Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 23 de agosto de 2010

    Nova Fonte Nova em 2014

    Uma tragédia em 2007 e a Copa 2014 determinaram o fim do Estádio Octávio Mangabeira (a Fonte Nova), às margens do Dique do Tororó, em Salvador. Nesse domingo, dia 29 de agosto, o estádio será implodido - vai virar pó. No mesmo local será erguida uma arena, no padrão Fifa, para abrigar jogos do Mundial brasileiro.

    O 'sepultamento' da Fonte Nova foi decretado, naquele dia 25 de novembro, quando as comemorações pelo retorno do EC Bahia à Série B do Brasileiro deram lugar a uma tragédia que resultou em comoção nacional e luto da torcida tricolor. Sete pessoas morreram e 40 ficaram feridas após o rompimento de um pedaço da arquibancada do anel superior.

    Construído na década de 1950, a última reforma havia sido realizada há 39 anos. Três anos depois da tragédia, ninguém foi punido. As autoridades interditaram a Fonte Nova, o Governo da Bahia reformou o Estádio de Pituaçu, em tempo recorde, e decretou o fim do velho estádio logo que o Brasil foi confirmado como sede da Copa 2014.

    O futebol baiano, agora, acumula histórias do velho Campo da Graça, que deu lugar a luxuosos edifícios residenciais, no nobre bairro da Graça, e do aconchegante Estádio da Fonte Nova, cujo local foi mantido por conta de ser central, de fácil convergência em relação aos demais bairros, proximidade da linha do metrô e da Estação da Lapa - principal estação de transbordo do transporte coletivo da cidade.

    Veja a demolição antes dela acontecer.

    Nenhum comentário: