Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 29 de janeiro de 2011

    Medos do primeiro clássico-rei

    Primeiro clássico-rei do Cearense 2011, na 6ª rodada, não foge à regra: teinadores indecisos, bastidores agitados, jogadores concentrados sem a certeza que vão vestir a camisa titular e alguns deles sofrem as primeiras cobranças pelo que representam em suas equipes.
    -
    O Ceará Sporting é favorito, sim. A vantagem alvinegra, no entanto, não esconde os problemas coletivos e individuais. Por isso, o treinador Dimas Filgueiras (foto 1) admite mexer na escalação da equipe. O Fortaleza sabe que precisa surpreender o adversário, em vários aspéctos, para compensar as dificuldades momentâneas. Daí, o treinador Flávio Araújo (foto 2) ter escondido o treino apronto e a formação do time.
    -
    O Ceará não tem o que esconder. O que resta saber é: Sérgio Mota começa no meio-campo ou não? Caso comece, Geraldo ou Nicácio sai. Acho que a tendência será a saída de Geraldo com a manutenção de Iarley no meio. A segunda alternativa seria a entrada de Osvaldo no lugar de Nicácio. Assim, Dimas teria duas boas opções para mexer no time, ao longo do jogo, caso as alterações não melhorem a criatividade e as finalizações.
    -
    O Ceará jogaria com Fernando Henrique, Boiadeiro, Cléber, Erivélton e Vicente; Michel, João Marcos, Geraldo (Sérgio Mota) e Iraley; Marcelo Nicácio (Osvaldo) e Jr. Pipoca. A terceira opção seria a entrada do volante Heleno, formando uma linha de três zagueiros, mas as maiores preocupações para o início do jogo não estão no setor defensivo.
    -
    Flávio Araújo reconhece as dificuldades técnicas e táticas de um time em formação. Além disso, alguns jogadores estão rendendo abaixo do esperado, a exemplo do zagueiro Menezes, do meia esquerda Cleiton e do meia Luciano Henrique. A primeira providência foi escalar Roniery na lateral direita em lugar de Felipe Almeida. A sensação é que o Fortaleza vai jogar no 3 x 5 x 2.
    -
    Vamos simular dois planos. Plano 1 (4 x 4 x 2), o time jogaria com Fabiano, Roniery, Plínio (Gilmak), Menezes e Guto; Leandro, Marcos Paulo (Gilmak), Luciano Henrique e Cleiton; Tatu e Léo Andrade. O volante Ricardo Baiano, que estava suspenso, não reaparece nem no banco de reservas. Para mim, é um sinal de mudança de esquema tático.
    -
    Plano 2 (3 x 5 x 2), o time jogaria com Fabiano, Plínio, Gilmak e Menezes; Roniery, Leandro, Luciano Henrique, Cleiton e Guto; Tatu e Léo Andrade. No plano 1, Flávio mexeria menos na equipe e não mudaria o desenho tático; no plano 2, a mudança tática seria mais significativa. Apenas o treino secreto da sexta-feira seria o suficiente? Eis a questão!
    -
    Tudo isso é muito natural às vésperas de clássico. Na maioria das vezes, depois que a bola rola, os treinadores perdem o controle da situação e os jogadores mais lúcidos e equilibrados decidem o destino da partida. Por isso, as cobranças sobre Sérgio Mota, Geraldo, Iarley, Jr. Pipoca (pelo Ceará), Luciano Henrique, Cleiton, Tatu e Léo Andrade (pelo Fortaleza).
    -
    Que a torcida tenha comportamento exemplar, e seja premiada com uma boa partida, à altura de memoráveis clássicos-rei registrados na história do futebol cearense.

    Nenhum comentário: