Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 13 de outubro de 2009

    SÓ CATARINENSES E MINEIROS LONGE DA DEGOLA

    Faltam nove rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro e as Séries 'A' e 'B' , apesar dos pontos corridos, continuam mexendo com a emoção do torcedor. Na Série 'A', a rivalidade incendeia torcedores do líder Palmeiras, do vice São Paulo e do Corinthians (oitavo colocado), que está longe de repetir a campanha do ano passado. O título da Copa do Brasil garante-lhe vaga na Libertadores, evitando um clima tenso.

    Os cariocas estão divididos entre o aumento de chances do Flamengo de chegar a uma das vagas da Libertadores e a iminente queda do Fluminense para a Série 'B', enquanto o Botafogo sofre para não seguir o Flu. O Vasco da Gama está repetindo o Corinthians de 2008 e voltando para a Série 'A'. Os mineiros e gaúchos também estão divididos entre Libertadores e Sul-Americana.

    Os pernambucanos estão afundados no Z-4 e disputam o título de menos pior. Baianos e goianos vão além da disputa de vagas. Estão em divisões diferentes e posições diferentes, provocadoras. O Goiás sonha com a vaga da Libertadores e o Atlético goianiense sonha em subir para a Série 'A'. Já o Vila Nova ainda corre o risco de despencar para a Série 'C'.

    Enquanto o Vitória luta para garantir vaga na Sul-Americana, o Bahia luta para não parar na Série 'C', de novo, alimentando a emoção entre os rivais da Boa Terra. No Paraná, Atlético e Coritiba também andam juntos. Estão entre o Z-4 e a Sul-Americana, posições delicadas na reta final da competição.

    Os norte-rio-grandenses também estão afundados no Z-4 da Série 'B'. Dificilmente saem de lá, gerando um clima de comoção geral. No Ceará, posições inversas. O Fortaleza luta, desesperadamente, para fugir do Z-4, enquanto o Ceará avança no G-4 da Série 'B', garantindo permanência até a 30ª rodada, mesmo que perca para o Brasiliense.

    Enfim, somente um pequeno grupo, que está na zona intermediária da classificação, pode abrir a rede e dormir o sono dos inocentes. Na Série 'B', se não chegarem mais ao G-4 estarão longe da degola do Z-4. Na Série 'A', por isso é elite, até a 13ª posição são disputadas vagas da Libertadores, pré-Libertadores e Sul-Americana. Três (14º, 15º e 16º) não ganham nada e os últimos quatro descem para a Série 'B'.

    Nas duas divisões, somente os clubes mineiros e catarinenses estão livres da ameaça de rebaixamento. Ainda assim, as torcidas rivais têm motivos para torcer contra e a favor. Em Florianópolis, por exemplo, a torcida do Figueirense sonha com a Série 'A', enquanto a torcida do Avaí começa a se contentar com, pelo menos, uma vaga na Sul-Americana.

    As fanáticas torcidas rivais de Pernambuco e Rio Grande do Norte não têm motivos para polemizar. Com péssimas campanhas, Náutico e Sport (PE), América e ABC (RN) agonizam juntos à beira do rebaixamento. Está se desenhando um quadro dos mais negros para o futebol nordestino, que responde espetacularmente na arquibancada, mas tragicamente em campo.

    Nenhum comentário: