Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    segunda-feira, 12 de março de 2012

    Tatu-bola vira mascote da Copa 2014



    O Tatu-bola é meu preferido para simbolizar o Brasil na Copa do Mundo 2014.

    A Associação Caatinga ganhou como forte aliado o CapCopa - Comitê de Acompanhamento das Obras Relacionadas à Copa 2014, criado pela Assembleia Legislativa do Ceará para debater e acompanhar os temas do Mundial.

    Agora, precisa ganhar como aliada a torcida brasileira. A Fifa basicamente não interfere. O apelo popular é quem decide, assim como já aconteceu em vários países anfitriões do Mundial, desde que a figura da "Mascote" foi instituída, em 1966, na Copa da Inglaterra.

    Tatu-bola tem tudo a ver. Mamífero em extinção, vive nos cerrados, nas matas ciliares e nas florestas secas, tem importância para a medicina como elemento de pesquisa e para a ecologia como animal insetívoro, portanto, que contribui para o equilíbrio das populações das formigas e cupins.

    São conhecidos pelo menos cinco espécies de tatu: Tatu-bola, Tatu-canastra, Tatu-de-rabo-mole, Tatu-galinha e Tatupeba. De todos eles, o Tatu-bola é o único que tem afinidade com o Mundial, porque lembra o principal símbolo do futebol: a bola. 

    A defesa do Tatu-bola quando se sente ameaçado, enrolando a carapaça, para se transformar numa bola é o mote certeiro para garantir a vitória à proposta da Associação Caatinga, que trabalha em projetos de defesa do meio ambiente.

    Vamos votar!   

    Nenhum comentário: