Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sexta-feira, 20 de agosto de 2010

    Ceará x Grêmio nostálgico

    No dia 11 de dezembro de 1983, no estádio Nacional de Tóquio/Japão, o Grêmio Foot-Ball Portoalegrense decidia o título do Mundial Interclubes jogando contra o Hamburger Sport-Verein e. V., mais conhecido como Hamburgo, com sede em Hamburgo, na Alemanha. Era a primeira decisão mundial dos gremistas contra um time acostumado a grandes decisões.
    -
    Renato Gaúcho escreveu o nome dele na história do Grêmio, naquele dia, com letras garrafais. Fez o primeiro gol, aos 37 minutos. O alemão Schröder empatou faltando cinco minutos para terminar o jogo. Na prorrogação, aos três minutos, Renato Gaúcho desempatou. Bravamente, os gremistas seguraram a vitória até o final.
    -
    Naquele dia, o Grêmio jogou com Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, Hugo de León e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo (Bonamigo) e Paulo César Lima - o PC Caju (Caio); Renato Gaúcho, Tarciso e Mário Sérgio. O treinador era Valdir Espinoza.
    -
    Enfim, naquela conquista estavam juntos Renato Gaúcho (agachado à direita da foto) e Mário Sérgio (agachado à esquerda da foto). Eram jogadores de características diferentes dentro de campo: Renato mais explosivo, Mário mais driblador. Fora de campo, um pouco parecidos: gostavam de vida agitada - eram "craques indisciplinados.
    -
    O tempo passou, penduraram as chuteiras, viraram treinadores e mudaram o jeito de ser. Renato adota o tipo meio-termo, próximo da amizade e longe da indisciplina. Mário Sérgio ganhou fama de durão, tipo "ou vai ou racha". Por isso, os dois acabam de ser contratados por times que estão em quedra livre.
    -
    Ceará e Grêmio jogam, nesse sábado, às 18h30min, no estádio Castelão, buscando a reabilitação na tabela de classificação. Renato Gaúcho já conquistou três pontos, na estreia, contra o Goiás (2 x 0); Mário Sérgio perdeu três pontos, na estreia, contra o Flamengo (1 x 0).
    -
    O Grêmio subiu para a 15ª posição, com 15 pontos, e pode continuar subindo caso consiga mais uma vitória. O Ceará caiu para a 6ª posição, com 21 pontos, e pode até retornar ao G-4 se voltar a vencer nessa 15ª rodada.
    -
    A vida é bem assim. Promove um reencontro histórico, 27 anos depois, momento em que os dois estão em posições e condições diferentes. Não trata-se de tira-teima. Apenas um reencontro casual, agora, com objetivos opostos. Não deixa de ser um desafio, um confronto, com o sabor de quem aprendeu mais.
    -
    Em campo, os jogadores dão o ritmo do jogo. Do banco, os treinadores ditam os caminhos da vitória. Quem é mais quem, Grêmio ou Ceará, Renato Gaúcho ou Mário Sérgio?

    Nenhum comentário: