Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 3 de maio de 2011

    Nostalgias do velho/novo estádio PV

    As duas fotos, distintas, simbolizam o realismo do tempo, esse espaço imaginário entre um acontecimento e outro. Quem testemunha o transcurso do tempo nem sempre percebe as mudanças que causam modificações físicas em tudo que nos rodeiam. Aí estão fotos, à esquerda, do Estádio Municipal, erguido na área do Campo do Prado, em 1941; à direita, do Estádio Presidente Vargas, reformado no mesmo local, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1187 - bairro da Gentilândia.
    -
    Naquele distante e nostálgico 1941, o estádio da municipalidade fortalezense tinha arquibancadas de madeira, uma cerca de madeira entre a torcida e o gramado, nenhum recurso tecnológico, mas surgia como a grande novidade da época. O Gramado, que substituia o barro, molhado antes das partidas, era a principal novidade.
    -
    Com o passar tempo, o Estádio Municipal ganhou placar manual, arquibancada de cimento, refletores, dependências para a imprensa trabalhar, pequenas reformas na fachada e até novo nome para homenagear o estadista Getúlio. Como a metamorfose da natureza humana, o então PV foi "encolhendo" e "enrugando".
    -
    No espaço que recebeu 42 mil torcedores para o jogo entre Ceará 0 x 1 Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, em 1971, só é possível receber, agora, 20.600 torcedores. A cerca de madeira, que virou alambrado, deu lugar a uma barreira de vidro, o garoto do placar vai acionar o equipamento a partir de computadores, "olhos" eletrônicos vão "dedurar" os baderneiros, entre outras modernidades.
    -
    Só não mudou o gramado. Ele continua um tapete oferecido ao desfile dos craques, embora castigado pelo movimento das obras. No mais, tudo mudou. Até os craques estão escassos, as tardes de domingo não têm mais o mesmo charme; sentar na arquibancada, comer goloseimas e esperar o horário do jogo com o radinho de pilha colado no ouvido não é mais uma opção de tanto prazer nos tempos de hoje.
    -
    Coisas do tempo. E nem sempre é possível voltar no tempo. Assim como o septuagenário PV ficou "novinho em folha", seria sensacional se tivéssemos de volta tudo que dá saudades aos que ainda se lembram das românticas tardes de domingo no Estádio Municipal, que nem precisava de delegacia e juizado.
    -
    A espera e a polêmica em torno da reinauguração do Estádio Presidente Vargas aguçou a curiosidade de todos - saudosistas e contemporâneos. Eu espero um PV, realmente novo em todos os aspectos. Espero, até, que os deuses da bola devolvam partidas memoráveis, decisões espetaculares e que os torcedores derrotados saibam aceitar a festa dos vencedores como nos tempos dos "geraldinos".
    -
    Aliás, os deuses do futebol já deram uma mãozinha. Não poderíamos ter um retorno melhor. Duas decisões seguidas para tirar o fôlego do torcedor alvinegro e do torcedor adversário. Primeiro, o Ceará decide o título do 2º turno do Cearense 2011, contra o Guarani de Juazeiro; depois, o mesmo Ceará decide classificação na Copa do Brasil, contra o Flamengo.
    -
    Viva o novo PV!

    Nenhum comentário: