de Maracanaú. Lamento o fato de Maranhão e Piauí não fazerem parte da competição.