Siga-me no TWITTER
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Que tal a Cidade da Copa 2014?
A virada é no Barradão
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Novo Estádio Mané Garrincha
terça-feira, 27 de julho de 2010
As duas faces do Leão
domingo, 25 de julho de 2010
Foi assim há 17 anos
A torcida do Esporte Clube Vitória não vibra com uma decisão nacional desde 1993, quando o rubro-negro baiano decidiu o título do Brasileiro, no estádio Morumbi, em São Paulo, contra a forte equipe da Sociedade Esportiva Palmeiras. O Vitória perdeu, por 2 x 0, gols de Edmundo e Evair.
No primeiro jogo, no estádio da Fonte Nova, o Vitória já havia perdido, por 1 x 0, gol de Edilson. Apesar das duas derrotas, a torcida rubro-negra valorizou o vice-Campeonato Brasileiro. De lá para cá, o Vitória nunca mais apareceu em final de competição nacional. Daí, a explosão de emoção da galera.
O goleiro Viáfara, que aparece entre os torcedores, não joga a primeira decisão por suspensão. O colombiano é um "paredão" no gol rubro-negro e virou símbolo da torcida. Ele mesmo se declarou um apaixonado torcedor do Vitória quando não está jogando.
Vitória é desse jeito: "Amor assim nunca se viu".
sábado, 24 de julho de 2010
Leão II, a vergonha dos pelegos!

quinta-feira, 22 de julho de 2010
Ceará foi arrastão em 1984
Leão, a vergonha!
O treinador Emerson Leão continua com jeito de cangaceiro. Uma vergonha!
Vitória e Goiás realizaram uma partida bem disputada durante os 90 minutos. Os zagueiros do Vitória erraram no início do primeiro tempo; os zagueiros do Goiás erraram no final do primeiro tempo e no final do segundo tempo. O jogo só terminou empatado porque o atacante Soares estava em posição de impedimento e desviou a atenção do goleiro Rodrigo Calaça, quando Ramon fez o gol (anulado), antes do gol de Soares (o gol do empate). O Vitória teria vencido não fosse esse detalhe.
Terminado o jogo, o repórter Roque Santos, da Rádio Metrópole FM, tentou ouvir o treinador Leão na saída do campo. Não devia, mas tentou sair na frente dos outros. Nenhum pecado mortal. O truculento Leão reagiu como se estivesse sofrendo um ataque marginal. Atrás dele, alguns jogadores partiram para uma briga típica de moleques de rua.
O repórter Roque Santos foi a nocaute após ter recebido um violento soco do atacante Rafael Moura. Ainda bem que nenhum torcedor nem jogador do Vitória tomou partido da situação. Até a polícia demorou para entrar em ação. O espetáculo covarde, promovido pelo time goiano, relembra outras situações protagonizadas pelo truculento Emerson Leão. A impunidade o premiou, sempre.
Dessa vez, ele (Leão), o zagueiro Marcão, o meia Romerito e o atacante Rafael Moura não passaram impunes. Imediatamente, o major Marcelo Adans, comandante do policiamento, intimou os brigões e os conduziu à 10ª Delegacia, no bairro Pau da Lima, em Salvador, próximo ao estádio Barradão, onde foram tomadas as medidas cabíveis.
Deve ter sido patético, no caminho para a Delegacia, dentro da Van da PM, cara-a-cara, os agressores e o repórter Roque Santos com a boca quebrada e ensanguentada. Todos em silêncio, tipo meninos travessos do colégio primário, em tempos de infância, punidos pelo diretor. A diferença é que o diretor puniria mesmo. Em casa, os brigões ainda seriam punidos de novo. Nesse caso... Vergonha!
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Internacional Board é brasileira?

terça-feira, 20 de julho de 2010
Magno Alves na mira do Ceará
O atacante Magno Alves de Araújo, 36 anos, pode ser o novo contratado do Ceará Sporting. A diretoria alvinegra estaria esperando uma resposta do jogador até a noite dessa terça-feira, segundo uma fonte. O treinador Estevam Soares seria a ponte que abriu a negociação, mas a diferença financeira entre as duas propostas estaria sendo a principal barreira.
O baiano Magno Alves é, comprovadamente, artilheiro desde que apareceu no Valinhos (SP), Independente (SP), Araçatuba (SP), Criciúma (SC) e chegou ao Fluminense (RJ), em 1998. Daí em diante escreveu o nome nas artilharias das competições que disputou.
No Fluminense, foi destaque no Torneio Rio/São Paulo e na Copa João Havelange marcou 20 gols. Fez cinco gols na goleada de 6 x 1 sobre o Santa Cruz. Ajudou o Flu a ganhar o Campeonato Brasileiro da Série C, em 1999.
Em 2001, foi artilheiro do Brasileiro com 11 gols e chegou à seleção brasileira no grupo que disputou a Copa das Confederações. Também ajudou a ganhar o Carioca de 2002. Como tantos outros, abriu o caminho de ida para o futebol da Ásia.
Em 2003, mudou-se para o Jeonbuk FC (Coréia do Sul); em 2004, foi para o Oita Trinita (Japão); em 2006, para o Gamba Osaka (Japão); em 2007, para o Al-Ittihad (Arábia Saudita); ainda em 2008, foi para o Umm-Salal, onde fez 36 gols em 45 jogos - sua maior marca no exterior.
Mas nesses sete anos de Ásia, Magno Alves nunca mergulhou em crise de gols. Apenas uma desconfiança é natural quando o jogador está retornando do exterior e nunca é demais perguntar. Magno ainda tem a mesma velocidade e explosão?
No Campeonato Brasileiro não basta ter faro de gol. A última experiência que o Ceará Sporting teve mostrou bem esse detalhe. Quem não lembra do atacante Rômulo?
sexta-feira, 16 de julho de 2010
"Guerra fria" ameaça a Copa 2014

quarta-feira, 14 de julho de 2010
Ceará x Corinthians, o retorno
O retorno, de novo!
Depois de um mês separados pela Copa do Mundo, Ceará Sporting e a torcida voltam a se encontrar no estádio Castelão. O cartaz não poderia ser melhor: Ceará x Corinthians - pela 8ª rodada do Brasileiro da Série A. O horário não poderia ser pior: 21h50min. É hora de saber quem ganhou e quem perdeu com a parada do campeonato enquanto assistíamos a Copa da África do Sul.
Ceará e Corinthians estão rigorosamente iguais na classificação: 81 % de aproveitamento, 17 pontos ganhos, 5 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota. O desempate só acontece em dois critérios importantes: O Coringão fez 15 gols, o Vovô fez 7; o Coringão sofreu 8 gols, o Vovô somente 1; apesar disso, a vantagem do Coringão é de apenas 1 gol de saldo.
Deve-se levar em conta o detalhe que o ataque do Corinthians marca mais que o ataque do Ceará. Também conta o detalhe que a defesa do Ceará sofre menos gols que a defesa do Corinthians. Esse tira-teima acontece logo mais aos olhos de 40 mil fanáticos torcedores do Vovô.
Na história, o Corinthians leva vantagem. Foram 13 jogos: 1 vitória do Ceará, 8 vitórias do Corinthians e 4 empates. O Ceará venceu o Corinthians, aqui em Fortaleza, por 1 x 0, pelo Brasileiro da Série A, em 1977. Faz tempo! Os dois últimos jogos ocorreram, em 2008, pela Série B: 2 x 2, no Castelão; 2 x 0 para o Corinthians no Pacaembu.
O Ceará volta a campo com treinador novo em lugar de PC Gusmão, que trocou o clube pelo Vasco da Gama. Estevam Soares começa o trabalho sem os titulares Anderson (zagueiro) e Heleno (volante). Com Heleno, o time joga com três zagueiros e três volantes ao mesmo tempo. É a diferença. O Corinthians não conta com Ronaldo Nazário, Jorge Henrique e Dentinho. Faltas relativas.
Ceará Sporting: Diego, Jorge Luiz, Fabrício e Erivelton; Oziel, Michel, João Marcos, Geraldo e Ernandes; Misael e Washington. Treinador: Estevam Soares.
Corinthians: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias (Paulinho), Bruno Cesar e Danilo; Defederico e Iarley. Treinador: Mano Menezes.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ).
domingo, 11 de julho de 2010
Fórlan é símbolo sul-americano

Paciência, prefiro não torcer!

terça-feira, 6 de julho de 2010
Holanda chegou, Alemanha campeã
Estou bem nos palpites.
Continuo acertando os vencedores dos jogos da Copa 2010 da África do Sul. O meu coração sul-americano, contagiado pela porção africana, pendia para os uruguaios, mas a razão mostra que os holandeses estão jogando uma bola redonda, competitiva e letal. A raça uruguaia não superou a qualidade do futebol jogado por eles, regado a frieza e um pouco de manha.
Aliás, com quem os europeus aprenderam a ser malemolentes, cheios de artimanhas, com pitadas do comportamento sul-americano? É verdade que não têm a mesma ginga, mas aprenderam o suficiente para irritar a seleção brasileira, desestabilizar todo o time e tirar proveito disso.
A seleção da Holanda chegou à final do mundial, é fato. Agora, aposto na seleção da Alemanha, dona de um futebol "trator", de muita força. A Espanha joga um futebol mais leve, mais próximo da Holanda, portanto, sujeito a ser "atropelado" pelos alemães.
Às vezes, a prática mostra outra realidade. De qualquer maneira, imagino a decisão entre Holanda x Alemanha. Os deuses do futebol serão injustos se comungarem com a ausência dos alemães na final. Eles são os melhores desde o início. Fizeram 13 gols e sofreram apenas dois até agora.
E já adianto. Aposto na Alemanha também no jogo final.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Impedimento e a mão de Suárez
O atacante Suárez, do Uruguai, joga no Ajax da Holanda e fez 49 gols em 48 jogos pela última temporada daquele país. Artilheiro com aproveitamento de quase 100 %. Nenhuma dúvida quanto a competência dele dentro da área (adversária). Agora, dentro da área (dele), jogando com as mãos, ninguém esperava tanta competência.
A defesa que Suárez fez, no jogo contra a seleção de gana, classificou o Uruguai e rendeu-lhe elogios de vários goleiros. No futebol, assim como na vida, é preciso apostar. Suárez apostou e ganhou. Se não tivesse dado certo teria causado uma polêmica discussão de opiniões divididas. Vai ser sempre assim. Bom que Suárez acertou.
Um detalhe: vejam que o debate acima é motivado pela dúvida da posição de impedimento de um jogador de Gana. É claro que o assistente, o árbitro, seja lá quem for (menos a câmera), não teria condição de marcar um impedimento como esse. Por isso, continuo defendendo que a regra de impedimento em vigência é cruel para os árbitros. Carece de modificação.
A Fifa tem medo de facilitar as situações complicadas no futebol. Não vejo como tornar as coisas mais fáceis pode tirar a graça do futebol. Que graça tem um time perder com jogada irregular, como o México perdeu para a Argentina, por 3 x 1, com aquele gol do argentino Tevez? Se o Suárez não comete o pênalti e a bola entra, o debate agora seria em torno de injusta desclassificação do Uruguai.
Que a Fifa seja contagiada pela coragem de Suárez!
sexta-feira, 2 de julho de 2010
LARANJA indigesta e melhor

quinta-feira, 1 de julho de 2010
Provocações Holandesas
