Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quarta-feira, 18 de maio de 2011

    Coritiba trava a Carroça do Ceará

    Ninguém esperava por um Coritiba afoito para cima do Ceará, nesse primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil 2011, no Estádio Presidente Vargas; por outro lado, ninguém esperava por um Coritiba tão retraído como foi durante os 90 minutos. O Ceará teve mais volume de jogo, mas o adversário foi perigoso ainda assim. O empate, em 0 x 0, penalizou o Ceará, mas não foi o fim.
    -
    O treinador Marcelo Oliveira mudou a estratégia do Coxa sem nenhuma cerimônia. O time valente, agressivo e goleador não entrou em campo. Até o setor dos meias, a ordem era marcar. Somente os dois atacantes Anderson Aquino e Leonardo tiveram mais liberdade.
    -
    A ordem clara era não dar liberdade aos meias Geraldo e Thiago Humberto, além do atacante Iarley. Até o meia de criação Davi se ocupou mais da marcação. Travado com faltas seguidas, o Ceará não conseguiu criar claras oportunidades de finalização. Durante todo o jogo, o Ceará teve mais volume de jogo enquanto o Coritiba encaixou os contra-ataques mais perigosos.
    -
    O goleiro alvinegro, Fernando Henrique, evitou dois gols certos. No primeiro tempo, aos 44', espalmou uma bola chutada por Lucas Mendes, quando a torcida do Coxa já contava com o gol. No segundo tempo, aos 28', FH tirou outra bola colocada com precisão pelo atacante Leonardo.
    -
    O Ceará só ameaçou o Coritiba, aos 29', quando o lateral Vicente acertou um chute forte, mas o goleiro Edson Bastos fez defesa arrojada. O Coritiba ainda levou vantagem sobre o Ceará no desgaste físico. Como correu menos, terminou o jogo com mais fôlego. O calor não foi o adversário que alguns acreditavam.
    -
    O treinador do Ceará, Vagner Mancini, foi surpreendido com a contusão do zagueiro Fabrício. Perdeu uma alteração. Além do mais, trocou o criativo Iarley pelo velocista Osvaldo. Poderia ter tirado Washington para dar mais movimentação. Depois, tirou Thiago Humberto para a entrada de Marcelo Nicácio. Perdeu o balanço do meio até porque Geraldo cansou.
    -
    Enfim, o Coxa atingiu o objetivo pela metade. Não sofreu, mas não fez gols. Esperava surpreender o Ceará nos contra-ataques e não surpreendeu. Leva a decisão para perto da torcida. Talvez, Vagner Mancini não esperasse um adversário tão fechado e deixou escapar a oportunidade de pressionar um pouco mais. Lá, vai ter de imitar o Coritiba desse jogo.
    -
    Entendo que o empate sem gols não foi o fim para os alvinegros. No entanto, sinaliza que o time precisará fazer e não levar gols lá no Estádio Couto Pereira. Pode até classificar com empate com gols. O Coxa volta para casa aliviado, apostando naquele time que não entrou em campo aqui. É o tal do regulamento. Nessa hora, é preciso não ter vergonha de respeitar, porém sem medo.

    Nenhum comentário: