Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 18 de outubro de 2010

    Fortaleza: Senhor sem maturidade

    O Fortaleza Escporte Clube chega aos 92 anos de luta nos estádios do Brasil e recebe o carinho da torcida, mesmo tendo contra si uma temporada cheia de angústias. A conquista do tetracampeonato estadual salvou o ano tricolor e nada mais. Foi uma temporada de incertezas, mas o amor do torcedor não foi abalado.
    -
    O torcedor Larry Diógenes encaminhou ao blog o que pode ser entendido como sentimento geral da torcida tricolor. Transcrevo, abaixo, na íntegra:
    -
    "18 de Outubro de 1918. Enquanto o mundo mobilizava-se em prol do fim da Primeira Guerra Mundial, Alcides Santos fundava no Brasil o Fortaleza Esporte Clube. E o jovem não tinha idéia do que estava fazendo. Estava fundando um clube de futebol numa cidade que 90 anos depois viria a ter 2 milhões de habitantes, e mais da metade dessas pessoas se deixaria levar pelo seu desatino.
    -
    Sim, desatino. Insano é quem se deixa levar por este vício chamado futebol. O que se passa na cabeça de certas pessoas que gritam, choram, vivem e morrem pelo seu time? A resposta não existe, se quiser saber, junte-se a nós. Mas depois não diga que eu não lhe avisei: é um caminho sem volta, uma estrada de mão única. Afirmo isso por experiência própria.
    -
    Depois que conheci realmente o futebol, despertei um sentimento que acredito que já nasceu comigo: o amor ao Fortaleza.
    -
    Fiz dos meus 40 anos de vida uma imensa tabela de jogos, já perdi as contas de quantas noites de sono perdi pensando no jogo do dia seguinte, da semana seguinte ou até mesmo como estaria meu time no fim do campeonato. Passei a contar os anos da minha vida através das temporadas e campeonatos que o Fortaleza ganhou ou deixou de ganhar, passei a associar fatos importantes da minha história a jogos desse time querido, que me prende e me faz de escravo a cada dia.
    -
    O amor e o ódio são separados por uma linha tênue, e durante minha vida como torcedor já provei deste gosto amargo. Conheci a vergonha e o orgulho, a alegria e a tristeza, tudo muitas vezes em questão de minutos ou segundos.
    -
    Nosso sangue tem três cores, nosso coração bate por um time vitorioso, e acredito que todos nós temos como objetivo deixar como herança para nosso filhos a paixão por este clube. Hoje Jota Lacerda nosso time completa 92 anos de fundação, 92 anos aquecendo corações, lutando e trazendo alegria pro coração de seus torcedores.
    -
    PARABÉNS MEU TIME QUERIDO
    -
    Fortaleza Esporte Clube 92 anos de fundação e de um amor imensurável."
    -
    Infelizmente, os dirigentes não podem dizer o mesmo em relação à capacidade administrativa do clube. Dentro de campo, o desempenho do Fortaleza sempre é vitorioso, mas os equívocos administrativos apagam as conquistas obtidas com suor e lágrima. As divisões internas entre dirigentes enfraquecem os pilares do clube. A falta de planejamento mínimo abre caminho para as crises econômico-financeiras.
    -
    Basta tomarmos como base os últimos 11 anos, quando foram conquistados nove títulos estaduais e dois acessos à 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro. Sim, dois acessos e três rebaixamentos. A temporada termina com o time na 3ª Divisão, cuja manutenção não foi fácil. Não é demais lembrar que escapou do rebaixamento, no Campeonato do Nordeste, no finalzinho do último jogo da tabela.
    -
    Às portas da eleição da nova diretoria, o ideal seria unir o amor incondicional do torcedor à racionalidade do administrador. A mesma linha tênue que separa o amor e o ódio do apaixonado torcedor, segundo Larry, é a mesma que separa o amor da razão do cartola. Por isso, o ideal é entregar a direção do clube a profissionais, ainda que sejam torcedores.
    -
    Não há caminho melhor a ser seguido. Os exemplos estão com as primeiras colocações das Séries A e B. Em todos os casos, os equívos administrativos foram corrigidos. O Bahia tem a situação mais clara de todas. A chegada do gestor Paulo Angioni, em abril deste ano, mudou o rumo do clube, que emergiu das eternas crises para um virtual retorno à 1ª Divisão.
    -
    Com 92 anos é possível amadurecer.

    Um comentário:

    LIGA DESPORTIVA CASCAVELENSE disse...

    Essa cronica simplesmente LINDA/SENSACIONAL, mostra todo amor ao clube do coração.