Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 10 de agosto de 2010

    Faltam os outros 'Mários Sérgios'

    O Ceará SC confirmou a contratação do treinador Mário Sérgio Pontes de Paiva, 60 anos (fará aniversário no dia 7 de setembro), para substituir Estevam Soares no Brasileiro. Mário Sérgio deve comandar o time, no próximo jogo, contra o Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde nasceu.
    -
    A vida tem dessas coincidências. Por que será?
    -
    Mário Sérgio nasceu carioca para a vida e baiano para o futebol. Cansado de esperar por uma oportunidade no Flamengo, Vesgo (apelido) desembarcou no EC Vitória, em 1971, onde fez história até 1975. Teve uma rápida passagem pelo Fluminense e escreveu o nome no Botafogo entre 1976 e 1979, cuja camisa está vestindo na foto.
    -
    Passou pela Seleção Brasileira, jogou no exterior, voltou ao Brasil e jogou nos dois melhores clubes gaúchos (Grêmio e Inter), onde também deixou sua marca. Era um craque em campo e indisciplinado fora dele. Criador de polêmicas. Assim, encerrou a carreira pelo Bahia, em 1987, e nasceu como treinador do Vitória logo a seguir, instigando a rivalidade entre os baianos.
    -
    Poucos torcedores do Ceará devem ser testemunhas oculares das duas fases de Mário Sérgio. Confesso que o preferia como jogador. Como treinador, acumula bons desempenhos sem títulos. Em 2007, foi vice-campeão da Copa do Brasil pelo Figueirense; em 2009, reergueu o Inter e classificou o time colorado para a Copa Libertadores 2010.
    -
    Uma coisa é certa: Mário Sérgio não tem boas recordações do futebol cearense. Em 2009, era treinador da Portuguesa, perdeu para o Icasa, em pleno Estádio do Canindé, e foi demitido. Ainda em 2009, coincidentemente em agosto, foi procurado pelo Fortaleza EC, acertou tudo com o diretor Fernando Moraes e foi 'demitido' horas depois pelo presidente Lúcio Bonfim.
    -
    Polêmicas à parte, Mário Sérgio chega ao Ceará para fazer o time vencer. De cara, recebe o artilheiro Magno Alves (Estevam não teve a mesma sorte) e deve estar pedindo mais jogadores de qualidade. O próprio Mário Sérgio sabe que somente a disciplina não faz um time vencedor. Como ele não joga faz tempo, precisa de outros 'Mários Sérgios'.
    -
    Boa sorte, Vesgo!

    Nenhum comentário: