A cerveja Quilmes, patrocinadora oficial da seleção da Argentina na Copa 2010, provoca polêmica ao lançar um comercial para TV em que Deus "aparece" como sendo argentino. A propaganda, entitulada "Diós", foi lançada nesse final de semana e relaciona Deus aos momentos marcantes dos argentinos em mundiais.
No comercial, uma voz vinda do céu diz à população que foi, sim, responsável por lances históricos nas copas do mundo, disputadas pela seleção argentina. "Deus" admite, por exemplo, ter colaborado no famoso gol, feito com a mão por Maradona, contra a Inglaterra, na Copa de 1986. Em tom convincente, diz: "Esta pode ter sido, sim, a minha mão!".
Diego Belbussi, diretor de marketing da cervejaria, disse estar seguro que a propaganda deixará uma mensagem de confiança sobre a história, o presente e o futuro da seleção argentina. Eu também acredito que o comercial está prestando uma importante colaboração motivacional ao torcedor argentino. A peça publicitária é bem elaborada.
Claro que o "Deus" da publicidade não é o Deus no qual acreditamos. O publicitário viajou na imaginação, a partir do episódio real em que Diego Maradona disse que "foi a mão de Deus que tocou na bola" naquele lance em que ele enganou até o árbitro do jogo. Não há heresia na criação publicitária. Há, sim, uma inteligente peça publicitária para embalar "los hermanos" na África do Sul.
Cuidado com eles!
Um comentário:
Sem dúvida nenhuma, muito bem bolada e posicionada a estrategia de marketing da cervejaria Quilmes junto ao seu público alvo, o publicitário foi excelente ao enfatizar À histórica mão de Deus de Maradona que sempre embalou os argentinos como também no seu posicionamento ao motivá los fazendo uma referência ao nome de Deus colocando - o como o responsável pelas glórias Argentinas. Motivação, festa, embalo, Maradona e cerveja. Tudo combina
Postar um comentário