Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sexta-feira, 20 de agosto de 2010

    Vitória perde para fantasmas

    Aqui para nós, o EC Vitória perdeu para o atacante Tadeu (foto), com ajuda do fantasma do ex-goleiro colombiano Higuita, conterrâneo de Viáfara. O gol de Marcos Assunção, cobrando falta, no momento crítico do jogo, foi um prêmio à competência e um alívio ao sofrimento do torcedor rubro-negro, que já esperava a decisão por pênaltis.
    -
    O time do Vitória entrou em campo com a vantagem de dois gols, mas dava a impressão que estava na desvantagem. A defesa 'rifando' a bola, o meio-campo nervoso e o ataque isolado. O Palmeiras entrou com a proposta definida e começou a tirar a vantagem no finalzinho do primeiro tempo, porque procurou o caminho do gol.
    -
    Faltou atenção no primeiro gol do Palmeiras, que estava ligado em todos os detalhes. No segundo gol, Viáfara brincou com fogo e se queimou. 'Recebeu' o espírito de Higuita e prendeu a bola em cima da linha lateral do campo para depois armar o contra-ataque do Palmeiras. Tadeu não estava ali para brincadeira e fez os dois gols 'facilitados'.
    -
    Ainda restava a última saída, que era a disputa nos pênaltis, mas o time do Vitória desacelerou, perdeu força e cometeu uma falta ingênua na entrada da área. Ficou fácil para Marcos Assunção. Nessa, ninguém teve culpa. Méritos para a cobrança.
    -
    Essa derrota devolve a velha discussão sobre a troca de treinador, sabe-se lá porque. Ricardo Silva foi afastado (ele é funcionário do clube) por não ter conquistado a Copa América, embora tenha vencido o Santos no Barradão. Toninho Cecílio também venceu o Palmeiras no Barradão, mas perdeu a decisão num jogo previsível.
    -
    É complicado fazer comparações, mas essa decisão da Sul-Americana tinha um caminho inverso e favorável ao Vitória. Faltou competência para administrar a vantagem. A competência começa com a estratégia montada nos treinos e no vestiário. Quando a bola rola, o treinador não tem o controle do jogo no campo, mas pode tentar mudar a dinâmica do jogo. Faltou isso ao Cecílio.
    -
    Viáfara assumiu a derrota, o restante... O Vitória ainda não amadureceu o suficiente para vencer importantes competições. É preciso dizer que já está na hora. É preciso dizer, também, que o amadurecimento cobrado começa pelas atitudes dos dirigentes. O saldo vem dos resultados em campo.
    -
    Parabéns, Palmeiras!

    Nenhum comentário: