Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 21 de julho de 2010

    Internacional Board é brasileira?

    Parece até o jeitinho brasileiro!
    -
    A subcomissão técnica da Internacional Board da Fifa ao menos não fez ouvidos de mercador, depois de tanto barulho da crônica internacional, em consequência dos erros grosseiros de árbitros escolhidos a dedo para apitar na Copa da África do Sul.
    -
    Sempre cautelosa, a Internacional Board empurrou para bem longe (outubro...) a discussão sobre o uso de tecnologia no futebol, mas inclinou-se ao óbvio, autorizou o acréscimo de dois assistentes atrás dos gols para esfriar o debate.
    -
    Atitude que já deveria ter sido aprovada para a Copa 2010, afinal, as exigências de agora seriam as mesmas de antes. A inclusão de mais dois assistentes (um atrás de cada gol) certamente teria evitado alguns vexames pelos quais passou a Fifa durante o mundial. Precisou Joseph Blatter ter que pedir desculpas ao México e à Inglaterra.
    -
    A Internacional Board determinou quatro critérios básicos, não descobriu que a "galinha nasceu primeiro", como parece a alguns. Ora bolas, os quatro assistentes devem ser utilizados em ligas profissionais de clubes, custos adicionais das confederações e obrigatoriedade em todas as partidas da competição. Qual o problema?
    -
    Bastou os "velinhos" entenderem que algo precisava ser feito e as regras do jogo foram aceitas pela CBF para o Campeonato Carioca de 2011 e Campeonato Baiano Feminino de 2010. As Federações Paulista, Baiana e Pernambucana vão definir quando começam.
    -
    A Uefa já colocará em prática nas temporadas 2010/11 e 2011/12 na Liga dos Campeões; 2010/11 e 2011/12 na Liga Europa e na Supercopa da Uefa 2010 e 2011. A Federação Francesa de Futebol vai utilizar a novidade na Copa da Liga 2010/11.
    -
    Também confirmaram a utilização dos quatro assistentes, a Federação Mexicana de Futebol no Torneio Clausura 2010, Torneio Apertura 2011 e Torneio Clausura 2012 e a Federação Asiática de Futebol vai inovar na Copa do Presidente da AFC 2010 (de 24 a 26 de setembro).
    -
    Não esperemos atitude mais inovadora que essa da Internacional Board, pelo menos até a Copa 2014, no Brasil. Caso cheguemos lá com essas novidades aprovadas já terá sido um grande avanço. Nesse aspecto, os "velhinhos" da Internacional Board são bem parecidos com a vontade das nossas autoridades.

    Nenhum comentário: