Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

    Ceará é favorito nas semifinais

    É hora de tira-teima nas semifinais do Cearense 2011, a partir desse sábado, no estádio Castelão, com Fortaleza x Guarani de Juazeiro; domingo, Ceará x Horizonte. O mando de campo é a única vantagem dos tricolores e alvinegros. Antes da bola rolar, o único favorito é o Ceará. O Fortaleza terá que comprovar a superioridade colocada em xeque pela campanha "nervosa". Guarani e Horizonte são francos atiradores.
    -
    É complicado dizer que está em jogo a competência dos treinadores irmãos, Flávio Araújo (Fortaleza à esquerda) e Júlio Araújo (Guarani à direita), porque a tradição e a força da torcida do Fortaleza podem fazer a diferença quando a bola rolar. Nesse momento, é verdade, o time de Juazeiro está melhor definido taticamente e em melhor situação emocional.
    -
    Acontece que o clima do jogo, a responsabilidade da decisão podem fazer a diferença. Nessas horas, o time maior termina levando vantagem. É preciso saber qual será o comportamento dos comandados de Júlio Araújo. Na fase de classificação (5ª rodada), jogando no Pici, eles passaram no teste. Niel fez dois gols (um em cada tempo), sempre colocando o Guarani à frente do placar. Léo Andrade também fez dois gols (um em cada tempo), sempre atrás do placar.
    -
    O Fortaleza ainda terá contra si a decisão dessa quarta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Fast Club de Manaus, no Pici. O desgaste emocional pode aumentar caso não ocorra um resultado favorável à classificação para a próxima fase. Enfim, o Guarani poderá enfrentar um adversário ferido, fragilizado, tenso, pressionado a vencer ou um adversário motivado, turbinado pela conquista de uma "batalha", portanto, menos tenso.
    -
    O Ceará é favorito, sim. Tem um time melhor, tem a melhor campanha (9 vitórias e 2 empates) e folga no elenco. Mesmo com o jogo dessa quarta-feira, contra o Cuiabá-MT, pela Copa do Brasil, o treinador Dimas Filgueiras tem opções de sobra para driblar qualquer adversidade. Nesse caso, desvantagem para o Horizonte, que também joga pela Copa, em Arapiraca-AL, contra o ASA.
    -
    Na fase de classificação (2ª rodada), os alvinegros suaram para arrancar uma apertada vitória, por 2 x 1, em Horizonte, com time reserva. O Horizonte abriu o placar e não conseguiu mantê-lo. Seguiu com dificuldades até a 8ª rodada. Somente nas três últimas rodadas embalou com três vitórias que garantiram a classificação para as semifinais.
    -
    Mesmo com a ascensão do Galo do Tabuleiro, insisto em afirmar que o Ceará é favorito, apesar da Copa do Brasil pelo meio. Aliás, os dois estão igualados no aspecto desgaste, o que facilita mais ainda para os alvinegros, que disputam o campeonato com dois times. Domingo, por exemplo, somente os titulares Fernando Henrique (goleiro) e Michel (volante) jogaram no empate, em 2 x 2, contra o Guarany de Sobral.
    -
    Não tem finalistas definidos, não. Tem favorito, sim. O Ceará tem o melhor time e será uma grande zebra se deixar escapar uma vaga para a final do 1º turno. A outra vaga não tem favorito. O momento do Fortaleza não o credencia à qualquer vantagem no prognóstico. Claro que os motivos já citados podem influenciar, mas até lá só as camisas tricolores valem mais.

    Nenhum comentário: