
Siga-me no TWITTER
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Vírus 'futelítica' volta a atacar

quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Bahia confirma freguesia
A torcida do Esporte Clube Bahia tem toda razão de estar feliz. Depois de muito sofrimento, o time dá sinais de estar no rumo certo para voltar à 1ª Divisão do Brasileiro, porém não está livre dos tropeços que costumam desviar os distraídos. Aquela pedra no caminho...
O Bahia está encontrando algumas pedras pelo caminho e precisa ter cuidado. O doping (mesmo involuntário) do goleiro Renê, as contusões e as suspensões. A derrota para o Icasa, de goleada, é uma topada e tanto. Despencou o time para a 3ª posição com América mineiro e Ponte Preta na cola.
Acho, no entanto, que doeu mais no coração do torcedor tricolor. Além da derrota, dentro de casa, a dolorida anotação na caderneta da freguesia. Não faz muito tempo, dia 1º de junho, em Juazeiro do Norte (CE), o Icasa aplicou uma goleada de 4 x 0 no Bahia. Dois gols em cada tempo. Dois gols de Junior Xuxa no primeiro tempo.
Nessa goleada, Junior Xuxa inverteu. Fez dois gols no segundo tempo e transformou-se no "carrasco" do Verdão do Cariri para golear o Bahia. Se a tradição for confirmada, o Bahia volta para a 1ª Divisão e contrata o "carrasco", principalmente se o Icasa subir também - menos provável.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Ceará procura Xerife ou Mágico

sábado, 25 de setembro de 2010
Brasil Fora de Série, Rumo ao Inferno
O jogo que a torcida do Fortaleza quer esquecer.
Uma lição que deve ser aprendida pelos dirigentes que gostam do improviso. Jogar na Série C é como perambular nas cercanias do inferno. E, se cair para a Série D estará dentro do inferno. Sem falar que a CBF não está preocupada nem um pouco com a indigência dos clubes, apesar dos cofres abarrotados de dinheiro (pelo menos é o que sugere pensar o volume de contratos milionários anunciados a cada dia).
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Árbitro sergipano irrita cartolas

terça-feira, 21 de setembro de 2010
Semelhanças Perigosas
sábado, 18 de setembro de 2010
O Segredo dos Vencedores
Estava refletindo sobre a situação do Fortaleza EC no jogo desse domingo, contra o Águia, em Marabá, no Pará, ao mesmo tempo que encontrava esse vídeo. Mera coincidência. Achei pertinente e resolvi ilustrar o texto. Afinal, como estão dizendo os torcedores tricolores, o Leão vai travar a "Batalha de Marabá". Uma vitória, classifica. Derrota ou empate, desclassifica.
Pena que faltou unidade ao Fortaleza desde o início da competição. O único setor que manteve-se inalterado foi a comissão técnica. O time sofreu constantes alterações sem efeito prático. E ninguém além dos próprios jogadores sentem na pele a necessidade da unidade fortalecida.
O elenco de jogadores é como a tropa; a partida é como a batalha. A tropa precisa estar unidade em torno de um objetivo o tempo inteiro, avançando sempre, mesmo que haja recuo temporário. Os tropeços são inevitáveis, mas logo devem ser superados por vitórias maiúsculas. Essa é a história dos vencedores.
A trajetória do Fortaleza nessa disputa da Série C é pontilhada por lentos avanços, com tropeços constantes, baixas seguidas no elenco, frustrações, que resultam em desconfiança. A essa altura não dá para pensar em planejamento estratégico. A hora é de SUPERAÇÃO.
É a única saída que resta aos jogadores do Fortaleza. Mesmo sem a unidade necessária, porque o treinador Zé Teodoro mexeu no time mais uma vez, o coletivo precisará ressurgir, criando uma onda, uma bola de fogo capaz de consumir o adversário. Não é fácil, mas é possível.
A torcida tricolor, apaixonada, acredita em tudo: milagre, superação, força de vencedores, bravura...
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Neymar vira moleque de verdade
Lamentável como o garoto santista bom de bola, Neymar, está mesmo com o juízo nas nuvens. Domingo passado, foi no estádio Castelão; nessa quarta-feira, foi na Vila Belmiro. Dessa vez, parece não haver dúvidas da rebeldia porque Neymar virou-se contra seu criador, o treinador Dorival Junior, por ter sido orientado a não cobrar o pênalti que resultou no quarto gol da vitória sobre o Atlético-GO, por 4 x 2.
Neymar foi tirar satisfação com o treinador, discutiu, xingou, fez tudo que tem feito e tem sido motivo de gracinhas para alguns cronistas, dirigentes, torcedores e até o próprio Dorival. O treinador do Atlético goianiense, Renê Simões, ficou indignado e bradou: "Ou educam esse menino ou estaremos criando um monstro". Renê completou: "Ele não é um homem nem um grande jogador, apenas um projeto disso".
Dessa vez não foi somente o treinador Renê Simões que saiu da Vila Belmiro decepcionado com Neymar. Até mesmo os colegas dele reprovaram a atitude agressiva e desrespeitosa. Bem que todos poderiam ter observado a realidade faz tempo. Que ainda tenha jeito e não precisemos aturar mais um "bad-boy" no futebol brasileiro.
Não aprovo agressões de torcedores, palavrões, músicas chulas, ofensas morais, mas essa brincadeira no estilo rap, criada por algum torcedor alvinegro (do Ceará), está sendo bem visitada na internet. Que tudo isso sirva de reflexão para Neymar e de lição para os que insistem em dizer que "estão caçando o 'moleque' e tentando acabar com o futebol alegria", sem antes repreenderem a falta de educação do 'moleque'.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Parem de mimar Neymar!
Confesso que já deveria ter opinado, aqui, sobre essas cenas vergonhosas, proporcionadas pelos "nervosinhos" jogadores do Santos FC, time que aprendi a adimirar por tudo que representou a geração Pelé, Mengalvio, Pepe, Clodoaldo, Coutinho, entre outros craques. Esses sim, verdadeiros craques, que jogavam, davam espetáculos, ganhavam os jogos e saíam sorrindo.
Demorei porque queria ter algumas certezas já que não vi o jogo. Estava em Sobral, testemunhando a classificação do Guarany para a próxima fase da Série D com uma vitória suada, por 2 x 0, sobre o Santa Cruz. Aproveitei para ver vários vídeos e ouvir alguns comentários sórdidos.
Não vou esticar a conversa. Já foi dito muita besteira. Poucos comentários imparciais, serenos, esclarecedores, à luz da verdade ou das Normas do Jogo. Até o árbitro Heber Roberto Lopes andou escrevendo o que ninguém viu. Quem viu qualquer jogador ser agredido, jogado ao chão ou coisa parecida?
Alguns desafiam as imagens e chegam a dizer que não havia segurança no Estádio Castelão. Logo, pedem interdição do estádio e punição ao Ceará SC com perda do mando de campo e multa máxima. Quase todos esqueceram algumas perguntas básicas: - Quem provocou o tumulto? - Quem iniciou empurra-empurra e bate-boca? - Quem colocou dedo em riste no rosto do policial?
Não vou perguntar mais. Estou lembrando das cenas, igualmente,vergonhosas que foram proporcionadas por jogadores do Goiás, com aval do treinador Emerson Leão, no Estádio Barradão, dias atrás. A Polícia Militar da Bahia levou os envolvidos à Delegacia, onde foi aberto BO.
Talvez, faltou ao policial, que saiu correndo, a iniciativa de dar voz de prisão a Marcel, por ter-lhe chamado de "safado" e "merda" com o dedo quase furando-lhe o olho. Aí, talvez estivessem pedindo a prisão do policial. Devemos ter cuidado para não alimentarmos a inversão de valores. Policial não deve bater, cidadão não deve ofender.
É que preciso que parem de mimar o Neymar, achando engraçadinho as "pataquadas" que ele faz em campo. Jogar futebol moleque é uma coisa, humilhar o adversário é outra. Reclamar de excesso de faltas é aceitável, peitar o adversário e bradar como um valentão é condenável. Não gostar de perder é natural, desviar as razões da derrota é confessar falta de espírito esportivo.
O Ceará obteve uma vitória (2 x 1) limpa, sem trapaças, sem ajuda de arbitragem, com número legal de jogadores, no tempo regulamentar, nas mesmas condições em que venceu jogos anteriores. Ao que parece, a única anormalidade foi Neymar não ter aceitado a marcação que recebeu. Alguém deve avisar ao garoto que até Pelé, o Rei, recebia marcação e fugia dela, marcava belos gols e garantia as vitórias que consagraram o Santos.
Ora, amigos! Digam a Neymar que jogue como homem ou volte ao parque infantil.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Se der para aprender...!
O moleque Noah Shawn tem sete anos de idade, joga no Fc. Bayern München, na Alemanha, com pinta de gente grande. Faz gosto ver. Muitos jogadores pernas-de-pau precisariam treinar 100 anos e não fariam o mesmo.
Eu preciso dizer mais alguma coisa?
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Lição para goleiro 'calouro'
O jogo era válido pela Conferência Leste da MLS, entre DC United x Columbus Crew, nos Estados Unidos da América. O primeiro é líder com 44 pontos e o segundo é lanterna com 15 pontos. O jogo, provavelmente, terminaria empatado caso o jovem goleiro Bill Hamid, de 19 anos, não aprontasse uma lambança 'daquelas'.
Aos 23 minutos do primeiro tempo, o zagueiro recuou a bola (por sinal Jabulani) e o goleiro do DC United não conseguiu rebatê-la. O argentino Guillermo Schelotto (não tem nada com isso) estava atento e abriu o placar. O Columbus ganhou três pontos, na maior moleza, com um gol de presente.
Uma lição que não deve ser aprendida por goleiro nenhum, principalmente pelos iniciantes na carreira. Para evitar esses vexames, conheci alguns treinadores que colocavam os goleiros para treinar na 'linha', na posição que achassem melhor para desenvolver habilidades com os pés.
Aprendam a lição.
domingo, 5 de setembro de 2010
Treinadores afundam Vovô e Leão

sexta-feira, 3 de setembro de 2010
MS x PCG: duelo do ano
