Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    quinta-feira, 8 de março de 2012

    Ceará e Horizonte levam a sério. O Fortaleza?

    Para Nedo Xavier "faltou humildade" ao time tricolor

    A primeira rodada da Copa do Brasil 2012 foi boa para os representantes cearenses. Somente o Ceará, no entanto, eliminou o adversário.

    O Ceará eliminou o Gama, no estádio Bezerrão, em Gama/DF, com o placar de 2 x 0, gols de Felipe Azevedo. O Horizonte jogou em casa, no Domingão, e venceu o América/RN, por 2 x 0, gols de Elanardo e Jó. O Fortaleza desperdiçou a grande chance de eliminar o Comercial, no Albertão, em Teresina/PI, depois de ter vencido o 1º tempo por 3 x 1.

    O futebol é isso aí. O Ceará saiu daqui cheio de insegurança, problemas a resolver, para enfrentar o adversário mais certinho dos três. O 1º tempo não foi bom, mas no 2º tempo o atacante Felipe Azevedo aproveitou duas oportunidades, criadas por Rogerinho, em dois minutos (15 e 17) e eliminou o Gama.

    Já o Fortaleza seguiu para Teresina com a equipe acertada, completa, para enfrentar um adversário em formação, cheio de dificuldades. No 1º tempo, o time jogou bem organizado. Até chamei de esquema tático "cardume", atacando em bloco e fazendo marcação individual quando era atacado.

    Não foi difícil fazer três gols: Rômulo (aos 15') e Cléo (aos 24' e aos 30'). Depois disso, o time entrou na acomodação e sofreu um golaço de Jonas (aos 42'), em jogada de contra-ataque. No 2º tempo, acabou tática "cardume", acabou disposição física e o Comercial cresceu. 

    Ainda bem que o 2º gol, de Paulinho Messejana, foi no finalzinho do jogo (aos 40'). Até ali, o Fortaleza estava sobrevivendo dos ataques de Jailson e Marquinho, que haviam entrado nos lugares de Rômulo e Lucas, respectivamente. Com 3 x 2 no placar, o Fortaleza voltou para casa com a vantagem, mas poderia ter voltado com a eliminação do Comercial.

    O Horizonte jogou em casa e recebeu um adversário que, teoricamente, daria trabalho. Dentro de campo, o Horizonte foi impondo superioridade e venceu bem, com gols de Elanardo (aos 46') e Já (aos 23'), um gol em cada tempo. Dessa vez, o Horizonte jogou como time que quer afirmação no cenário nacional.

    O único treinador que reclamou foi Nedo Xavier, do Fortaleza, para quem "faltou humildade" ao time dele e, por isso, deixou escapar a eliminação. Faltou humildade, faltou desejo, faltou força física, faltou a mesma organização tática nos dois tempos. Não foi diferente de alguns jogos do Cearense 2012. É dessa irregularidade que a torcida tricolor tem medo.

    Nedo reclamou da equipe. A torcida reclamou do goleiro Lopes. No 1º gol, ele estava longe da meta, na linha da pequena área e, por isso, ficou distante de defender a bola chutada no ângulo. No 2º gol, Lopes ficou indeciso na saída do gol e assistiu a um verdadeiro rally na área dele. Por fim, caiu dentro do gol levando a bola.

    Que não se repita, no Pici, o episódio Douglas.                 

    Nenhum comentário: