Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 26 de outubro de 2009

    CHINESINHO HERDA MALDIÇÃO DO VESTIÁRIO

    Em pé: Cícero, Pedro Basílio, Zé Paulo, Wilkson , Joãozinho e Douglas. Agachados: Nado, Rubens Salim, Erandy, Chinesinho e Mimi. Time do Fortaleza da década de 1970.
    -
    Francisco Gomes de Sousa, hoje com 62 anos de idade, já não tem a força que o notabilizou como médio-volante nas peladas do bairro Varjota. Dalí, guiado pelo supervisor do Calouros do Ar, Martins Monteiro, esbanjou vitalidade. Naquela época, sobrava qualidade técnica, mas a preparação física deixava a desejar. Os massagistas aplicavam os famigerados "complexos" para aumentar a correria em campo e as agulhas contaminavam muitos jogadores.
    -
    Centenas de ex-jogadores herdaram a Hepatite C, uma inflamação no fígado, que pode levar à morte toda pessoa que não iniciar logo o tratamento. Chinesinho faz parte dessa estatística e lembra bem dos "complexos" que tomou para aumentar o fôlego. O ex-lateral da Seleção Brasileira, Marinho Chagas, também lembra que "antigamente, os médicos usavam aquelas agulhas de ferro. Depois da primeira aplicação, continuavam aplicando em outras pessoas".
    -
    O que antes era um "complexo" para esbanjar fôlego a milhares de torcedores, hoje virou pesadelo para esses ex-jogadores. Chinesinho, longe da plateia, assistido pela esposa, D. Rina Márcia, luta contra a doença com a ajuda de outros "complexos" e tratamentos caros. Não só a torcida desapareceu. No caso dele, felizmente a família o segue até hoje.
    -
    O quadro de saúde de Chinesinho ficou mais grave há cerca de um ano. As dificuldades aumentaram. A Agap - Associação de Garantia ao Atleta Profissional, como a maioria dessas entidades, não tem ajudado na proporção da necessidade do ex-jogador. Para D. Rina, toda ajuda é válida, e disponibiliza até o telefone pessoal: 0xx-85-9625-6285.
    -
    Fica o alerta aos que insistem em contrariar a lei natural do corpo e aos que se arriscam compartilhando drogas e seus métodos de uso.

    Um comentário:

    Anônimo disse...

    Excelente reportagem,sobre o craque Chinesinho.

    Infelizmente esse ex jogador teve fim tragico com sua morte hoje pela manhã,seu corpo está sendo velado na sede do clube (Fortaleza)