Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 24 de novembro de 2009

    CONVITE A AJUDAR OS BIPOLARES

    Não quero ser alarmista, mas ando preocupado com essa história de depressão que tem abatido pessoas próximas e distantes. Eu mesmo tenho estado vigilante para não cair no traiçoeiro estado bipolar - também conhecido como psicose maníaco depressiva, uma desordem cerebral que causa alterações incomuns no humor, energia e capacidade de desempenhar funções. Os danos podem levar a pessoa até ao suicídio.
    -
    No último dia 10, o mundo foi surpreendido com a notícia do suicídio do goleiro alemão do Hannover, Robert Enke, 32 anos, bem casado, titular da seleção alemã. Enke não conseguiu superar a morte da filha, com dois anos de idade, ocorrida em 2006, em consequência de uma parada cardíaca. Há oito meses, o casal adotou uma menina. Não adiantou.
    -
    No último dia 18, zona sul de São Paulo, um consultor de empresas, 30 anos, jogou o filho do terraço de um prédio e pulou em seguida. O menino tinha dois anos de idade e virou escudo da separação do casal. Apaixonado, sem conciliação, ele não superou o vazio da vida solitária e afundou.
    -
    No último dia 23, o brasileiro Marcelo da Silva Moço, 30 anos, foi encontrado morto dentro do apartamento da namorada, na Áustria, com suspeitas de suicídio. Marcelo jogava no ASK Bruck Leitha, time filiado a uma das Ligas do País. Era irmão do ex-meia Marco Aurélio, o Jacozinho, ex-Flamengo, Sport, entre outros clubes.
    -
    Vamos parar por aqui. Desses casos citados, Enke deixou uma carta, escolheu a estação de trem de Hannover para buscar seu trágico fim; o consultor não precisou deixar escrito o que sentia; Marcelo deixou dúvidas e trabalho para a polícia da Áustria. Problemas diferentes, pessoas diferentes, infelizmente decisões parecidas.
    -
    Devemos estar atentos a variações de comportamento das pessoas que nos rodeiam. Devemos estar atentos às nossas variações de comportamento. Esse tal "estado bipolar" não pede licença nem manda explicações para invadir o coração - "sagrado lar" de cada um de nós. Tenho observado muitas pessoas assim: vacilantes, confusas, desanimadas, irredutíveis.
    -
    Quando nos faltar desejo de viver; quando parecer que não há saída; quando nos tirarem a esperança, lembremos que milhares de pessoas estão esperando por nós outros para viver. Por coincidência ou não, o Hemoce está comemorando dez anos da campanha de manutenção de doadores de sangue. E olha que não é a única forma de doarmos um pedaço da vida.
    -
    Eu ando ausente. Prometo que voltarei às doações. Prometa você, também, que vai exercitar uma das inúmeras formas de ajudar a espantar esse mal que preocupa o mundo. O silêncio nos engana. Só percebemos que há algo errado quando não há mais jeito. Por isso, mãos à obra.

    Um comentário:

    soraya Piancó disse...

    Parabéns pelo alerta dado, precisamos todos ficar atentos, e quando nos chega a consciência que estamos "doentes", já é um grande passo pra melhorar, procurar ajuda é sempre a melhor solução, seja médica, religiosa, amizades, se tiver os três, mais rápido vai entender e sair de
    perto desse enorme bicho chamado DEPRESSÃO.