Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quinta-feira, 23 de setembro de 2010

    Árbitro sergipano irrita cartolas

    O árbitro sergipano Claudio Francisco Lima e Silva chegou ao quadro de árbitros da CBF em 2009, mas somente agora, em 2010, começou a ser escalado para jogos da Série A. Ainda este ano, apitou ASA 1 x 1 Vitória, pela Copa do Brasil, e sete jogos pela Série B. A estreia dele no Brasileirão foi no dia 12 de setembro, em Campinas (SP), estádio Brinco de Ouro, no jogo Guarani 1 x 0 Atlético-PR.
    -
    Todos os árbitros chegam ao quadro nacional pelas boas atuações nos campeonatos regionais e não foi diferente com Claudio Lima e Silva. Da mesma forma, as boas atuações nos campeonatos nacionais levam os melhores árbitros ao quadro da Fifa. O que costumamos observar, no entanto, é que a maioria não consegue manter o mesmo desempenho ao ser projetado na carreira.
    -
    O sergipano Claudio Lima e Silva está entre esses árbitros "enganadores". Já no campeonato sergipano encontrei várias reclamações às atuações dele em jogos mais decisivos. Por isso, prefiro acreditar que a sequência de erros cometidos por ele, na Série A, é resultado da falta de qualidade e não da falta de vergonha.
    -
    As duas últimas atuações do árbitro sergipano foram provocadoras de iras dos dirigentes do Vitória e do Ceará. No primeiro caso não houve prejuízos aos rubro-negros. No segundo caso, os alvinegros tiveram um gol completamente legal anulado. Apesar do flagrante das imagens, a Comissão Nacional de Arbitragem mantêm-se calada.
    -
    Ceará
    -
    A diretoria do Ceará Sporting encaminhou representação à Comissão de Arbitragem da CBF protestando pelo gol de Marcelo Nicácio, anulado no segundo tempo do jogo contra o Cruzeiro, em Sete Lagoas (MG), na última quarta-feira. Não interessa que o Cruzeiro venceu, por 2 x 0. Interessa que o gol foi legal e o Ceará foi prejudicado.
    -
    Vitória
    -
    No domingo passado, o Vitória também foi prejudicado pelos erros de Claudio Francisco Lima e Silva e seus assistentes. Coincidência: Sete Lagoas (MG). No pênalti cometido pelo goleiro Fábio Costa, do Atlético, sobre Elkesson, o árbitro deixou de aplicar o cartão vermelho. A regra é clara. O atacante estava quase embaixo do gol quando foi derrubado.
    -
    Em outro lance, Elkesson foi derrubado dentro da área e o sergipano nada marcou. Os prejuízos não foram maiores porque o Vitória jogou bem e ganhou o jogo por 3 x 2. Alguns dizem logo que é roubo mesmo, mas deve-se levar em conta vários fatores como cansaço, insegurança, despreparo psicológico...
    -
    Não quero fazer defesa dos árbitros, mas entendo que passou da hora de serem tomadas algumas providências para fortalecer o trabalho deles. Defendo duas novas situações, pelo menos: profissionalizar a categoria, através de cursos de nível superior, e agregar ajuda da tecnologia à arbitragem.
    -
    Não são decisões fáceis de serem tomadas, mas necessárias.

    Nenhum comentário: