Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    sábado, 5 de dezembro de 2009

    UMA PITADA DE ÉTICA NO FUTEBOL

    "Futebol não tem ética." Embora tenha generalizado, concordo com a declaração do técnico do Palmeiras, Muricy Ramalho, rebatendo críticas do colega Wanderley Luxemburgo. De forma deselegante e boçal, Luxemburgo disse que teria sido campeão, com rodadas de antecedência, caso ainda estivesse no comando do Palmeiras. Esse é apenas um caso, mas poderíamos listar uma dezena de situações parecidas.

    Sem falso moralismo, é preciso combater esse tipo de comportamento. Luxemburgo chega à penúltima rodada do Brasileirão, com o Santos na 11ª posição, se arrastando para assegurar uma vaga na Copa Sul-Americana. Não tem nenhum direito de criar constrangimento para um colega de profissão, mas os passionais acham tudo isso muito normal.

    A disputa acirrada na última rodada do Brasileiro também abriu espaço para comentários maldosos, insinuações de dirigentes sem escrúpulos, manifestações de jogadores de caráter duvidoso e até debates sobre "ser ou não ser" o momento de jogar sério ou não. Uma vergonha abrir debate sobre ilicitude.

    A crônica já está preparada para cobrir a festa do título do Flamengo. O Grêmio já perdeu o jogo, independente do time que colocar em campo; Inter, Palmeiras e São Paulo não são considerados como potenciais candidatos ao título. É só dar uma olhada na tabela para observar que o Flamengo leva vantagem somente em caso de vitória - um empate pode tirar-lhe o título: http://www.artilheiro.com.br/v2/aovivo.asp?camp=4 .

    Essas viagens na imaginação acontecem com frequência no futebol. Na série B, a última rodada teria gerado inúmeros comentários maldosos se o Fortaleza não tivesse sido rebaixado uma rodada antes. Tudo porque o Ceará empatou, em 0 x 0, com o América de Natal, resultado que derrubaria o Fortaleza para a Série C.

    Em vez de dizer que o Ceará não conseguiu vencer o América, o maldoso logo diria que o Ceará não quis vencer o América para derrubar o Fortaleza. E nesse caso, o Ceará tinha bom motivo para vencer o jogo, isto é, a segunda posição na tabela. O discurso que já estava engatilhado, perdeu o sentido.

    Nesse domingo, muitos discursos prontos poderão perder o sentido. Somente a torcida do Flamengo sofrerá duro golpe caso o time não consiga uma vitória dentro de campo. O clima de já ganhou está instalado. O Grêmio já perdeu. Inter, Palmeiras e São Paulo também já perderam ou empataram seus jogos. Na mídia, Flamengo é campeão. Cuidado! Nem sempre a mídia ganha.

    Opinião de um rubro-negro que defende a moralidade também no futebol.

    Nenhum comentário: