Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 4 de janeiro de 2011

    FCF topa no apito de Eveliny Almeida

    O advogado Mauro Carmélio prometeu e tem tentado revolucionar a administração da Federação Cearense de Futebol. Tem encontrado algumas pedras pelo caminho, entre elas, o quadro de árbitros.
    -
    O cronista esportivo e ex-árbitro de futebol, Leandro Serpa, foi convidado por Carmélio para ajudá-lo na missão de modernizar e dinamizar esse importante braço do futebol. Leandro tem trabalhado duro como diretor da Comissão de Arbitragem, só não digeriu a performance da árbitra internacional, Eveliny Almeida, 29 anos, único escudo Fifa do Ceará, um dos dois escudos do Nordeste, entre homens e mulheres.
    -
    São quatro árbitras com escudo Fifa no Brasil, sendo duas nordestinas: a cearense Eveliny Almeida e a pernambucana Ana Karina Marques. A mineira Francielli da Costa Bento e a carioca Simone Xavier de Paula e Silva completam o quadro nacional. Nenhum homem entre as nordestinas da Fifa.
    -
    A atual ascensão das mulheres em diversos segmentos da sociedade ainda não chegou ao futebol cearense. Antes do campeonato 2011 começar, Leandro Serpa já sentenciou: "Não gosto de mulher apitando jogo de homem". Dessa forma, Mauro Carmélio perde a primeira grande oportunidade de ser pioneiro com a introdução efetiva do apito feminino no Cearense 2011 (profissional masculino).
    -
    No aspecto legal, Leandro Serpa tem razão. A última reunião da Associação Nacional de Árbitros de Futebol não conseguiu aprovação da Comissão Nacional de Arbitragem para que "o quadro feminino pudesse atuar nas competições masculinas com índices femininos". Para Eveliny, isso não é problema. Ela topa fazer o exame físico com índices masculinos.
    -
    Disse-me Eveliny Almeida, por telefone, que vai para o teste físico no dia 12 de fevereiro. Só não cumpriu o calendário da FCF porque está tratando uma lesão na panturrilha (batata da perna). Para apitar jogos masculinos, Eveliny terá de ser aprovada em "tiros" de 150 m, em 30 segundos, com intervalos de 40 segundos - índice masculino.
    -
    No dia 23 de setembro de 2010, Eveliny Almeida foi aprovada no teste físico para a composição do quadro feminino da Fifa 2011, realizado no Centro Esportivo São José, em São Caetano do Sul, em São Paulo. Foram 20 "tiros" de 150 m, em 35 segundos, e mais seis "tiros" de 40 m, em 6,6 segundos - índice feminino.
    -
    Entre os dias 19 e 23 de agosto de 2010, Eveliny Almeida participou de curso teórico e prático de alto nível, em Assunção, no Paraguai, a convite da Confederação Sul-Americana de Futebol. A cearense era uma das cinco árbitras presentes, representando o Brasil, entre paraguaios, argentinos, bolivianos, colombianos, peruanos, uruguaios, venezuelanos, equatorianos e chilenos.
    -
    No Cearense de 2010, Eveliny Almeida apitou Limoeiro 2 x 2 Guarany de Sobral, sem registro de qualquer anormalidade. Enquanto a árbitra julga-se capaz e preparada, os dirigentes pensam diferente. Humildemente, Eveliny garante que vai brigar pelo espaço, mas admite não estar surpresa com a decisão de Leandro Serpa.
    -
    O quadro de árbitros da FCF conta, ainda, com três árbitras assistentes (nacionais): Carolina Romanholi, Magna Leilane e Keully Queiroz. Romanholi já estreou em jogos do profissional masculino, cometeu tropeços, mas foi mantida. Por que não Eveliny ser mantida, depois que mostrou capacidade e bom desempenho naquele jogo de Limoeiro do Norte?
    -
    O que Eveliny ainda falta provar para apitar jogos de homens (profissionais), Leandro Serpa?

    Um comentário:

    Benê Lima disse...

    Meu caro Lacerda,

    Torço por um sucesso mais permanente da Eveliny.

    Entendo a resistência do Leandro Serpa em relação à arbitragem feminina no meio masculino, mas essa é muito mais uma questão cultural a ser vencida, e cabe às mulheres da arbitragem cooperarem nesse sentido.

    Gostaria de ver a Eveliny se submeter às exigências para o sexo oposto e vencê-las.

    Abraço.