Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 3 de outubro de 2009

    VANTAGENS ALVINEGRAS NO CLÁSSICO-REI

    A história do clássico-rei Ceará x Fortaleza (seguindo mando de campo) é rica em números. As pesquisas só não apontam o maior artilheiro de todos os clássicos. Terá sido José Geraldo Olímpio de Souza, o Geraldino Saravá (foto), hoje com 59 anos de idade? O certo é que ele fez 98 gols no estádio Castelão, na década de 1970, jamais tendo sido superado por outro goleador.
    -
    Geraldino Saravá jogou no Ceará e Fortaleza, além de Tiradentes e Ferroviário. A missão dele com as quatro camisas foi balançar as redes adversárias. No clássico-rei, contribuiu com os 724 gols marcados pelo Ceará e com os 706 marcados pelo Fortaleza nos 525 jogos realizados.
    -
    Dúvidas à parte, o Ceará sempre esteve com a vantagem quando o assunto é clássico-rei. São 178 vitórias do alvinegro, 160 do tricolor e 182 empates. O primeiro clássico, em 1918, terminou com vitória do Ceará, por 2 x 0. No último, o placar foi 1 x 1, mas o Fortaleza ficou com o título do estadual 2009.
    -
    Na história dos tabus, o Fortaleza já chegou perto, mas a vantagem ainda é alvinegra. Foram 17 jogos sem perder (13 vitórias e 4 empates), em 10 anos, de 1943 a 1953. Dos 31 títulos conquistados nos estaduais, o Ceará levou 16 - um a mais que o rival.
    -
    O Fortaleza corre para diminuir essas diferenças. No clássico dessa noite, 28ª rodada da Segundona, o alvinegro está no topo da classificação (começou no G-4) e o tricolor na ponta de baixo (na Z-4). O Ceará sofre assédio de concorrentes como Figueirense, São Caetano e Portuguesa. O Fortaleza segue a trilha das batalhas (duas vitórias seguidas) para evitar o rebaixamento.
    -
    Por isso tudo não dá para conceber o clássico de nº 526 sem um vencedor. Um empate não serve para ninguém, nem para o baú de números. Como favorito, o Ceará entra em campo mais tranquilo. Se perder, segue tranquilo. O Fortaleza vive um mundo de incertezas. Se perder, segue afundado no medo da degola.
    -
    FICHA TÉCNICA:
    -
    Ceará x Fortaleza
    -
    Estádio Plácido Aderaldo Castelo - Castelão (Fortaleza)
    Segundona do Brasileirão - 28ª rodada
    3 de outubro de 2009 - sábado - 21h
    Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (PE)
    -
    Ceará - Lopes, Boiadeiro, Anderson, Erivélton e Fábio Vidal; Michel, Careca, João Marcos e Geraldo; Wellington Amorim e Mota. Técnico: PC Gusmão.
    -
    Fortaleza - Douglas, Dedé, Gilmack, Édson e Everaldo; Leandro, Coutinho, Cristian (Ticão ou Nicácio), Élton e Ricardinho; Luiz Carlos. Técnico: Roberto Fernandes.

    Ouça o jogo pela Rádio Globo Fortaleza: www.radioglobofortaleza.com.br

    Acompanhe o resultado e a classificação, em tempo real, pelo Artilheiro: http://www.artilheiro.com.br/v2/aovivo.asp?camp=5

    Nenhum comentário: