Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 27 de outubro de 2010

    Palmas para os "Ficha Limpa"

    Nunca consegui entender essa história de "bicho" para jogador ganhar decisão, para evitar desclassificação e até para jogar bem, entre outras "mentiras" do futebol. Ainda bem que a maioria dos dirigentes acabou com esse famigerado modelo de transformar times medíocres em times vencedores. Dessa vez, temos de aplaudir os jogadores do Esporte Clube Vitória, que rejeitaram "bicho" para evitar o rebaixamento.
    -
    O presidente Alex Portela fez bobagens, logo após a Copa do Brasil, ao ter ouvido opiniões desastradas e, pior que isso, ter ecoado as bobalhadas que ouviu. Em vez de valorizar a campanha da equipe (vice-campeã) e premiar o treinador Ricardo Silva com reforços, jogou gelo e água quente sobre a conquista. Depois, contratou o "cangaceiro" Toninho Cecílio.
    -
    Nem é preciso perder tempo para lembrar como terminam essas loucuras de cartola. Hoje, o Vitória está à beira do abismo. Na zona de rebaixamento, dependendo de combinações matemáticas, Alex Portela teve uma recaída e recorreu ao bolso (do clube, como sempre) para "comprar" a "salvação". Até parece aquelas ladainhas evangélicas que conhecemos.
    -
    Registra o blogueiro Tiago Medeiros que Alex Portela convocou o goleiro Viáfara, o zagueiro Wallace, o volante Vanderson, o meia Ramon Menezes e o atacante Schwenck para fazer a oferta. Observem que estavam lá a "espinha dorsal" do time, jogadores mais identificados com a torcida rubro-negra. Eles formaram-se numa "barreira" e rebateram o cartola. Disseram NÃO.
    -
    Que bom seria se esse exemplo fosse seguido por outros jogadores. Não que sejam bonzinhos. É que seriam mais convincentes ao reagir às críticas e até às acusações do tipo "corpo mole" e coisa e tal. Agora, que eles respondam em campo com resultados positivos, embora não sejam os únicos culpados pela situação. Alex Portela deve sentir o peso da responsabilidade e aprender a nunca mais dar ouvidos a "apaixonados" sem compromisso.
    -
    É preciso aplaudir atitudes corretas, sim. Vou aplaudir, também, o ministro do Superior Tribunal Federal, Celso de Mello, que voltou atrás (no voto) e permitiu que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral fosse mantida, isto é, o STF também considerou a Lei da Ficha Limpa constitucional e válida para este ano.
    -
    O ministro Celso de Mello havia votado contra a validade da Ficha Limpa, acompanhando os votos dos ministros José Antonio Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Cezar Peluso. Voltar atrás e rejeitar vantagens indevidas são atitudes diferentes e difíceis, embora bem mais confortáveis para quem tem consciência do que está fazendo.
    -
    Entenda melhor a análise do recurso do deputado federal, Jáder Barbalho (PMDB/PA), que recebeu 1.799.762 votos no 1º turno das eleições 2010, mesmo com o passado vergonhoso que tem: www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=63377 .

    Nenhum comentário: