Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

    Luzimar só pecou antes do clássico

    Um dia depois da vitória do Ceará sobre o Fortaleza, no primeiro clássico-rei da temporada, continuam as reclamações dos tricolores em relação ao desempenho do árbitro Luzimar Siqueira. Nesse aspécto, francamente, não vejo o que reclamar. Erros ele cometeu, mas nenhum que comprometesse o placar do jogo. O pecado de Luzimar foi ter apitado um jogo amador, no interior do Estado, 24 horas antes do clássico. Pelo pecado, será julgado pela comissão de arbitragem da FCF. O time do Fortaleza apresentou deficiências previsíveis. Começou bem, atacando forte, estrangulando as laterais do Ceará, mas não suportou o ritmo forte até o final. No segundo tempo, Dimas Filgueiras colocou Sérgio Mota em campo e ativou a criatividade que faltava no meio-campo do Ceará. Era só isso que faltava para gerar os gols. O Fortaleza não conseguiu superar as dificuldades técnicas. A saída do atacante Léo Andrade, por contusão, criou problemas táticos no ataque. Flávio Araújo trocou o atacante Felipe Klein pelo meia Luciano Henrique e não obteve resposta positiva. O meia Cleiton entrou no lugar do lateral Roniery e também não rendeu o esperado. O tricolor terminou com Tatu isolado no ataque. Pagou caro. A vitória do Ceará foi justa, sim!

    sábado, 29 de janeiro de 2011

    Medos do primeiro clássico-rei

    Primeiro clássico-rei do Cearense 2011, na 6ª rodada, não foge à regra: teinadores indecisos, bastidores agitados, jogadores concentrados sem a certeza que vão vestir a camisa titular e alguns deles sofrem as primeiras cobranças pelo que representam em suas equipes.
    -
    O Ceará Sporting é favorito, sim. A vantagem alvinegra, no entanto, não esconde os problemas coletivos e individuais. Por isso, o treinador Dimas Filgueiras (foto 1) admite mexer na escalação da equipe. O Fortaleza sabe que precisa surpreender o adversário, em vários aspéctos, para compensar as dificuldades momentâneas. Daí, o treinador Flávio Araújo (foto 2) ter escondido o treino apronto e a formação do time.
    -
    O Ceará não tem o que esconder. O que resta saber é: Sérgio Mota começa no meio-campo ou não? Caso comece, Geraldo ou Nicácio sai. Acho que a tendência será a saída de Geraldo com a manutenção de Iarley no meio. A segunda alternativa seria a entrada de Osvaldo no lugar de Nicácio. Assim, Dimas teria duas boas opções para mexer no time, ao longo do jogo, caso as alterações não melhorem a criatividade e as finalizações.
    -
    O Ceará jogaria com Fernando Henrique, Boiadeiro, Cléber, Erivélton e Vicente; Michel, João Marcos, Geraldo (Sérgio Mota) e Iraley; Marcelo Nicácio (Osvaldo) e Jr. Pipoca. A terceira opção seria a entrada do volante Heleno, formando uma linha de três zagueiros, mas as maiores preocupações para o início do jogo não estão no setor defensivo.
    -
    Flávio Araújo reconhece as dificuldades técnicas e táticas de um time em formação. Além disso, alguns jogadores estão rendendo abaixo do esperado, a exemplo do zagueiro Menezes, do meia esquerda Cleiton e do meia Luciano Henrique. A primeira providência foi escalar Roniery na lateral direita em lugar de Felipe Almeida. A sensação é que o Fortaleza vai jogar no 3 x 5 x 2.
    -
    Vamos simular dois planos. Plano 1 (4 x 4 x 2), o time jogaria com Fabiano, Roniery, Plínio (Gilmak), Menezes e Guto; Leandro, Marcos Paulo (Gilmak), Luciano Henrique e Cleiton; Tatu e Léo Andrade. O volante Ricardo Baiano, que estava suspenso, não reaparece nem no banco de reservas. Para mim, é um sinal de mudança de esquema tático.
    -
    Plano 2 (3 x 5 x 2), o time jogaria com Fabiano, Plínio, Gilmak e Menezes; Roniery, Leandro, Luciano Henrique, Cleiton e Guto; Tatu e Léo Andrade. No plano 1, Flávio mexeria menos na equipe e não mudaria o desenho tático; no plano 2, a mudança tática seria mais significativa. Apenas o treino secreto da sexta-feira seria o suficiente? Eis a questão!
    -
    Tudo isso é muito natural às vésperas de clássico. Na maioria das vezes, depois que a bola rola, os treinadores perdem o controle da situação e os jogadores mais lúcidos e equilibrados decidem o destino da partida. Por isso, as cobranças sobre Sérgio Mota, Geraldo, Iarley, Jr. Pipoca (pelo Ceará), Luciano Henrique, Cleiton, Tatu e Léo Andrade (pelo Fortaleza).
    -
    Que a torcida tenha comportamento exemplar, e seja premiada com uma boa partida, à altura de memoráveis clássicos-rei registrados na história do futebol cearense.

    sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

    Morra o boi, viva o carrapato!

    Só era o que faltava para fugir das guerras de gangues nos estádios. Quem não comprar ingresso antecipadamente não terá como fazê-lo, nesse domingo, no estádio Castelão, para assistir ao clássico Fortaleza x Ceará. A Polícia Militar teria sugerido o fechamento das bilheterias para administrar melhor a entrada dos torcedores tricolores e alvinegros. O Ceará não teria gostado, mas o mando de campo é do Fortaleza.
    -
    A falta de firmeza das autoridades para acabar com a baderna das torcidas organizadas terminará com estádios vazios em dias de clássicos. Como Pilatos, autoridades e dirigentes vão chegar à conslusão que será melhor confinar o torcedor em casa, e transmitir o jogo pela TV, para evitar os confrontos bestiais entre as facções travestidas de torcidas organizadas.
    -
    É como "matar o boi por causa do carrapato". Perde-se a boiada e a família do carrapato segue viva. Decisões acomodadas, de pouco efeito prático, que criam a impressão de trabalho árduo para resolver o problema. Sem ingressos nas bilheterias, os cambistas estão vibrando. Terão campo livre para atuar, longe dos olhos da fiscalização (inexistente), mesmo proibidos que são, como prevê o Código do Torcedor.
    -
    Quem vier do interior do Estado e quem decidir em cima da hora que vai ao clássico, e não estiver informado, vai dar de cara com bilheterias fechadas e vai cair no colo dos cambistas exploradores. Duvido que essa medida evite confrontos entre baderneiros nas proximidades do Castelão. E nem é preciso lembrar que a avenida Dedé Brasil é o palco preferido deles, sem nenhum combate policial.
    -
    Esse é um problema antigo, em nada mudou. Só aumentou o número de baderneiros com o passar do tempo. Não existia Lei. O Código do Torcedor chegou com promessas de endurecer, mas é muito brando. Eles espancam, roubam, vendem drogas, depredam, matam e nada acontece. Agora, as autoridades querem "matar o boi" para fugir do "carrapato".
    -
    Alagoas aplica o rigor da Lei
    -
    Em Maceió, por determinação da Justiça, as torcidas organizadas "Mancha Azul" (do CSA) e "Comando Alvirrubro" (do CRB) estão proibidas de acompanhar os jogos da 1ª divisão do Campeonato Alagoano de 2011. Com a decisão judicial, o policiamento foi reforçado e tem ordem de prisão para quem desobedecer.
    -
    A liminar está em vigor desde o último domingo (23), quando jogaram CSA x Murici, seguiu valendo para CRB x Corinthians, na última quarta-feira (26), CSA x ASA, nesse domingo, e CRB x ASA, no dia 6 de fevereiro.
    -
    A reação ocorreu após um confronto entre torcidas organizadas do CSA, CRB e Santa Cruz, no último dia 15, com o saldo de um torcedor morto. O jovem Adriano foi golpeado com barras de ferro e pedaços de madeira. Em outubro de 2010, outro torcedor foi assassinado pela torcida do CRB, com três tiros, dentro de um ônibus. O corpo da vítima ainda foi arrastado e espancado na rua.
    -
    Nesses casos quase nada acontece. Ninguém é condenado. Lá, em Alagoas, diferente daqui, pelo menos as autoridades não se apressaram em "matar o boi". A tática é sufocar o "carrapato". A força policial é, naturalmente, maior que a força das torcidas organizadas. Com decisão firme não dá para esperar que o "carrapato" vença e determine a "morte do boi". Pelo menos em Alagoas.

    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

    Cearense 2011 rivaliza e revela

    Vamos atingir a metade do 1º turno (5ª rodada) do Cearense 2011 com as primeiras revelações e surpresas ganhando destaque. Quem diria que o artilheiro seria o atacante Cleiton (foto), da Associação Esportiva Tiradentes, com 4 gols em 4 jogos? Quem diria que o próprio Tigre da Polícia Militar (3º colocado) estaria entre os quatro melhores da competição? Uma revelação (Kaká, 17 anos) também é do Tigre; a outra (Leandro, 18 anos), é do Ferroviário.
    -
    E haja perguntas. Quem diria que o Ferroviário (8º colocado) faria uma campanha tão fraca logo na largada do campeonato? Que o Icasa (10º colocado) iria começar a competição com um time bem inferior àquele que disputou a Série B do Brasileirão? Quem diria que o calouro Guarani de Juazeiro (4º clocado) chegaria tão forte nas primeiras rodadas? E que o Guarany de Sobral (6º colocado), campeão da Série D, seria tão vacilante?
    -
    Fortaleza (1º colocado) e Ceará (2º colocado) estão liderando o campeonato, mas a torcida do Fortaleza tinha "as barbas de molho" até a bola rolar. Bastou o empate, em 2 x 2, com o Limoeiro, fora de casa, para os mais exaltados lançarem dúvidas sobre o trabalho do treinador Flávio Araújo. Ele, por sua vez, acusou os árbitros de estarem prejudicando o tricolor do Pici.
    -
    Nem tanto ao céu nem tanto ao inferno. O trabalho está apenas começando e o Fortaleza está renascendo das cinzas. É preciso não esquecer isso, saber enfrentar as dificuldades e reconhecer as limitações da equipe. Quanto aos árbitros, Flávio exagerou um pouco. É dever de todos entender que o Limoeiro mereceu empatar o jogo e tirou proveito das adversidades - a chuva, entre elas.
    -
    Não é demais lembrar que o Ceará teve dificuldades para vencer o Limoeiro, no Castelão, e só garantiu a vitória, aos 41' do 2º tempo, com gol de Washington em posição irregular. A grita teria sido a mesma se o jogo terminasse empatado. Esquecem que tem um adversário do outro lado.
    -
    Na 6ª rodada, Fortaleza x Ceará vão realizar o jogo mais esperado do campeonato. Será o jogo para rolar cabeças? Sinceramente, não. Mas os "corneteiros" de plantão, lado a lado, não vão perdoar os perdedores. Dimas Filgueiras começa a lançar o time titular, mas ainda não tem entrosamento e condição física ideal. Flávio Araújo tem mais tempo de preparação, mas ainda não formatou o time titular e enfrenta problemas de contusão e disciplina (Ricardo Baiano e Leandro já foram expulsos).
    -
    A pergunta dos torcedores alvinegros e tricolores é: "Quando Sérgio Mota vai estrear no Ceará e quanto Luciano Henrique vai jogar a bola propagada?". Mota pode arrumar o meio-campo do Ceará, mesmo que tenha de mandar Geraldo para o banco, e Luciano Henrique tem a missão de dar a maturidade que o meio-campo do Fortaleza precisa. Eles podem ser o termômetro do clássico-rei.

    sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

    Olho na bola, olho na grana

    Dirigentes do Ceará chegam à 4ª rodada do Cearense 2011 com um olho na bola e outro na grana. Os tricolores estão massageados com as três vitórias, as esperanças renovadas e a paz restabelecida na "selva" Pici. Já os corais... A teimosia de Mirandinha quase leva o time à lanterna isolada.
    -
    Nunca estive interessado em saber quanto o Ceará SC quer ganhar no contrato de televisamento e em quais condições. Sempre quis informar bem, mas meias-verdades dos dirigentes do clube e da Federação Cearense de Futebol tiram todas as chances de informar esse assunto corretamente.
    -
    Enfim, o Ceará assinou o contrato. Nem do jeito que os alvinegros queriam nem do jeito que a FCF impunha antes. A TV teria aberto espaços de publicidade, na área das placas, correspondentes a R$ 120 mil. Quando o assunto é dinheiro, homens civilizados perdem a noção de tudo e fogem da verdade. Até mentem contando "estorinhas de pescador".
    -
    Os dirigentes do Fortaleza EC disseram não saber que o jogo contra o Ferroviário AC, no Castelão, seria transmitido para Fortaleza. Foram desmentidos pelo presidente da Federação, Mauro Carmélio, e não retrucaram. Os corais chegaram a dizer que não assinariam o contrato sem saber que alguém (quem?) já havia assinado o famigerado do jeito que a FCF queria.
    -
    Uma pena. Os dirigentes continuam falando muito e administrando os clubes muito pouco. O Ceará foi a única exceção. Fortaleza e Ferroviário queriam pegar carona estilo "trazeirada", isto é, sem entrar no bonde. Poderiam ter fechado um acordo antes e seria melhor para os três. Por tabela, ainda ajudariam os menores.
    -
    Em campo, Fortaleza e Ceará sobram
    -
    Com a bola rolando, o Fortaleza (9 pg) abriu dois pontos à frente do Ceará (7 pg), três à frente do Tiradentes (6 pg) e cinco à frente do Ferroviário (4 pg), em três jogos. A diferença é que o Ceará ainda não colocou o time titular em campo. Domingo, contra o Quixadá, no Castelão, o alvinegro vai estrear quatro titulares: goleiro Fernando Henrique, meia Sérgio Mota, atacantes Iarley e Jr. Pipoca.
    -
    O Fortaleza também começou a reforçar o time. Na vitória sobre o Itapipoca (3 x 2), no Pici, o zagueiro Gilmak, o atacante Tatu e o meia Luciano Henrique entraram no time. O treinador Flávio Araujo admitiu mais mudanças para melhorar a qualidade da equipe. É bom lembrar que o clássico-rei será realizado na 6ª rodada, próximo dia 30 - o jogo divisor de águas.
    -
    O Ferroviário não parou na lanterna por pouco, graças à teimosia do treinador Mirandinha, que insistiu em deixar o jovem meia-atacante Leandro no banco de reservas, em Horizonte, contra o Quixadá. O Ferrão perdia o jogo até que Leandro entrou no time. Ele e Rômulo viraram o placar e salvaram os corais.
    -
    Resta saber quem é mais quem: Mirandinha teimoso ou os dirigentes de meias-verdades.

    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

    Ceará está sobrando?

    Na segunda rodada do Cearense 2011, a reação da torcida é parecida com o desempenho das equipes dentro de campo. Na enquete do blog, mesmo antes da bola rolar, a torcida do Fortaleza EC apostava no melhor início (52%). A torcida do Ceará SC, que estava mais otimista, recuou (38%).
    -
    O Fortaleza é líder, com 6 pontos ganhos; o Ceará é vice-líder, com a mesma pontuação, mas marcou um gol a menos que o arquirrival. O Itapipoca surpreende na 3ª colocação, com 4 pontos, enquanto o Horizonte está na 4ª colocação, com 3 pontos. Fortaleza e Itapipoca jogam nessa quinta-feira, no estádio Alcides Santos.
    -
    Ferroviário AC (10º colocado) e Guarany de Sobral (11º colocado) são as duas surpresas negativas, com apenas 1 ponto conquistado. Claro, o campeonato está apenas começando, mas não dá para esperar muitas rodadas. O Ferroviário, por exemplo, precisa estar entre os quatro melhores nos dois turnos para brigar pela vaga da Série D do Brasileirão.
    -
    O Ceará não quis correr o risco de machucar os retardatários, recorreu aos jogadores da Base e aos reservas, com sucesso. Pena que o goleiro Adilson (foto) sofreu uma contusão na cabeça, deixou o jogo, contra o Horizonte, e continua em observação médica. O "paredão" voltou bem e vai brigar pela titularidade.
    -
    No Fortaleza, o treinador Flávio Araújo ainda tem quase um time para colocar em campo. Dos novatos, o atacante Léo Andrade (foto) começou a dar as cartas, contra o Ferroviário, ao fazer dois gols. Um alívio para a diretoria tricolor que apostou em desconhecidos. O meia Cleiton, no entanto, deixa boa impressão, mas ainda não deslanchou.
    -
    O treinador Mirandinha ficou maravilhado com o atacante Leandro, que fez um golaço, contra o Fortaleza, mas o coloca no banco de reservas. Empatou com o Crato, perdeu o clássico das cores e vai enfrentar o Quixadá em Horizonte. Dois jogos fora de casa dos três realizados e a marcação de um pênalti inexistente, contra o Crato, engrossam as explicações dos corais para o insucesso.
    -
    De todos, situação mais cômoda é do Ceará. Venceu os dois jogos e tem o time titular ainda fora de campo. O Fortaleza também prepara outro time, mas está mais distante do acerto técnico e tático. O Ferroviário tem pouco a acrescentar, precisa melhorar muito e está longe dos quatro melhores. O Horizonte está chegando e o Itapipoca ameaça ser a zebra do 1º turno.
    -
    Poucos estão lembrando que o Tiradentes voltou. Perdeu na largada para o Fortaleza, mas venceu o Crato e promete reação. O Icasa também ainda sofre com as alterações da equipe, mas reage, por tradição, mesmo que não seja para brigar pelo título. É cedo, sim, mas a torcida do Ceará tem razão de estar empolgada com a sobra, pelo menos nesse início da competição.

    sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

    Segundo apito maldito 2011

    Gincana geralmente não pergunta sobre quem vem depois dos primeiros, mas não custa nada anotar o segundo erro de arbitragem do cearense 2011. Um dia após o erro do árbitro Carlos Custódio, que prejudicou o Ferroviário, o árbitro Gleysto Gonçalves também cometeu um erro a três minutos do fim do jogo Ceará 1 x 0 Limoeiro, no Estádio Castelão. O meia Katê avançou pela meia esquerda e cruzou para o atacante Washington, que corria pela meia direita, adiantado, em relação aos zagueiros. O assistente Carlos Feitosa nada marcou, Washington meteu a bola no fundo do gol. Gol irregular, prejudicou o Limoeiro, sim. Lá no Crato, o zagueiro do Ferroviário disputou a bola com o atacante adversário, chegou na frente, tocou na bola, de costas para o atacante, que chega atrasado e tropeçou nas pernas do zagueiro. No Castelão foi erro de posicionamento do árbitro e do assistente; no Crato, foi erro de interpretação do árbitro. Dois erros capitais em uma rodada inicial de campeonato. Que parem por aí.

    Primeiro apito maldito de 2011

    Anote aí em sua caderneta. Você pode ganhar prêmios nas gincanas futuras (programas de rádio também), quando perguntarem, por exemplo, quem fez o primeiro gol do Cearense 2011. O primeiro jogo foi no dia 12 de janeiro, Tiradentes 1 x 2 Fortaleza, no Pici, com o primeiro gol de Ribinha (Tiradentes), aos 29' do 1º tempo. O primeiro cartão amarelo foi recebido por Garrinchinha (T). O primeiro gol do Fortaleza foi marcado por Bismarck, aos 43' do 2º tempo. A primeira nota negativa foi no Estádio Mirandão, no Crato, na região do Cariri. O Ferroviário suou para fazer seu primeiro gol, aos 25' do 2º tempo, através de Rogério. No finalzinho, aos 47', o árbitro Carlos Custódio entrou na relação dos primeiros do Cearense 2011, categoria apito, ao assinalar um pênalti inexistente a favor do Crato. O meia Djalma fez o primeiro gol do Crato. As anotações da gincana estão apenas no início.

    segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

    Crônica cearense e o "dia da caça"

    Mais de 40 profissionais da imprensa cearense compareceram ao Estádio Domingão, distante 42 km de Fortaleza, no último domingo, dia 9, para a confraternização promovida pela Prefeitura de Horizonte e pela AD 2M Engenharia de Comunicação, com apoio do Horizonte Futebol Clube. Em campo, o time Vermelho venceu o time Amarelo, por 8 x 2, com jogadas para todos os gostos.
    -
    Da arquibancada, assistências ilustres do prefeito Nezinho, do treinador Filinto Holanda, do presidente do Horizonte Paulo Wagner, jornalistas e radialistas, entre outros incentivadores do esporte local. É nessa hora que muitos colegas sentem como é fácil criticar e não é tão fácil cumprir a tarefa dentro de campo. Foi o "dia da caça", do velho adágio popular.
    -
    Para o prefeito Nezinho, "a imprensa teve a oportunidade de conferir a boa estrutura do Estádio, que tem apenas dois anos de funcionamento e já sediou competições nacionais". O Domingão receberá o primeiro jogo de sua história pela Copa do Brasil, em fevereiro, entre Horizonte x Asa de Arapiraca.
    -
    Nessa quinta-feira, dia 13, o Horizonte estreia, no Domingão, contra o Guarani de Juazeiro do Norte, pelo Campeonato Cearense 2011. O Horizonte é o time do interior do Estado que mais cresce nos últimos dois anos. Depois de ter chegado à Copa do Brasil, a próxima missão do Galo do Tabuleiro é chegar à Série D do Brasileirão.
    -
    Obrigado às jornalistas Ludmila Vitorasso e Gabriela Alves pelo convite. Uma contusão na panturrilha (batata da perna direita) não permitiu minha presença na domingueira. A partir de agora, a bola rola e a rotina de transmissões esportivas recomeça. Horizonte, Tiradentes e Ferroviário correm atrás da quarta vaga no Brasileirão 2011.

    sábado, 8 de janeiro de 2011

    Léo Briglia esbarrou na boemia

    Incrível! A história é sempre uma repetição de fatos, com outros personagens, em outros lugares, às vezes, com um final diferente. Léo Briglia não foge do comum. Quando ele mesmo começou a falar de suas peripécias, eu "viajei" na imaginação e lembrei do meu pai (sêo Ângelo, hoje com 98 anos, morando em Feira de Santana/Bahia), que me proibia de "jogar bola" (expressão regional) com uma pergunta: "Você quer ser capitão de areia?". Essa expressão "capitão de areia" está nas obras de Jorge Amado, nascido e criado em Ilhéus/Sul da Bahia, na região onde nasceu Léo Briglia. Jogar futebol, naquela época, para nossos pais, era ser candidato a vagabundo. Léo Briglia driblou o pai dele, mas não driblou a vida. Por causa das atitudes "malandras" ficou fora da seleção brasileira de 1958. Deu Pelé e deu no que deu.

    terça-feira, 4 de janeiro de 2011

    FCF topa no apito de Eveliny Almeida

    O advogado Mauro Carmélio prometeu e tem tentado revolucionar a administração da Federação Cearense de Futebol. Tem encontrado algumas pedras pelo caminho, entre elas, o quadro de árbitros.
    -
    O cronista esportivo e ex-árbitro de futebol, Leandro Serpa, foi convidado por Carmélio para ajudá-lo na missão de modernizar e dinamizar esse importante braço do futebol. Leandro tem trabalhado duro como diretor da Comissão de Arbitragem, só não digeriu a performance da árbitra internacional, Eveliny Almeida, 29 anos, único escudo Fifa do Ceará, um dos dois escudos do Nordeste, entre homens e mulheres.
    -
    São quatro árbitras com escudo Fifa no Brasil, sendo duas nordestinas: a cearense Eveliny Almeida e a pernambucana Ana Karina Marques. A mineira Francielli da Costa Bento e a carioca Simone Xavier de Paula e Silva completam o quadro nacional. Nenhum homem entre as nordestinas da Fifa.
    -
    A atual ascensão das mulheres em diversos segmentos da sociedade ainda não chegou ao futebol cearense. Antes do campeonato 2011 começar, Leandro Serpa já sentenciou: "Não gosto de mulher apitando jogo de homem". Dessa forma, Mauro Carmélio perde a primeira grande oportunidade de ser pioneiro com a introdução efetiva do apito feminino no Cearense 2011 (profissional masculino).
    -
    No aspecto legal, Leandro Serpa tem razão. A última reunião da Associação Nacional de Árbitros de Futebol não conseguiu aprovação da Comissão Nacional de Arbitragem para que "o quadro feminino pudesse atuar nas competições masculinas com índices femininos". Para Eveliny, isso não é problema. Ela topa fazer o exame físico com índices masculinos.
    -
    Disse-me Eveliny Almeida, por telefone, que vai para o teste físico no dia 12 de fevereiro. Só não cumpriu o calendário da FCF porque está tratando uma lesão na panturrilha (batata da perna). Para apitar jogos masculinos, Eveliny terá de ser aprovada em "tiros" de 150 m, em 30 segundos, com intervalos de 40 segundos - índice masculino.
    -
    No dia 23 de setembro de 2010, Eveliny Almeida foi aprovada no teste físico para a composição do quadro feminino da Fifa 2011, realizado no Centro Esportivo São José, em São Caetano do Sul, em São Paulo. Foram 20 "tiros" de 150 m, em 35 segundos, e mais seis "tiros" de 40 m, em 6,6 segundos - índice feminino.
    -
    Entre os dias 19 e 23 de agosto de 2010, Eveliny Almeida participou de curso teórico e prático de alto nível, em Assunção, no Paraguai, a convite da Confederação Sul-Americana de Futebol. A cearense era uma das cinco árbitras presentes, representando o Brasil, entre paraguaios, argentinos, bolivianos, colombianos, peruanos, uruguaios, venezuelanos, equatorianos e chilenos.
    -
    No Cearense de 2010, Eveliny Almeida apitou Limoeiro 2 x 2 Guarany de Sobral, sem registro de qualquer anormalidade. Enquanto a árbitra julga-se capaz e preparada, os dirigentes pensam diferente. Humildemente, Eveliny garante que vai brigar pelo espaço, mas admite não estar surpresa com a decisão de Leandro Serpa.
    -
    O quadro de árbitros da FCF conta, ainda, com três árbitras assistentes (nacionais): Carolina Romanholi, Magna Leilane e Keully Queiroz. Romanholi já estreou em jogos do profissional masculino, cometeu tropeços, mas foi mantida. Por que não Eveliny ser mantida, depois que mostrou capacidade e bom desempenho naquele jogo de Limoeiro do Norte?
    -
    O que Eveliny ainda falta provar para apitar jogos de homens (profissionais), Leandro Serpa?

    segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

    Fortaleza vence Ceará no braço

    Terminou o ano de 2010 e a novela envolvendo o meia Luciano Henrique (à direita). Contratado pelo Fortaleza Esporte Clube ainda na temporada passada para a Série C, o meio-campista quase deixou o Pici por falta de pagamento. Depois de vários e enfadonhos capítulos, a novela terminou com um acerto financeiro entre o jogador e os tricolores.
    -
    Os dirigentes do rival, Ceará Sporting, nunca negaram ter interesse no jogador, mas o contrato em vigor até o final de 2011 foi o grande impecilho. Os alvinegros talvez tivessem apostado que o Fortaleza deixaria completar os três meses de atraso no pagamento dos salários do jogador. Isso quase aconteceu, mas o interesse do Ceará despertou os tricolores, que venceram a queda de braço.
    -
    O procurador de Luciano Henrique também aproveitou para barganhar. De uma forma ou de outra, os tricolores ganharam a disputa. Luciano é a principal aposta do Fortaleza para 2011. Em 2010 foi contratado com a fama de quem iria tirar o Fortaleza do buraco da Terceirona. Não foi bem assim. Contribuiu pouco e não evitou a permanência no "inferno" da Série C.
    -
    O Ceará tentou percorrer um caminho curto para melhorar a qualidade do meio-campo, um setor que foi sofrível durante toda a temporada de 2010, apesar das atuações regulares de Geraldo. A principal aposta dos alvinegros para 2011 continua sendo o atacante Jr. Pipoca. O veterano artilheiro chega com o cartaz de goleador, mas é desconhecido da maioria.
    -
    Incrível. Jr. Pipoca começou no Fortaleza, em 1997, depois enfrentou a distância e o frio da Europa durante mais de dez anos. Retornou ao Brasil, tentou jogar por aqui, ninguém quis. Pediu para treinar no Esporte Clube Vitória e atraiu a atenção do então treinador Ricardo Silva, que indicou sua contratação. Fez 30 gols na temporada passada.
    -
    Os dois (Jr. Pipoca e Luciano Henrique) têm históricos parecidos. Chegam cheios de crédito. O meia Luciano brilhou no Sport de Recife até quando enfrentou problemas com a torcida e saiu do time. Prevalece a fama de bom jogador. O atacante Jr. Pipoca teve de provar, na prática, que sabe fazer gols e será cobrado por isso.
    -
    Lancem suas apostas. Quem dará mais retorno aos seus torcedores, Luciano Henrique ou Jr. Pipoca? O futebol é mesmo assim, sem lógica, cheio de dúvidas e apostas. Os dois no mesmo time seria, talvez, uma boa dupla, mas o destino os separou. Vai ver foi uma providência dos deuses da bola para que o estadual de 2011 seja equilibrado.
    -
    O Ceará ainda tem, entre outros, Fabrício, Boiadeiro, Iarley, Geraldo, Sérgio Mota, Vicente, Osvaldo; o Fortaleza ainda tem, entre outros, Tatu, Guto, Gilmak, Fabiano, Bismarck, Marcos Paulo, Menezes, Felipe Clain; o Ferroviário tem, entre outros, Rômulo, Teles, Gladstone, Juranilson.
    -
    O Horizonte tem, entre outros, Jefferson, Valter, Isaac, Elanardo, Jr. Mineiro; o Icasa aposta na renovação da equipe, mas os dirigentes icasianos pouco erram nas reformulações; o Guarany de Sobral também andou reformulando a equipe e promete um time competitivo. Se cinco equipes prometem brigar pelo título, o Cearense 2011 promete.