Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 3 de novembro de 2009

    CEARÁ AVANÇA A PASSOS DE VOVÔ

    O Ceará caminha firme na Segundona, embora, a passos de vovô. Para variar, dois 'vovôs' (Sérgio Alves e Geraldo), foto acima, comandaram a vitória sobre o Bragantino, por 2 x 0, no estádio Castelão, na abertura da 34ª rodada, nesta noite de terça-feira de lua cheia. Além do mais, os números estão casados com o Vovô. Só falta o Atlético goianiense ganhar do Guarani para a vice-liderança ser mantida ao final da rodada.

    Técnicamente não foi um bom jogo, pouco importa. Sérgio Alves estava impedido no segundo gol, pouco importa. O primeiro tempo foi sofrível. O Ceará, no entanto, tem a virtude de jogar com inteligência, sem afobação, tirando proveito da falta de qualidade do adversário. Ninguém gosta de jogo feio (nem eu), mas o torcedor alvinegro olha para a tabela e vibra. Importa mais.

    Esqueçamos o primeiro tempo. Mas o segundo... A tática é a mesma: entra Misael no lugar de Wellington Amorim e aumenta a pressão no ataque. O zagueiro Kadu, do Bragantino, foi expulso e o treinador PC Gusmão fez o bê-a-bá: tirou o volante Careca e colocou o meia-atacante Reinaldo. Depois, quase simultaneamente, foi expulso Mário, do Bragantino; o atacante Sérgio Alves entrou no lugar do lateral-esquerdo Fábio Vidal.

    Tudo foi conspirando a favor do gol alvinegro. Era inevitável e Reinaldo foi feliz, aos 28', quando recebeu a bola e girou para chutar no canto direito do goleiro Gilvan. A seguir, Sérgio Alves e Mota perderam o segundo gol no mesmo lance. Nove minutos depois, cerca de 40 mil alvinegros vibravam de novo com o gol de cabeça de Sérgio Alves. Ah! Estava impedido. Coisas da bola.

    Foi uma vitória construída com paciência, inteligência e competência. Jogar é isso aí: saber tirar proveito das falhas do adversário, explorando essas potencialidades. De forma diferente é difícil vencer. Para muitos, o Ceará está se arrastando em campo; para mim, o Ceará está conseguindo administrar bem as partidas. Às vezes, não vence. Faz parte do risco.

    Michel recebeu o 3º cartão. Não faz mal, Heleno está de volta. O pior que ainda poderá acontecer, até sábado, será a vitória do Guarani, em Goiânia, recuperando a segunda posição. Ainda assim, a diferença entre o Ceará e o quarto colocado (Portuguesa ou Figueirense) será de seis pontos. Importa é que o Vovô está com os pés na 'elite'.

    Nenhum comentário: