Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sexta-feira, 22 de julho de 2011

    Bernardes na mira do Fortaleza

    Último clube de Bernardes foi o Duque de Caxias/RJ

    Depois do anúncio de aposentadoria do treinador Ferdinando Teixeira, o Fortaleza bateu em várias portas até acertar a contratação do carioca Arthur Bernardes, 56 anos, com 23 anos de experiência na função (metade do tempo no exterior) e dois títulos conquistados (Espanha, em 1990, e Emirados Árabes, em 1997). Marcelo Villar e Arnaldo Lira disseram não ao tricolor. O primeiro teve reajuste de salário no Treze/PB e o segundo fez uma proposta de Série A.

    Arthur Bernardes treina a terceira equipe brasileira depois que retornou da Coréia do Sul, onde comandou o Jeju United FC nas temporadas de 2008 e 2009. Retornou ao Brasil ano passado, quando treinou o América/RJ de Romário até o final da Copa Rio. Em setembro, assumiu o Duque de Caxias para disputar o Campeonato Carioca, mas os maus resultados forçaram sua saída em março deste ano.

    Ainda lembro de Arthur Bernardes no Esporte Clube Bahia, em 1994 (nessa época eu cobria o Vitória), quando o Esquadrão de Aço foi campeão baiano. O técnico campeão, no entanto, foi Joel Santana, que substituiu Arthur Bernardes e deu uma arrancada para o título com um empate no Ba x Vi, em 1 x 1, gol de Raudinei no último minuto.

    Depois que saiu do Bahia, Arthur Bernardes foi treinar o Clube Futebol União, na Ilha da Madeira, em Portugal. Antes do Bahia, Bernardes treinou Madureira/RJ, América/MG, Atlético/MG, Sport/PE, América/SP, Fluminense/RJ, Goiás/GO e Marília/SP.

    Depois que voltou de Portugal, Bernardes passou pelo Flamengo como assistente, em 1995, e seguiu para o mundo árabe, onde trabalhou em sete equipes, durante um período de dez anos, com duas saídas para o Alianza de Lima, no Peru, e Botafogo/RJ.

    Depois que retornou, definitivamente, do mundo árabe, Bernardes treinou o Marília/SP e o Juventus/SP. Em 2008, fez a primeira incursão no futebol coreano e retornou ao Brasil depois de duas temporadas. Como é fato, trata-se de um treinador com larga vivência no futebol do mundo árabe, passagens pelo futebol português e coreano.

    Apesar das notícias dando conta da contratação do treinador Arthur Bernardes pelo Fortaleza, o site do clube nada publicou sobre o assunto até o momento da publicação deste post. O presidente Osmar Baquit teria confirmado um encontro com o treinador, ainda esta tarde, aqui em Fortaleza, para definir a contratação de forma oficial.

    Um comentário:

    Anônimo disse...

    Menos mal esse Artur Bernardes. Lira seria piada de mau gosto. Torcedor tem memória curta mas eu não. Nunca vou me esquecer o papelão que esse palhaço vendido do Lira no comando do FEC fez na decisão do turno em 1999. Fortaleza venceu o 1o jogo o ceará por 2x1 com 2 gols de Gleysson. Na semana de intervalo entre o 1o e o 2o jogo, o ceará de maneira que lhe é peculiar, só para conturbar o ambiente, fez proposta para o Lira ir para lá. Lira chegou inclusive a conversar com o Moésio Loyola NO AR na antiga Radio Assunção confirmando a proposta e assumindo q era muito boa e que estava balançado a aceitar. Acabou ficando pelas pressões, dizendo que seria anti-ético, etc, mas na final do turno, onde o FEC podia perder até por 10x0 que o jogo iria para as penalidades, retrancou o time mesmo depois do ceará fazer 1x0. Pior, substituiu o autor dos dois gols do 1o jogo por um volante, Sandro Gaucho, jogador indicado por ele na época, e que viria a perder um dos penaltis na decisão nos penais. Dias depois, Lira se apresentava no ceará, e algum tempo depois este mesmo jogador que perdeu o penalti também. Vcs sabiam dessa história? Pois é... Seria o Lira entrando por uma porta no PICI, e milhares de torcedores que tem memória como eu se afastando em protesto.