Siga-me no TWITTER

    follow me on Twitter

    domingo, 13 de maio de 2012

    Ceará é bicampeão cearense 2012

    Troféus entregues ao campeão e vice 2012


    O Ceará Sporting conquistou o título cearense de 2012 com o empate, em 1 x 1, no estádio Presidente Vargas, contra o Fortaleza. O Fortaleza passou 14 minutos campeão, mas cedeu o empate e viu o título escorrer por entre os dedos. A expulsão de Esley e a contusão de Ciro Sena foram detalhes que dificultaram a conquista do título pelo tricolor.

    A torcida do Ceará estava impaciente no intervalo do jogo. O empate sem gols dava o título, mas a proposta de jogar no contra-ataque era muito arriscada. A torcida começava a cobrar o time na frente. A proposta foi arriscada, mas deu certo.

    O Fortaleza pressionou durante os primeiros 10 minutos, depois o jogo ficou equilibrado, embora sem chutes a gol. Foi apenas uma chance real criada pelo ataque do Ceará, aos 33', quando o goleiro João Carlos se atrapalhou, Felipe Azevedo chutou e Rafinha evitou o gol.

    Ainda no primeiro tempo, o ataque do Fortaleza teve apenas um movimento realmente bom, com Marielson, que driblou Eusébio três vezes e chutou forte. O goleiro João Carlos fez uma defesa espetacular. A torcida do Ceará tinha razão de reclamar e a torcida do Fortaleza queria mais.

    Um campeão teria de sair hoje. O segundo tempo prometia mais ação. Nedo Xavier fez a parte dele, quando tirou Leandro (volante) e colocou Rômulo (atacante). Esley foi que não fez a parte dele. Aos 6', cometeu falta desleal e foi expulso de campo. É que, antes, havia reclamado acintosamente e recebido cartão amarelo.

    Mesmo com um homem a menos o Fortaleza chegou ao gol, aos 17', com Jailson (de cabeça), que aproveitou lançamento de Rafinha. Os detalhes terminaram favorecendo ao Ceará. Nedo Xavier tirou Jailson (atacante) para recompor a contenção com Gilmak. O Ceará terminou levando vantagem.

    PC Gusmão já havia trocado Mota por Romário, antes do gol e depois disso, aumentou a pressão com a troca de Régis (volante) por Misael (atacante). Naquele instante, eu dizia que o Ceará tinha "saído do armário" em busca do gol. 

    Quatro minutos antes do gol de empate, PC Gusmão trocou Heleno (volante) pelo Reina (meia). Mais pressão. As alterações alvinegras funcionaram. Aos 31', Felipe Azevedo cobrou pênalti, sofrido por Romário, e devolveu a vantagem ao alvinegro.

    O Fortaleza ainda teve a infelicidade de ficar com o zagueiro Ciro Sena em campo, machucado, nos últimos 10 minutos porque já havia feito as três alterações. Com dois jogadores a menos, então, ficou mais complicado ainda. Não deu mais para tirar a vantagem alvinegra.


    Como começou, o campeonato terminou com muita lambança. A Federação Cearense de Futebol não assumiu a entrega dos troféus. A diretoria do Ceará não quis receber o troféu conquistado em protesto, segundo seus dirigentes, "aos atos que prejudicaram o CearáSC".

    Ceará foi campeão com Fernando Henrique, Apodi, Willian Thiego, Potiguar e Márcio Carioca; Heleno (Reina), Régis (Misael), Eusébio e Rogerinho; Felipe Azevedo e Mota (Romário). Técnico: PC Gusmão.

    O Fortaleza foi vice com João Carlos, Rafinha, Ciro Sena, Cléber Carioca e Kauê; Leandro (Rômulo), Esley (expulso), Marielson e Geraldo (Lucas); Cléo e Jailson (Gilmak). Técnico: Nedo Xavier.

    O árbitro foi Ricardo Marques (MG), auxiliado por Guilherme Camilo (MG) e Cristian Sorence (GO). Renda foi R$ 257.756,00 para um público pagante de 15.967 e não pagantes de 775.           

    Nenhum comentário: