Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 30 de maio de 2009

    CUIABÁ APARECE COMO ZEBRA ENTRE SUBSEDES PARA A COPA

    O presidente da Fifa - Federação Internacional do Futebol, Joseph Blater, vai anunciar nesse domingo, dia 31, a relação das 12 cidades brasileiras que vão sediar a Copa do Mundo de 2014, mas a imprensa mundial já anuncia como certas as seguintes capitais: Manaus (Norte), Recife, Fortaleza, Natal e Salvador (Nordeste), Rio, São Paulo e Belo Horizonte (Sudeste), Cuiabá e Brasília (Centro-Oeste), Curitiba e Porto Alegre (Sul).
    É verdade que a inclusão de Manaus é estratégia turística, mas a inclusão de Cuiabá deixa uma interrogação. Técnicamente, até Maceió havia recebido nota de aprovação, sem falar em Belém que não aparece na provável lista de subsedes.
    As capitais Campo Grande, Cuiabá e Goiânia foram as três excluídas do projeto de mobilidade urbana que a ministra do Turismo, Marta Suplicy, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto visa melhorar as instalações das principais cidades brasileiras para receber os jogos do Mundial de Futebol.
    O plano tem tudo a ver com o interesse do turismo e agrega contribuições de outros departamentos, como os ministérios dos Transportes, das Cidades e dos Esportes, com investimentos de 38 bilhões e quinhentos milhões de reais a serem aplicados em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Olinda, Natal, Maceió e Brasília.
    O projeto foi baseado em um estudo contratado pelo Ministério do Turismo, abrangendo a observação de investimentos realizados na Copa do Mundo da Alemanha, realizada em 2006, nas reformas e instalações ocorridas na China para receber a Olimpíada deste ano, e por fim, nas ações em andamento na África do Sul, visando o Mundial de 2010.
    Ainda resta saber em quais cidades acontecerão a solenidade de abertura e o jogo final do Mundial de 2014. Os candidatas mais fortes são as cidades de São Paulo e Rio / Brasília e Rio / Brasília e São Paulo respectivamente.

    Nenhum comentário: