Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 24 de novembro de 2009

    DIFERENÇA ENTRE MIRANDINHA E PC GUSMÃO

    Qual é a diferença entre estes dois treinadores?

    Se você respondeu, simplesmente, que um (Mirandinha) foi dispensado pelo Fortaleza, após a conquista do título estadual de 2009, e o outro (PC Gusmão) subiu o Ceará para a Série A, em 2010, permita-me acrescentar: Mirandinha não convenceu dirigentes desastrados; PC Gusmão encontrou ambiente propício para formar um elenco comprometido e competente.

    No dia 23 de maio passado, ainda no vestiário do estádio Castelão, sentindo a "fritura", Mirandinha prestou entrevista que deveria ter sido pauta de reunião com seus dirigentes, mas eles não queriam ouvi-lo. Leia o post enumerando os problemas citados pelo técnico: http://jotalacerdacomenta.blogspot.com/2009/05/o-dia-do-cacador-mirandinha-aponta-10.html . Mirandinha foi demitido e o Fortaleza iniciou uma série de contratações equivocadas.

    Enquanto isso, dois dias antes, o Ceará havia anunciado a contratação do treinador PC Gusmão - criticado por muitos por não ter fama. Talvez fosse esse o "defeito" de Mirandinha. O tempo passou, a diretoria alvinegra fortaleceu a liderança de PC Gusmão, atendeu às solicitações dele, contratou jogadores indicados por ele, formou um elenco barato, profissional e competente.

    Poderia escrever 100 páginas para justificar o sucesso dos alvinegros e o fracasso dos tricolores, mas estaria fazendo o óbvio. Cada um pode tirar suas conclusões. Ao longo da competição, o torcedor já manifestava o sentimento que tinha pelas duas campanhas. Na enquete do blog, 71% dos votos foram para a subida do Ceará contra 14% dos descrentes; 28% dos votos foram para o rebaixamento do Fortaleza contra 21% dos que não acreditavam no fracasso.

    O Fortaleza não aprendeu a lição, ainda esta década, quando subiu e caiu duas vezes para a Segundona. O torcedor tricolor cansou das chacotas dos adversários e resolveu revidar contra os próprios dirigentes - criou até site para desmoralizá-los. Resta esperar que o Ceará tenha chegado à Série A com maturidade. O deslumbramento nessa hora pode colocar tudo a perder.

    Nenhum comentário: