Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 30 de maio de 2009

    NÃO SOU FUMANTE, MAS NÃO PARO DE FUMAR. FAZER O QUÊ?

    Eu não sou fumante, mas sou fumante passivo. Inconsequente trocadilho que me coloca no grupo de risco dos que engordam as estatísticas anuais das vítimas do tabagismo. No Brasil, mais de 200 mil pessoas morrem todos os anos, vítimas de algum câncer relacionado com o uso do fumo. Quem não tem uma pessoa conhecida nessa indesejável lista?

    Como parte da luta contra o fumo, comemora-se nesse domingo, 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do fumo e seus derivados.

    Essa data é assinalada, anualmente, por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo. O hábito de fumar, independentemente da qualidade, quantidade ou frequência é considerado pela OMS como a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

    A OMS indica que a publicação de avisos dos males causados pelo fumo nos maços de cigarro e em outras embalagens de produtos derivados do tabaco constitui uma das armas mais eficazes para combater a epidemia mundial do tabagismo sobre a saúde. Cerca de doze países no mundo têm usado essas mensagens com sucesso.

    Anualmente, a indústria tabagista gasta dezenas de milhões de dólares para promover o consumo do tabaco, principalmente entre as camadas mais jovens. "Mais da metade dos fumantes acabarão por morrer e pessoas expostas ao fumo passivo também estarão em situação de risco”, alerta a OMS.

    Fumar faz mal à saúde. É preciso agir agora para salvar milhares de vidas. Para a OMS, o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer; 90% das mortes por câncer no pulmão; 97% da ocorrência de câncer na laringe; 25% das mortes por doença do coração; 85% das mortes por bronquite e enfisema; 25% das mortes por derrame cerebral e por 50% dos casos de câncer de pele.

    Os outros tipos de cânceres relacionados com o uso do fumo são: câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga e colo de útero. O fumo está associado a um aumento de risco de uma diversidade de cânceres. Dos quase 5.000 componentes do fumo, mais de 50 demonstraram ser cancerígenos.

    Um comentário:

    Soraya Piancó disse...

    excelente alerta, esperamos que as pessoas abram os olhos pra esse grande mal. Parabéns!!!