Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 20 de agosto de 2011

    Guarasol x Fortaleza em clima de final

    Árbitro Gleysto Gonçalves virou o pomo da discórdia

    Tudo que se espera nesse domingo, aqui em Sobral/CE, é que Guarany x Fortaleza, no Estádio do Junco, pela Série C do Brasileirão, seja um jogo digno da importância e da categoria de um clássico rico em números estatísticos. Durante a semana, o que se viu foi um acirramento dos ânimos por causa do anúncio do árbitro Glesto Gonçalves para apitar o jogo.

    Justifica-se a pressão da diretoria do Fortaleza, apesar de entendermos que há um histórico de litígios entre o árbitro e dirigentes tricolores. O América/RN é o líder da competição, seguido pelo CRB/AL, ambos com 9 pontos. O Guarany é o terceiro colocado com seis pontos, enquanto o Fortaleza é o quarto com quatro pontos, a mesma pontuação do Campinense/PB.

    Essa classificação não estava nas contas dos dirigentes tricolores. Somente uma vitória nesse jogo manterá o Fortaleza com boas chances de brigar por uma vaga para a próxima fase. Ao Guarany também não resta outra alternativa se quiser ter vida mais facilitada na competição. Essa condição, por si só, cria um clima decisivo para o jogo.

    Farpas à parte, chegamos em Sobral e encontramos um Fortaleza cheio de interrogações. O técnico Arthur Bernardes não revela o time que vai jogar, embora admita que não vai mexer muito na estrutura da equipe. O  técnico Oliveira Lopes também não confirma o time do Guarany. Na cidade, circula a informação que o polivalente Carlos não deve jogar, o que seria um desfalque importante para o Guarasol.

    Enfim, ninguém está tranquilo. O gerente do Fortaleza, Juradi Júnior, convidou o narrador Júlio Sales para dirigir algumas palavras de incentivo aos jogadores tricolores. O veterano Sales falou objetivamente e tocou no centro da questão. Segundo ele, o time precisa jogar com garra, ser atento, determinado e obstinado a vencer o jogo. Coincidentemente, esse tem sido o tema das preleções no Pici.

    Os dirigentes do Guarany, por outro lado, usam o velho e surrado estilo da pressão, via microfones das emissoras de rádio, destilando provocações e prometendo tratamento nada cordial aos visitantes. Para começar, o que se sabe é que a torcida do Fortaleza terá dificuldades para comprar ingressos, além do ágio no valor. O preço deve chegar a R$ 40.

    O Guarany defende uma invencibilidade de 14 jogos no Estádio do Junco pelo Brasileiro. São 10 vitórias e quatro empates com 33 gols marcados e oito sofridos. Um histórico impressionante. Este ano, o Fortaleza já foi derrotado, por 3 x 1, no Junco. No distante 2003, o Fortaleza obteve as duas últimas vitórias, no Junco, com placares de 2 x 0.

    Nos últimos 27 anos, as duas equipes realizaram 21 jogos, sendo nove vitórias do Fortaleza, sete empates e cinco vitórias do Guarany. Como pode-se observar, fora a invencibilidade do Guarasol, os confrontos são equilibrados. Como todo clássico, não é comum ter goleada e quando houve foi o Fortaleza quem goleou: 5 x 0 em 1993 e 4 x 1 em 1996, aqui em Sobral.

    Eu, o narrador Júlio Sales e o repórter Aloísio Lima chegamos em Sobral, na manhã desse sábado, e encontramos a cidade com o clima de um clássico decisivo. Que assim seja!    

    Nenhum comentário: